Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versão final do Kurumin NG 8.06

“Depois de um certo período de desenvolvimento, foi lançada a versão final do Kurumin NG, numerada como 8.0.6. Em comentário recente, um dos mantenedores do projeto comentou as diferenças entre o Kurumin NG e seus primos Ubuntu, Kubuntu e Kurumin 7, além de adiantar que seria liberada a versão final ainda hoje.”

Enviado por Josan Neves (jn_castrobrΘlinuxmail·org) – referência (caminhandolivre.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tá, porque é que o desenvolvedor tá magoadinho?

    Diz a nota que agora possuem repositório próprio, gostaria de saber o endereço dele.

    Ótimo trabalho Leandro e outros membros que não deixatam o Kurumin morrer. Não liguem para o povinho que so gosta de criticar isso sempre vai ter.
    Vou baixar e instalar em uma partição não quero nem saber como esta, o Kurumin vai entrar e pronto.

    Leandro Santos (usuário não registrado) em 18/06/2008 às 10:15 am

    Fala Flávio, como está? Tudo na paz? Espero que sim, inclusive no seu projeto.

    Então, sobre o endereço do repositório, é o seguinte:

    http://kurumin-ng.c3sl.ufpr.br/

    Pretendo de hoje para amanhã fazer o upload dos códigos fontes dos pacotes que são mantidos por mim, os demais estão disponíveis no repositório do Ubuntu.

    Qualquer coisa que precisa dá um alô. Porque sumiu do MSN?

    Valeu!

    Fala Leandro, estou indo na boa, mandando ISO hoje e preso na internet.. hehe… O projeto vai bem, em fase de finalização da próxima edição, espero que você continue trabalhando em manter os teus e tenha sucesso… Eu estou no Pidgin, você deve ter deletado nóis fãs de Slackware da tua lista.. hehe

    Legal, já instalei a versão beta, roda muito bem, sem problemas. Agora, a distro não tem site próprio, não? Não achei de jeeito nenhum. Parabéns, Leandro e não liga prás críticas não, você fez um belo trabalho.

    cristo (usuário não registrado) em 18/06/2008 às 10:42 am

    vou pegar esse kurumin para dar uma olhada, eu ainda me lembro da kalango, ao qual gostei muito (apesar dos problemas), agora só espero melhoras no kurumin ng.

    Se eu gostar do sistema, posso até ajudar com algumas coisas, na parte de desenvolvimento e configuração.

    Mas também tenho o OpenSuse no momento, de forma que talvez eu tenha dois sistemas rodando (na realidade três), mas de resto vou testar e avaliar, no caso, desempenho, características, entre outras coisas.

    Parabéns a toda equipe que deu continuidade ao Kurumin, assim que for possível para mim, irei baixar a iso e instalar em meu PC. Kurumin foi minha meu primeiro contato com Linux e admiro muito o projeto e seus desenvolvedores. Com certeza o Kurumin contribuiu de maneira incrivel para a popularização do Linux em nosso país. Vocês são vencedores desenvolvedores do kuruma. Outra vez PARABÉNS!!!

    Eu considerava o Kurumin 7 um bom sistema livecd, mas com o Kurumin-NG parece que o foco mudou um pouco. Com a adoção da base Ubuntu, ele deve ficar mais adequado à instalação direto na máquina.

    Eu pessoalmente não gosto muito de sistemas baseados em Debian, portanto infelizmente não o instalarei em minha máquina, mas fica aí (espero) uma boa distribuição para recomendar para outras pessoas, principalmente os iniciantes.

    Procuro agora um bom livecd que auxilie na manutenção e resolução de problemas em computadores. Qual vocês me recomendam? Estou pensando em testar o GoblinX.

    O foco do GoblinX sempre foi um misto de livecd e sistema para instalação. Para livecd considero o sistema modular fundamental porque permite que se molde o sistema com o mínimo de dificuldade. É claro que você irá precisar de um livecd que tenha tudo que necessitas ou que te facilite prepará-lo para tal, nesse ponto o GoblinX é muito bom.

    Muitos dos usuários do GoblinX baixam uma versão menor como a Mini e vão colocando o necessário para depois refazer uma ISO personalizada.

    Em pendrives a versão 2.7 salva tudo de forma automática mesmo em FAT32, portanto é perfeita para ser usada por quem necessidade de algumas mudanças ou salvar arquivos, etc.

    Agora minha opinião não vale por completo.. hehe..

    Valdomiro (usuário não registrado) em 18/06/2008 às 2:27 pm

    Parabéns ao Leandro e equipe!
    Breve o Kurumin NG terá sua identidade própria.
    A enxugada nos menus e a arrumação já é ponto positivo. O Kalango foi uma distro que gostei muito. Após haver usado Kurumin até a versão 6, testei o Kalango 3 e depois o Biglinux que uso hoje em dia.
    Conhecendo seu bom gosto, desejo que você siga em frente e seja feliz!
    Abraços!

    Amigo (usuário não registrado) em 18/06/2008 às 2:47 pm

    Espero que o projeto venha revolucionar o desktop e não ser mais um fork do fork do fork !

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 18/06/2008 às 10:16 pm

    O repositório contém apenas poucos pacotes, pelo visto são os pacotes específicos da customização, não é um repositório completo com todos os pacotes mesmo.
    lógico, é apenas uma customização do (k)ubuntu.

    mauricio pedro (usuário não registrado) em 19/06/2008 às 12:56 am

    parabens a equipe do kurumin NG,sempre gostei da distribuiçao e vou usala,pela facilidade de usar,e quem acha o linux dificil nao precisa usar,mas tambem nao fale sem conhecimento.

    cristo (usuário não registrado) em 19/06/2008 às 4:18 pm

    agora estou numa situação e tanto, pois este kurumin está bem legal e bem rápido, de forma que fiquei até indeciso, se instalo o kurumin ng ou se instalo o OpenSuse.

    cristo (usuário não registrado) em 19/06/2008 às 5:21 pm

    Pessoal instalei o kurumin no pc daqui de casa, assim vou poder testa-lo melhor, contudo já vi um grande impacto, enquanto que o Ubuntu ocupava de primeira 185 mb de ram por aplicativos, o kurumin de inicio ocupava 85 mb, mas quando a parti do momento vou abrindo mais e mais aplicações a ram vai sendo mais ocupada, até chegar 256 mb, contudo boa parte da culpa está no firefox, pois está realmente ocupando 125mb, e algumas aplicações que eu abrir a mais.

    Mas o que mais notei é que tenho a impressão que está mais rápido sem aqueles leaks do Ubuntu, mas ainda é a primeira hora.

    israroot (usuário não registrado) em 19/06/2008 às 6:40 pm

    O que sobrou de bons livecds com repositórios do Debian?
    Resulinux e o que mais?

Este post é antigo (2008-06-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.