Vim: Agilizando tarefas simples
“Segue um artigo sobre o uso corriqueiro do vim. O único objetivo deste artigo é agilizar tarefas do dia-a-dia; coisas que você fazia sem pensar no notepad e tem dificuldade pra reproduzir no vim. Não farei comparações entre editores, muito menos ensinarei a transformar o vim numa IDE poderosa; coisa que nós sabemos que ele pode fazer.”
Enviado por Álvaro Guimarães (alvaroguimaraesΘgmail·com) – referência (a1986.blogspot.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-04-20
Legal. Eu ainda acrescentaria os comandos usuais sobre unidades extras:
y} – copia o bloco/parágrafo atual
y) – copia a sentença atual
Para deletar, com d, e para substituir, com c, claro. Também adoro y/ATEAQUI+ENTER para copiar texto da posição atual do cursor até imediatamente antes da palavra ATEAQUI no texto. Tente y/WHERE+ENTER para copiar listagens grandes em Selects SQL…
Não existe editor de texto de mais simples uso e maior praticidade que vim depois que se aprende a usá-lo da forma correta, apologistas do mouse que me perdoem.
Nada como o óbvio…
“Não existe editor de texto de mais simples uso e maior praticidade que depois que se aprende a usá-lo da forma correta, apologistas do mouse que me perdoem.”
Você removeu o vim da frase e sem ele, ela perde o sentido. ;)
Também adoro a pilha de localizações, manja? Você está num lugar e ao buscar uma palavra é enviado 1200 linhas acima. Como voltar? CTRL+o e assim por diante para ir voltando ainda mais. Se quiser ir de volta para o topo da pilha, vai digitando CTRL+i até onde quiser.
O editor da IDE Netbeans é o único outro editor que conheço que tem essa pilha de localizações como no vim, que, convenhamos, é muito mais simples e prático do que ficar alucinado no page-up/page-down ou buscando com os olhos enquanto faz scroll com o mouse. Me espanta aqueles que dizem que o bicho é difícil…
pode ser TAB no lugar de Ctrl-i ;)
O emacs também possui essa funcionalidade, com Ctrl-u Ctrl-espaço ou Ctrl-u Ctrl-@.
Eu sei que o emacs possui. Mas o emacs é só para virtuoses do teclado, como seu acorde em sétima diminuta bem demonstra… :))
Outra coisa, me parece que no emacs não é uma pilha, é uma lista circular. Se quiser voltar vai ter que seguir em diante até chegar onde estava. Fora que é limitada a 10 slots, que me lembre…
essa briga emacs/vi, sinceramente, nao faz mais o minimo sentido. o emacs ficou pra tras :)
Eu uso vim à tempos, porém trabalho como TI numa empresa que tem help desk e a grande maioria deles apanham pra editar algum arquivo quando precisam usar o linux. O objetivo do artigo era exatamente esse tipo de usuário, acostumado ao notepad.
Agradeço a todos os comentários e com certeza quando tiver tempo vou adicionar as dicas ao artigo.