Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TV Terra: nada mudou no suporte ao Linux

“Passados alguns meses, segue a incompatibilidade do TV Terra. Ainda assim, consideram-se “o melhor e mais diversificado conteúdo em vídeo da Internet”. “Parabéns””

Enviado por Anselmo (proposito·geralΘgmail·com) – referência (terratv.terra.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cristianox (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 10:44 am

    A solução é bem simples: não mais acessar o referido portal.
    Eu já fui assinante, mas o descaso é tanto que cancelei. Escrevi e-mails e nunca obtive uma resposta automática sequer.
    Melhor ficar com o concorrente, UOL, pois lá tudo funciona no meu desktop linux: rádio uol, vídeos, etc.
    O terra nem faz parte dos meus favoritos mais.

    chico (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 10:49 am

    Pior é o banco real, que ainda NÃO lançou o tal “módulo de proteção” para o FF3.

    Leandro (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 10:53 am

    Acredito que essa decisão não esteja na mão de quem , efetivamente, desenvolve essas soluções e sim em nível gerencial.
    Inclusive eles foram patrocinadores do FISL 9 e estavam justamente procurando gente que trabalhe com software livre. Alguém propõe uma ação concreta ? Conheço outros portais que não tem suporte a (“qualquer coisa” != ‘mac’ || ‘win’)

    Marcelo Kalib (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:04 am

    Também acredito que não seja um problema apenas de “desenvolvimento”… Acho que tem mais coisa por trás..como parceria ou algo do tipo.

    Rapidamente isto poderia ser solucionado, se assim fosse desejado, já que o problema não é incompatibilidade de codecs, mas sim uma percepção de que sistema operacional você usa, excluindo-o diretamente sem nem ao menos checar se você possui os devidos codecs instalados.

    Essa luta contra o terra é triste…já cansei de ver movimentos contra isso… emails em massa…etc..etc…e nunca deu resultado…infelizmente.. Fico com a solução adotada pelo amigo lá em cima.. mude para a concorrência. ;]

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:05 am

    Acho que se todos que viram esta notícia fossem até o link de referncia e mandassem uma mensagem poderia surtir algum efeito, talvez pelo menos uma resposta.

    o mais divertido foi testar a página USANDO windows, mas com firefox:

    Não detectamos um sistema operacional compatível

    :) será que eles não são compatíveis com o vista ou o FF3 tá muito recente pra eles colocarem ele na string de teste de compatibilidade?

    ufa (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:22 am

    Tem alguma coisa no Terra que não tenha no UOL, globo.com, ou youtube? Eu nem me dei ao trabalho de olhar o conteúdo do referido site

    Rodrigo Manga (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:24 am

    Realmente eles estão de mão dadas com a Microsoft, tanto que eles fizeram um portal com o Silverlight

    osso…

    Diogo Santos (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:24 am

    Seria interessante se reunissemos um grupos de pessoas para todas solicitarem o cancelamento do serviço do terra num horário parecido e obviamente pelo mesmo motivo.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:25 am

    Peraí? Vocês estão choramingando pu uma imitação meia boca do Youtube? Qual é! Briquemos então pelo Veoh, é muito melhor.

    Caue Gastardi (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:25 am

    HAHAHAH eles nem tem suporte para o FF, vocês querem q eles deem suporte para Linux? poxa semana passada liguei para o suporte deles sobre umas dúvidas da a minha conexão com o meu MacBook, mas não tive muita felicidade…

    Marcelo (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 11:40 am

    Eles tem um conteúdo exclusivo interessante (discovery, esportes…) e um jornal bem feito. Já mandei vários emails e também não tenho resposta. Acho que essa verificação começõu depois de algum acordo com a MS que já ouvi falar que tinham.

    Chico, vai uma dica para o banco real. Quando acabar de carregar a imagem do teclado virtual, cancele o carregamento da página. Depois disso carregado é que tem a verificação do módulo e carregam um frame na frente de tudo. Fazendo assim, você acessa normalmente. Tenho feito isso desde que instalei o FF3.

    Rapidamente isto poderia ser solucionado, se assim fosse desejado, já que o problema não é incompatibilidade de codecs, mas sim uma percepção de que sistema operacional você usa, excluindo-o diretamente sem nem ao menos checar se você possui os devidos codecs instalados.

    Eles usam um tipo de proteção DRM, por isso eles tem certeza que não vai funcionar fora dos player que aceitam isso sem possibilidade de hacking.

    Marcio (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 12:13 pm

    Pessoal isso é uma vergonha… eu tenho dois sites hospedados no Terra e pode ter certeza que irei cancelar e mudar de host.O interessante é que servidor é freebsd… porque não usam o amado windows ou mac ? …

    tsbega (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 12:18 pm

    O Terra é brincadeira, eu já mandei diversos e-mails reclamando, até mesmo no windows não funciona se estiver usando firefox, e olha que até a microsoft reconhece e tem plugin do wmp para o firefox, portanto compativel com DRM

    Mas vocês querem mais o que ? o povo do terra não sabe nem linkar as urls das notíicias

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 1:34 pm

    Ainda bem que não fazem isso no disco virtual, no Terra Mail e na minha página pessoal. Senão teria saído a muito tempo. Mas é uma vergonha isso. Ainda tenho saudades do tempo que usavam o Real Player :(

    Sobre o usuário que tem problemas com o Banco Real. Ligue para eles e diga que usa Linux. Assim eles te dispensam de usar o módulo por 999 dias.

