Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


USP migra para CMS livre Joomla

“Depois de um ano de pesquisas, a maior universidade da América Latina migra sua porta de entrada para a ferramenta livre de gestão de conteúdo Joomla! “Para suportar a enorme demanda de requisições, esta nova versão foi desenvolvida sobre a plataforma livre de CMS (Content Management System) Joomla!, que aliando a facilidade de inclusão e gerenciamento de conteúdo com a performance e estabilidade requeridas pela instituição, atende os mais altos padrões exigidos pelo Grupo Gestor do Portal da USP, oferecendo ao público em geral acesso à toda a produção científica, cultural e tecnológica gerada pela universidade, bem como apresentar a instituição nacional e internacionalmente.””

Enviado por Paulino Michelazzo (paulinoΘmichelazzo·com·br) – referência (michelazzo.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Um defeito que um colega um dia me explicou que acontecem em muitos gerenciadores de conteúdo em PHP (ele adora plone (zope/python);-)): Vejam os endereços dos links. Quase sempre são passados um monte de parãmetros na própria URL do link.
    Imaginem a situação: Há um site deste tipo. Aí uma pessoa vê uma notícia interessante e coloca um link em sua página (ou mesmo um link interno no próprio portal) apontando para tal endereço.
    Então, por um acaso, decidem migrar o site em joomla para outra plataforma. O que fazer com os links? Deixá-los quebrados? Refazer todos eles?
    No início eu achei engraçado a expressão “URL feia”, mas depois de analisar um pouco, percebi que a idéia até que faz sentido.
    Não estou atacando o joomla nem defendendo o plone (já que não entendo muito nem de um nem de outro), mas taí a idéia para quem quiser discutir.
    Ah, e o site que levou à reclamação foi o site da universidade onde estudo, que também migrou para joomla, há menos de um mês (alguns dias, pra falar a verdade).

    Mas é claro que não deve valer uma notícia como no caso da USP ;-)
    A recomendação: nunca faça um site onde o usuário pode saber qual linguagem vc usou para fazer as páginas (index.php, index.jsp, index.asp, etc).

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 8:30 pm

    Tenchi, na maioria dos sistemas tem como vc reescrever a url, o Joomla tem um sistema nativo, mas é fraco, tem plugins que fazem o serviço melhor, para ter uma ideia, recebo visitas de links da época que usava ele no lugar do WP.

    Contudo, até certo ponto ele está correto, como disse, o nativo é fraco, inclusive deu uma briga danada lá no Joolma por conta disso, queriam adicionar o sistema mais complexo ao core e os devs não aceitaram hehe.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 8:33 pm

    tenchi,

    No caso do Joomla, há várias extensões de SEF, que deixam as URL’s amigáveis, se quer ver um exemplo de um sítio com joomla que usa SEF, veja o próprio portal da USP, lá os links estão todos amigáveis.

    Cáudio, no site da USP são somente as páginas estáticas. Veja as de notícias, que têm as “URLs feias”.
    Compare agora com o site do departamento Informática de onde estudo, que foi implementado em plone pelo Marco (o autor da reclamação inicial ;-)):
    http://www.din.uem.br/
    Veja que inclusive os endereços dos links das notícias são “bonitos” e, em momento algum (a não ser pelo próprio tema do site) você saberia que se trata de um portal feito com plone.
    Como disse acima, não tenho nada contra nenhum dos sistemas de gestão de conteúdo, tanto que já utilizei o joomla e sei da existência de suas potencialidades. E nem tenho garbo e elegância suficiente para fazer uam análise destes sistemas e lhe oferecer uma opinião mais consistente ou técnica ;-)

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 11:50 pm

    O site tem um problema: O globo terrestre, animado em Flash, tem uma transparência que não pode ser visualizada com o flash player do Linux, ficando um buraco chapado em branco no lugar…

    Aqui estou vendo o globo terrestre sem problemas (flash 9.0 r48). Gostei do site, me pareceu um trabalho muito bem feito.

    O sistema nativo de urls do Joomla realmente é ruim e depender de plugins de terceiros sempre é perigoso por causa do risco de segurança e de descontinuidade do desenvolvimento ou de incompatibilidade com versões futuras do Joomla!. Mas o CMS é muito bom e recentemente lançaram a versão 1.5, que é a primeira versão que se distancia do código legado do Mambo.

    Nobody (usuário não registrado) em 1/03/2008 às 8:17 pm

    Tenchi, o uso de variável via GET não depende da linguagem, e sim muito mais do programador não abusar delas. Elas existem independente da linguagem, e o Apache suporta as URL bonitas, independente de qualquer uma.

    Também não concordo que os CMS em PHP deixem a desejar desta forma, usando um servidor Apache e configurando corretamente, as URLs podem ficar muito “amigáveis”, vejam o exemplo do Br-Linux… tudo bonito e fácil!
    E comentando sobre o artigo, ficou realmente um trabalho muito bom. Recentemente utilizei o Joomla num pequeno projeto e ele é muito bom mesmo, com uma enorme base de extensões e temas.

Este post é antigo (2008-02-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.