Vale a pena ter uma certificação PHP?
“Recentemente recebi um e-mail perguntando se valia a pena ter uma certificação PHP, se conseguir emprego seria fácil e se existe reconhecimento. Esse artigo põe uma luz naqueles que estão em duvida da necessidade ou relevância da Certificação. Um trecho abaixo:
“…A vantagem pelo lado do empregador: Uma das coisas mais difíceis para quem precisa montar uma equipe é selecionar as pessoas certas para o trabalho. Primeiro porque existem poucas pessoas qualificadas no mercado de trabalho e a procura leva tempo e é onerosa. Depois, os currículos são muito superficiais ou genéricos, não sendo possível distinguir facilmente o candidato A do B, tornando a decisão mais uma aposta baseada pela entrevista. … “”
Enviado por Edir Dumaszak (ecarambaΘgmail·com) – referência (php-zine.net).
Para mim seria algo mais assim: vale a pena fazer uma certificação php agora que existem grandes frameworks de desenvolvimento web muito mais produtivos que trabalhar com php?
Eu convenci minha empresa a migrar para Ruby on Rails demonstrando como eu fazia o mesmo aplicativo que eu demoraria 1 semana em 1 dia no RoR.. E ainda conheço várias empresas que também estão migrando.
A questão é, será que ainda vale a pena desenvolver em PHP puro, se hoje exite RoR, Django ou até o próprio Cake?
Exatamente puelocesar, sou totalmente a favor de desenvolvimento baseado em frameworks sólidos e robustos. PHP é uma excelente linguagem, possui uma sintaxe muito fácil e de rápido aprendizado, mas utilizar PHP sem Design Pattern, Engenharia de Software, MVC, O.O. e sem estar preocupado com a qualidade do software, código e de manutenção é inviável, não só no PHP como também em outras linguagens.
Não é só o CakePHP que é um excelente framework(baseado em on Rails), existe outros frameworks PHP(PRADO, Symfony, Zend Framework, …) que merecem ser levados a sério.
Utilizando desenvolvimento ágil, engenharia e qualidade de software, a liguagem é um mero detalhe. O PHP tem potencial para ser muito mais do que é hoje, é só os desenvolvedores se preocuparem com qualidade antes de se preocuparem com uma certificação.
Certificação PHP pode e deve abrir portas, mas depois de abrir a porta tem que se mostrar trabalho de qualidade, e a certificação não garante isso.
Abraços,
Fernando Costa
PHP tem potencial para ser usado em grandes projetos e grandes projetos precisam de programadores qualificados e não é todo “sobrinho” que geralmente “monta” aplicação escrevendo sql na unha e caçando scripts e dando um jeito de que eles funcionem junto, que vai conseguir tirar certificação Zend que envolve conteúdo de Design Patterns e outros assuntos avançados.
Eu vou tirar minha certificação PHP em breve.