Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versão preliminar do Flash Player 10 para Linux já disponivel

“A Adobe lança seu novo flash player: 10 “astro”, ainda em versão pré-release com algumas novidades como suporte 3D. Disponível em 2 pacotes para linux: RPM e tar.gz. Testei no ubuntu hardy (8.04) e está funcional. Mas o que muitos esperavam,a solução de um bug que já existe há anos no flash parece que não será agora que vai ser resolvida. Infelizmente para quem utiliza o flash player da adobe no linux terá que se acostumar com este bug da transparência. Esta versão contempla o “open Flash specifications” que vai liberar partes das especificações do flash, o que poderá ser uma grande ajuda para projetos como gnash”

Enviado por Henrique lechner (hlechnerΘgmail·com) – referência (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O pior problema para a navegação em páginas com flash é a falta de transparencia e não corrigem isso…tsc tsc

    Elton (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 10:24 am

    Não corrigem isso por que provavelmente alguém deve estar sendo “incentivado” a não faze-lo.
    Todos sabem, que o maior concorrente do Linux gosta de jogar sujo (isso está escancarado para todos verem), e algo me diz que ele está envolvido nisso.

    rickz (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 10:40 am

    a adobe que exploda, não use flash, não uso flash em nada mais. eles vao pro buraco.

    cmd_barbossa (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 10:40 am

    Elton, +1!

    Éverton Ribeiro (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 10:52 am

    Não sei vocês mas pra mim o maior problema do flash player e a instabilidade, nunca, nunca mesmo, usei um Firefox com flash player no Linux que não ficasse travando.

    Não corrigem isso por que provavelmente alguém deve estar sendo “incentivado” a não faze-lo.
    Todos sabem, que o maior concorrente do Linux gosta de jogar sujo (isso está escancarado para todos verem), e algo me diz que ele está envolvido nisso.

    Imagina a Microsoft nunca faria isso, se aproveitar desta falha e colocar propaganda de seus produtos em uma area em que recebe muitos visitantes de usuarios Linux.

    http://superdownloads.uol.com.br/linux/
    visitem o site acima usando o plugin do flash player fornecido pela Adobe no Linux, se tiver sorte vai cair em uma propaganda da Dell, se tiver azar vai aparecer uma propaganda da MS que vai vai estragar toda a pagina.

    Depois nos que somos um bando de bitolados, fretartados, paraniocos que achamos que tudo é conspiração da MS….

    Tenho notado que o flash para Linux está cada vez mais difícil de ser utilizado. Com a versão 7 dele eu assistia normalmente vídeos no youtube e animações no charges.com.br, mas com a versão 9 quando assintindo um vídeo no youtube, o processador fica sempre em 100% e oe lega são inevitáveis (mesmo com o vídeo já totalmente carregado). Ao que parece o gnash ainda está mais pesado que isso, por isso não tenho escolha, já que muitos sites requerem a versão 9+ para funcionar, mas ainda bem que são poucos os sites que eu acesso que tem flash, e ainda sim irritam.
    Será que com as especificações que adobe liberou o pessoal do gnash vai conseguir fazer um player realmente funcional? Só veremos no próximo programa, nest emesmo horário e…

    Mesmo que for devido ao container, o que impede a Adobe de verificar a maneira que é feita no firefox, visto que o código é aberto, e adaptá-la ? Preguiça ?

    Para mim é falta de interesse mesmo.

    Abraços..

    João Marcus (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 1:44 pm

    @Henrique
    Não chame de “freetards” só porque parece legal. É meio besta, por sinal.

    Sobre os plugins, o Firefox no Windows não usa ActiveX para carregar os plugins. Existe um plugin para carregar ActiveX no Firefox do Windows, um plugin que eu, por sinal, nunca instalei e nunca instalaria.

    O primeiro problema está no próprio plugin da Adobe, no binário. A versão 9 tem funcionado bem para mim. Se a tal liberação do padrão swf acontecer integralmente (e não em partes, como agora), em breve haverá plugins open-source de qualidade melhor.

    a adobe que exploda, não use flash, não uso flash em nada mais. eles vao pro buraco.

    Santa abobrinha Batman!!!

    Você queria o que então bomem-bomba, assistir stream no seu navegador com o “plugin” do merdia-player???

    ThOR27 (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 2:03 pm

    O engraçado que eu só vejo brasileiro reclamando desse problema de transparência….

    Todos os sites internacionais que eu conheço não reclamam disso..

    Mas o problema realmente existe e realmente incomoda!

