Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Video Podcast com Kino e FFmpeg

“Produzir um video podcast no Linux não é só possível como também é extremamente fácil! Este artigo do Linux.com mostra um guia passo a passo usando o Kino e FFmpeg.”

Enviado por Fábio Junior (fabioΘultramanworld·com·br) – referência (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Embora não tenha a ver com o tema acima, vale avisar que ao instalar o ffmpeg, vem junto o ffplay, que é o melhor tocador de arquivos .flv (Flash Video) para Linux. Embora seja um tocador básico dos básicos, ele tem melhor desempenho com flv do que o Mplayer ou Xine.

    Embora sua documentação não mencione isso, ele pode também avançar e voltar com o mouse. Para isso, clique na janela do vídeo que estiver sendo tocado. A barra de tempo é imaginária, da esquerda pra direita na tela do vídeo. Clicando do lado esquerdo é o começo do filme e do lado direito é o fim. Simples assim.

    Para abrir arquivos .flv direto com um clique do mouse, basta que você associe esse formato de arquivos com o ffplay. Primeiro, deve-se criar o formato dentro do sistema. No KDE, isso pode ser feito dentro do Konqueror. Configurações>Configurar o Konqueror. No menu escolha a opção “Associações de Arquivos”. Na barra de buscas, digite flv. Se aparecer ele como opção, basta associar o ffmpeg no menu “Ordem de Preferência de Aplicativos”.

    No KDE4 aparentemente ele já vem pré-configurado, mas no 3.5 não. Então vamos fazer a mesma configuração do KDE4. Após digitar flv na barra de busca, ele vai dar a opção de nomear o tipo. Digite x-flash-video e clique em Adicionar. Na opção “Padrões de Nome de Arquivo” clique em Adicionar e digite *.flv e depois clique em Ok. No ícone ao lado, selecione um ícone para o formato. No campo de busca escreva video e selecione o ícone que aparecer. Na opção “Descrição” escreva “Flash Video”. Finalmente, em “Ordem de Preferência de Aplicativos”, clique em adicionar, digite ffplay na barra de busca (obviamente você já deve ter instalado o pacote FFMpeg), clique Ok, depois Ok de novo e voilá. Observação: No KDE, acrescentar um tipo de arquivo geralmente provoca um erro no sistema, pois ao abrir um arquivo com qualquer extensão faz o sistema dar uma mensagem assim:

    Não foi possível encontrar o tipo MIME
    application/octet-stream

    Ao clicar Ok ele executa o arquivo normalmente. Para contornar esse erro, basta criar o tipo MIME em questão. Faça o mesmo procedimento que você fez para o .flv, só que mais simples:

    digite octet-stream no campo de busca, clique adicionar, escolha o grupo Aplication e o nome coloque octet-stream. Ok e Ok de novo e pronto, não precisa acrescentar mais nada. Problema resolvido

    Agora ao clicar num arquivo .flv no Konqueror ele automaticamente vai chamar o ffplay para reproduzir o arquivo. Redimensione a janela para o tamanho desejado (geralmente ela é pequena, pois os arquivos .flv que tem por aí são em baixa resolução). Os controles são P/Espaço = pausa, F = tela cheia, Esc = encerra e clicando o mouse sobre a janela seleciona um trecho do vídeo, como mencionado antes.

    A vantagem de usar os arquivos em flv diretamente, é que ao converte-los para outros formatos, ou você perde em qualidade (geralmente já muito baixa) ou o tamanho do arquivo dobra. Então é melhor deixa o arquivo original e usar o ffplay para tocá-lo.

    Não quero ser chato, mas porque sempre que uma aplicação desse tipo é apresentada ela não consegue fazer tudo, porque sempre precisa que se use um console e comandos em modo texto para finalizar o processo? Não seria melhor inserir uma opção de menu para executar a exportação/conversão?

    Eu digo isso porque sempre que você quer apresentar uma aplicação desse tipo (principalmente que trabalha com vídeo) para alguém do mundo windows ou mac, fica essa sensação de falta de recursos ou de que o linux é mais complicado e mais difícil.

Este post é antigo (2008-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.