    Funcionou comigo que é uma maravilha no ubuntu daqui do trabalho ;)

    Monge (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 2:10 pm

    O Terra foi um dos pioneiros em lançar conteúdos em video, numa época onde não havia YouTube, nem qualquer outro baseado em Flash. Naquela época, só havia RealPlayer e MediaPlayer.

    O mundo deu muitas voltas desde então… o Flash tornou-se a tecnologia universal para vídeos online, os portais com conteúdos em vídeo se multiplicaram, e o Terra permaneceu estático… nem mesmo o layout da página mudou, nesse tempo todo.

    Vida longa ao Terra!!!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 2:52 pm

    Além de boicotar, que estatisticamente iria dar pouca diferença pra eles, poderíamos fazer assim: quem for assiante, liga pedindo ajuda pra acessar do Linux o TV Terra. Quem não for, liga falando que está interessado em um plano bem caro e no meio do processo pergunta se tem suporte a Linux.
    Assim, eles vão ver que tem demanda e podem vir a tomar uma ação.

    Eu usei o terra durante um bom tempo, mas substituí pelo uol… o terra simplesmente ignora meus pedidos de suporte.
    É claro que não existem argumentos técnicos que justifiquem a incompatibilidade… eu não acredito muito em teorias de conspiração, acredito na incompetência mesmo, provavelmente o administrador é desses medíocres (1/2_01).

    Andre Almeida (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 3:12 pm

    O Terra é uma palhaça! E não é nada engraçado.

    Tenho conhecidos que desenvolvem no Terra. É certo que as coisas lá “vem de cima”.

    Eles tem um acordo com a MS, e vão deixar de fora os usuários de outros SO eqt puderem.

    Lembram deste cara que trabalha no Terra?
    Ele não entendia as críticas da comunidae SL ao Terra.
    http://blog.nois.com.br/2008/04/sobre-o-terra-no-fisl-90.html

    E o Terra enterra em todo mundo! :P

    Eduardo (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 4:21 pm

    A fala sério ! pra que ficar reclamando, é só boicotar e pronto, tem diversos portais ae na net, diversidade é fácil ver, se o Terra não quer os amigos da liberdade com eles, então pronto vamos procurar conteúdo em outros sites.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 4:43 pm

    Terra e Ig, estou na tentativa pelo wine, tenho IE + WMP e Firefox 3 com plugin para WMP, consigo abrir os players , mas fica carregando indefinidamente.Teve um colega que postou no fórum do Ubuntu que obteve sucesso.

    uma alternativa pra passar por 2 das 3 checagens é a seguinte:

    http://terratv.terra.com.br/templates/checkBrowser.aspx?OS=Windows&Browser=Firefox

    (Pondo OS=Windows e Browser=Firefox ali no endereço, ele da ok pra esses dois, mas falha quando tenta localizar o media player…)

    se alguém souber como “falsear” a identificação no firefox pra ele fingir ter o media player, deve existir uma grande probabilidade do mplayer ou o totem conseguirem tocar os videos.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 6:41 pm

    “Amigos da liberdade” seria algo como a liga da justiça? LOL

    Por que não pedem pela liberdade indiscriminada de acesso ao invés de pedirem ao Terra pelo suporte a uma plataforma específica?

    Vamos supor que o pessoal do Terra ouçam vocês e incluam o suporte ao GNU/Linux. Ok, vocês possivelmente ficariam contentes. Mas e os usuários do [Open|Free|Net]BSD, Syllabe, GNU/Hurd, Haiku, Nexenta, OpenSolaris, e de tantas outras plataformas?

    A menos que vocês sejam egoístas e o que importa é apenas o “seu Linux”, o que deve ser criticado é o uso de qualquer tecnologia ou artifício que cerceiem a liberdade de acesso por todos (p.e. software/formatos proprietários), em qualquer plataforma. Para tanto, o que devemos exigir é a adoção de *padrões e formatos abertos*. Só assim é possível garantir a liberdade indiscriminada; só assim o José, que escreveu seu próprio SO poderia ter acesso ao conteúdo do Terra, mesmo que na pior das hipóteses ele tenha que escrever também seu próprio navegador, codec, etc.–não importa, há especificações do formato, qualquer programador competente pode fazê-lo.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 7:18 pm

    Pessoal “da liberdade” é igual às facções de esquerda… Em vez de brigarem contra os malvados capitalistas, preferem se esbofetarem entre si. LOL

    Ramon Rosa (usuário não registrado) em 14/07/2008 às 10:04 pm

    Eu mandei um e-mail para o terra, mas acho q não vai adiantar muito. Só não mudo o provedor pq já não uso o terra. Se eles nos cortam, vamos cortar eles tbm.

    edempoa (usuário não registrado) em 15/07/2008 às 8:21 am

    Já mandei o Terra plantar batatas faz tempo.

    Wander (usuário não registrado) em 15/07/2008 às 9:36 am

    A parte hilária é que tem gente trabalhando com linux dentro do Terra.

    Ué gente nunca ouviram falar em flash player. Será que é tão difícil assim?!!!! O Youtube tem zilhões de vezes mais views que o Terra e consegue ter uma arquitetura neutra em relação a browser.

    O troço foi mal feito mesmo.

    P.S.: Pra quem tem somente um martelo – todos os problemas se transformam em pregos ;)

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 15/07/2008 às 10:59 am

    Eu não acredito nestas teorias conspiratórias…

    Eu creio que é incompetência aliada com “troço mal feito” mesmo. Tanto é verdade, que o MSN Vídeo* (pasmem!!!) funciona no GNU/Linux… E olha que funciona melhor que a dupla Terra+Windows aqui em casa, hehehe

    * http://video.msn.com/

Este post é antigo (2008-07-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.