    Sempre achei estranho isso…

    Karasu (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 2:28 pm

    Enquanto esperamos o gnash ficar funcional (o que eu acho qeu não vai demorar muito) é só usr o flashblock, uso ele no epiphany e nunca mais tive problemas com flash…
    Alias, esse negocio do container e tal me parece meio dúvidoso, afinal esse problema não é só do firefox (gecko), acontece também no konqueror (khtml) quanto no opera e provavelmente também vai acontecer no webkit, então acredito que a probabilidade de ser um bug no flash ao invés do browser muito maior…

    Alan (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 2:31 pm

    Pessoal também me incomodava muito isso então instalei o flashblock
    so abro os flash que me interessam. agora já posso mandar sms no site da OI

    cristo (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 5:22 pm

    espero que projetos como gnash e codec-swf evoluam bastante com as especificações

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 6:07 pm

    miranda em 16/05/2008 às 1:49 pm:

    > “Você queria o que então bomem-bomba, assistir stream no seu navegador com o “plugin” do merdia-player???”

    Sinceramente, você acha que para fazer stream multimídia ou é necessário Flash ou o Windows Media Player, isto é, só há soluções proprietárias?

    Basta usar padrões de conteúdo abertos–especialmente livres–e daí qualquer tocador multimídia competente pode fazê-lo, dentre esses uma dezena no mundo do SL. Aqui utilizo a duplinha mplayer-plugin e mplayer para assistir vídeos na internet–mas só quando o desenvolvedor do site tem noções de liberdade, não é levado por modismo e/ou não quer ter controle de como você assiste o conteúdo; do contrário ele vai usar Flash e aí não tem jeito, fica-se à mercê das vontades da Adobe/desenvolvedor.

    Tesser (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 7:02 pm

    E nada de fazerem uma versão x86_64!
    :-(

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 7:20 pm

    cristo (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 5:22 pm

    “espero que projetos como gnash e codec-swf evoluam bastante com as especificações”


    A Adobe deixou muita coisa de fora na “abertura” das especificações do formato SWF
    . Os líderes dos projetos Gnash e Swfdec falaram que quase todas as informações liberadas eram conhecidas há anos, e a forma como é feito o streaming de vídeos ficou de fora!

    O jeito é esperar o padrão HTML 5.0, que irá nos livrar do Quicktime, do Flash e do mal :P

    Para quem quiser ver o HTML 5.0, tem uma pequena notícia e um texto bem grande sobre o assunto!

    RJP (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 7:32 pm

    Henrique:

    “Freetards” e coisa de trolls que habitam o 1/2 bit, o q imagino, nao e o seu caso. Agora, ActiveX e coisa da Mico$oft, e nao do Mozilla.

    è vero Isaac…. :D

    Sinceramente, você acha que para fazer stream multimídia ou é necessário Flash ou o Windows Media Player, isto é, só há soluções proprietárias?

    Ok Douglas, também sou a favor 100% do software TOTALMENTE livre mas me dê uma solução AGORA de stream (que funcione bem) para Linux??

    Me desculpe mas minguem vai pro inferno porque ta usando flash não, estou feliz da vida por ver aplicações de stream no pingüim coisa que há anos atrás era praticamente impossível (isso lá pelo ano de 99, 2000).

    …de stream (que funcione bem) para Linux??

    Retificando: stream no browser porque de resto as coisas vão bem obrigado :).

    Juan Paul (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 9:58 am

    Pelo que li, a dificuldade do flash lidar com “transparência” (na verdade, a animação em flash fica em cima das outras camadas do navegador) tem à ver com a maneira que o servidor X lida com as janelas (diferente do Windows). Se a culpa é do Adobe Flash Player, por que o pessoal do Gnash também não conseguiu resolver o problema?

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 9:47 am

    miranda em 17/05/2008 às 12:39 pm:

    > “Ok Douglas, também sou a favor 100% do software TOTALMENTE livre mas me dê uma solução AGORA de stream (que funcione bem) para Linux??”

    Hospede um arquivo de vídeo (livre, p.e. Vorbis + Theora encapsulado em um Ogg) no servidor e voila! Basta então o usuário usar seu visualizador predileto, como o mplayer, vlc, xine, etc.

    Se quer realmente streaming–i.e. transmissão em tempo real–pode-se utilizar o VLC, Icecast, Flumotion, dentre outros; todos eles capazes de streaming o formato Theora, por exemplo.

    > “Me desculpe mas minguem vai pro inferno porque ta usando flash não, estou feliz da vida por ver aplicações de stream no pingüim coisa que há anos atrás era praticamente impossível (isso lá pelo ano de 99, 2000).”

    *Você* pode estar feliz, mas aquele usuário de qualquer outra plataforma não suportada pela Adobe não está–assim como usuários MS Windows estão felizes com o Photoshop e você provavelmente está infeliz por não tê-lo no seu GNU/Linux. Você não vai para o inferno porque egoísmo não é o pior dos pecados, entretanto a principal razão é que esse tipo de baboseira chamado inferno simplesmente não existe. ;-)

Este post é antigo (2008-05-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.