Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Via contrata Harald Welte, do GPL-violations.org, para orientar suas interações com o código aberto

Após alguns anúncios recebidos com frieza pela comunidade a respeito de suas renovadas políticas de suporte e interação com o código aberto, a Via agora parece ter tomado uma decisão mais convincente: contratou Harald Welte (fundador do projeto gpl-violations.org) para ser seu consultor nesta interação.

Welte irá orientar e apoiar a empresa na disponibilização de documentação e software em licenças livres, bem como na integração dos drivers livres da Via aos respectivos projetos upstream, como o kernel Linux e o X.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vivo travando uma briga com minha placa Chrome9. Apesar de terem disponibilizado o drive para o Ubuntu, ainda não consegui fazer o hardware funcionar como deveria. Segundo especificações do fabricante, o mesmo tem suporte para 3D, porém aqui nada funcionou ainda. Estou aguardando alguma evolução significativa no drive, porém a abertura da VIA para o desenvolvimento de drives para o Linux já é um ganho significativo.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 8:25 pm

    Aqui só dá para usar o openchrome ou o vesa, o opencrhome consigo até jogar alguma coisa, como o openarena, mas não consigo ver vídeos, tomo uma tela verde na cara, ai mudo para o vesa, assisto que quero e volto para o opencrhome.

    darksedex (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 8:32 pm

    Suporte 3d Linux ….maravilhoso…
    Jogos Famosos Nativos pro Linux …. cade ??
    nesse aspecto que tem q caminhar pra frente !!

    Pictures Motion…Um blog de imagens …por que umaimagem vale mais do que mil palavras
    http://picturesmotion.blogspot.com/

    Pictures Motion. One blog as of pictures. By than it is to a picture valley more than a thousand words
    http://picturesmotion.blogspot.com/

    darksedex acho que esta trocando as bolinhas, isso se diz a respeito das placas da VIA já existe aceleração 3d no Linux a um bom tempo com outras placas.

    Jogos Famosos Nativos pro Linux …. cade ??

    Tudo depende, você ja procurou? Quantos games compra por ano?
    http://www.tuxgames.com/

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 9:41 pm

    Caramba, que spam descarado!

    Jogos comerciais nativos, existem alguns sim, existem tbm outros não comerciais legais tbm, mas eu me contento com os joguinhos do kde e do gnome mesmo.

    Agora uma verdade, esses vídeo Via são ruins até no Windows. Tenho um AoM, as placas Via não são suportadas, tenho de fazer uma gambiarra, via linha de comando no windão, para funcionar.
    Jogos que rodam legal no linux, como o frents on fire, lá, até roda legal, mas quando vou sair trava o sistema inteiro, teno de resetar no botão da cpu (bem, eu não, meu irmão que tem, só ouço os gritos “Essa m**** travou dinovo”).

    O unico jogo que vai bem é meu amado Diablo (o 1 mesmo).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 9:49 pm

    A falta de jogos atrapalha a adoção de muito usuário doméstico.
    O que atrapalha o port é que a maioria dos jogos são feitos usando as APIs do DirectX. Teria de ter uma maior adoção das APIs gráficas multi-pĺataforma, mas a maioria ou não tem um bom desempenho no Linux ou no Windows.
    As interfaces gráficas principais (KDE e Gnome) já tem um bom tempo que não devem nada pro Windows. Mesmo que o Linux ainda precise de alguma melhora na detecção de hardware ou em algum processo de instalação, não é impedimento de ninguém adotá-lo, já está bom o suficiente.
    O que mais pesa são a falta de softwares pra algumas áreas, mesmo alternativas comerciais ainda são difíceis de achar.

Este post é antigo (2008-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.