Você já precisou transferir arquivos pela porta serial nesta década?
“Neste artigo existe um código fonte escrito em C para transferir arquivos pela porta serial com controle de fluxo, controle de CRC 16 bits, e barra de progresso”
Enviado por Marlon Petry (marlonpetryΘgmail·com) – referência (petryx.blogrs.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-05-19
No ramo de automação industrial, ainda usamos muito a porta serial. Apesar de já existirem muitos equipamentos com Ethernet, USB e outras formas de comunicação. Então posso dizer que usei muito a porta serial na última década.
Mas especificamente para transmitir arquivos? Tenho ceretza de que bastante gente ainda usa a serial (especialmente no caso dos desktops), mas para esta aplicação específica, é algo que eu vi até com nostalgia.
tai uma coisa que eu nunca fiz
Luiz, somos dois!
Como estudante de engenharia elétrica com ênfase em eletrônica concordo com o amigo Cyber_ acima. Realmente a porta serial ainda é muito usada. Já ouvi muitos reclamarem que os novos notebooks e mesmo pcs desktop vêm sem porta serial, e alguns amigos que usam bastante até deixaram de fazer upgrades por isso.
Nesta década? Eu fiz… Mas não entre dois PCs… hehehe
Meu celular Siemens MC-60 veio com um cabo serial para transferência de arquivos, e eu o usava, através do fuse + siefs para baixar as fotos para o PC com linux.
Eduardo.
Tecnicamente falando? Eu uso quase todo dia. Universal Serial Bus :-P
Ah, e o cabo do meu Ericsson T-230 é um emulador de porta serial. O sistema o reconhece como tal.
E alguns anos atrás eu acho que cheguei a fazer uma ligação entre 2 PCs pelo cabo serial, como experimento. Ainda tenho o cabo aqui comigo.
Alguns estudantes podem até reclamar, mas pra mim as portas PS-2, Serial e Paralela já vão tarde. Minha próxima placa mãe só vai ter USB na parte de trás, Fora a rede, som e vídeo. Os dois primeiros bem que poderia sumir em favor do usb também, não vejo grande dificuldade nisso.
Ah, e antes que reclamem, aprendam a usar controladores USB como o ATMEGA 16, custa só 12 real no Contrab… Mercado Livre.
Sim, é mais comum que supóe sua chamada.
A atualização de firmware de diversos dispositivos ainda é feito via serial.
Os ultimos dispositivos que eu atualizei nesse ano (talvez 2007) são um PABX, diversos UPS, e um roteador antigo.
Concordo com o Clésio Luiz, pois porta serial existem várias no computador….
Talvez devesse especificar como “RS-232″…. :D
Eu tbm uso porta serial todos os dias…
Mas a RS-232… somente para comunicações. :D
hauhaua
eu tenho uma camera digital VGA
no qual a transferencia das fotos para o PC é pela serial
reliquia
Usei muito disso até 2000, quando era heavy-user de calculadoras HP. Hoje, minha velha HP48G continua firme e forte, mas há tempos não transfiro nada para ela.
O último uso que vi para uma porta RS-232 foi programar CLPs.
Ja usei. No inicio da decada transferi um arquivo de uns 100Mb para um velho 486 usando a porta serial e um cabo serial modificado. Como no caso da automação industrial, a porta serial acabou sendo a forma mais robusta de enviar dados para um equipamento com poucos recursos de hardware.
Sim Augusto, para transferir arquivos, principalmente em máquinas CNC, onde normalmente a galera ainda transfere via RS232. Mesmo tendo alguns CNC´s (tipo os da MAZAK), que já aboliram a RS232. Tanto que quando comprei meu notebook, optei pelo modelo D630 da Dell, que ainda possui porta serial. Pois tenho de dar suporte para máquinas de diversas idades. E aqueles malditos conversores USB/RS232 nunca funcionam direito, principalmente com programas que tenho de usar que ainda rodam em DOS. Para a galera da Eletrônica (feito eu), a serial ainda é uma necessidade.
Que legal, dá até nostalgia!
Senta que lá vem história… :)
Serial e nessa década não (tirando a recuperação de firmwares de modems adsl), mas esse post me lembrou da minha 1ª vez com um “troço” pareceido com rede local: Cabo Paralelo “laplink” ;)
Nos idos de 94~95, eu trabalhava como monitor de laboratório em um curso de informática e andava sempre com um cabo cross-over paralelo na sacola, junto com um disco de boot com a dupla interlnk e intersvr – era o que me salvava dos alunos que não traziam disquete pra aula de “formatar”
- “Pode formatar o C: meu filho” – dizia o professor ao aluno XD
Bons tempos…
Gostava de fazer o link com cabo paralelo via Norton Commander. Era mais prático que com o interlnk e intersvr………
Sim. Transferia programas em ASM para um microcontrolador. Era só um curso introdutório, mas era legal usar o display LCD e fazer os leds piscarem. :)
Trabalho com desenvolvimento de firmware de rastreador, e uso serial tanto para carregar o firmware como para conectar periféricos ao rastreador.
RS232 é básico.Alguém já usou RS485?
Olá pessoal muito obrigado pelas visitas no blog.
A respeito de transferir arquivos pela serial, até pode ser nostálgico mas ainda existe muitas aplicações que utilizam mesmo sem notarmos. Na área de informática industrial tem muita aplicação.
Ma este código foi desenvolvido para a cadeira de Redes I e demonstra como funciona a camada de enlace com enquadramento de pacotes, controle de fluxos e controle de erro, e a camada de aplicação com a leitura e escrita do arquivo na máquina de destino.
Quero disponibilizar o relatório de implementação mas só será possível à noite.
Já fiz também, para transferir arquivos e aplicações para placas com Linux embarcado. Aliás, até kenrel é transferido para essas placas assim.
USB é bom, contudo é mais lento que o serial normal, mas o que é mais rápido mesmo é o fireware
usb mais lento que a serial normal??????????????????
quem tem que trabalhar com equipamentos cisco, sabe não da para ficar sem ela, a porta serial ainda é a forma que a cisco e outras empresas de swichts e roteadores usam como padrão para a configuração e atualização de sistemas.
infelizmente……….
sou obrigado a utilizar a serial todo dia!
CISCO = Serial + tftp