Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wi-Fi ajuda universitário a tirar melhores notas, aponta estudo

Pesquisa realizada entre estudantes universitários nos Estados Unidos afirma que, para 75% deles, sinal de internet Wi-Fi no campus os ajuda a tirar melhores notas.

Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi que 48% desistiria de cerveja em nome do sinal, segundo a pesquisa conduzida pela Wakefield Research por encomenda da Wi-Fi Alliance. Um total de 501 estudantes nos Estados Unidos foram ouvidos em setembro.

O estudo confirma o que CIOs de universidades nos EUA e Canadá vêm falando pelos últimos dois anos: novos estudantes preferem faculdades que tenham o sinal aberto. Quase 60% dos estudantes questionados afirmaram que não iriam a uma universidade sem Wi-Fi e 79% disse que atravessar o curso seria muito mais difícil.

A pesquisa apontou ainda que alguns estudantes usam o sinal durante as aulas. Ainda que professores em algumas universidade possam decidir pelo uso ou não, gerentes de TI alegam que é difícil impor este tipo de restrição.

Mais de metade dos estudantes afirmou ter olhado suas contas no MySpace ou Facebook ou enviado e-mails pelo laptop durante a aula e quase metade deles já enviou alguma mensagem instantânea. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    a (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 9:31 am

    “Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi que 48% desistiria de cerveja em nome do sinal”
    é proibido instalar wi-fi num bar?

    acho q esses pesquisadores beberam muita cerveja pq nao tinham wifi na faculdade, por isso ficam fazendo essas pesquisas sem sentido.

    Rafael (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 10:59 am

    O loco! Claro que tem tem sentido… só que não pra gente ;-)

    “segundo a pesquisa conduzida pela Wakefield Research por encomenda da Wi-Fi Alliance

    Enquanto isso na minha universidade ficam discutindo se a proteção com senhas deve ser assim ou assado. A anós que já tem WiFi, sempre fechado e com senha e na hora de achar as senhas ninguém nem lembra qual é.

    É uma situação parecida quando os gravadores de CD começaram a se popularizar nos computadores de mesa e chegar nos desktops. Todos diziam “Não podemos liberar a gravação de CDs para todos os usuários! É um absurdo, eles vão piratear CDs!”.
    :P

    foobob (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 1:40 pm

    Por acaso eles usam o sinal na hora da prova? Tá explicado… :)

    amg1127 (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 1:43 pm

    Eu não acho que essa seja uma situação parecida com a de gravadores de CD…

    Eu não conseguiria analisar o tráfego de uma rede, nem capturar senhas de serviços não-protegidos com SSL utilizando um CD pirata… Mas consigo fazê-lo utilizando uma rede wireless aberta.

    Na instituição que eu trabalho, foi aplicada uma solução que talvez seja a mais recomendada: uma rede é aberta a todos e uma outra é protegida por senhas fortes.

    Na instituição, onde trabalho o wifi possui uma chave compartilhada entre o alunos apenas para dificultar que bisbilhoteiros mais amadores fquem enchendo linguiça, mas a proteção mesmo é feito via registro do endereço MAC nos nossos firewall e proxy e o tradicional par login/senha nos serviços que justifiquem isso.

    Por aqui ainda tem gente sem cérebro com a mentalidade de licitar computadores sem gravador de CD ou DVD para não haver roubo de dados da instituição. Ainda não caiu a ficha que um pendrive de 16GB pode ser adquirido ali no bazar da tia teteia por R$100,00 e guarda o equivalente à 3DVDs em um tempo muito menor.

    Isso só vai acabar quando os gerentes de TI destas instituções forem profissionais de TI e não apadrinhados políticos.

    a (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 6:31 pm

    faz uns 2 anos q eu não gravo cds, só algumas iso de distro pra testar. cd ja era. pendrive pra transporte, hd externo pra backup.

Este post é antigo (2008-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.