Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tempo de mudança: começa o Fedora 10

“Não, você não leu errado. Pouco depois do lançamento do Fedora 9 (Sulphur), o Projeto Fedora já está com as oficinas prontas e acaba de iniciar a preparação para o próximo Fedora (o Fedora 10), a ser lançado em novembro. Mais do que uma simples release, o novo Fedora 10 será um marco para o projeto, que mudou drasticamente ao longo de seus cinco anos de vida.”

Enviado por Henrique “LonelySpooky” junior (lspookyΘfedoraproject·org) – referência (lonelyspooky.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bem, a julgar pelo movimento (ou falta de) do forum do Fedora Brasil, a verdade é que essa distro é pouquíssimo usada por aqui.


    é pouquíssimo usada por aqui

    Acho eu, que em ambientes com muitos RHEL, essa distro deve ser muito usada no desktop ou para serviços não críticos onde se precise de pacotes de software mais novos, pois tendo a similaridade e oferencendo esse diferencial facilita sua adoção. Quanto a popularidade eu acho que o nome não soa bem em português e que lançar versão nova há cada 6 meses pode cansar, mas parece que estava sendo adotado por órgãos federais.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 12:12 am

    Não sei se o motivo é questão foco. No mercado corporativo existem outras distros mais fortes.

    Dada uma comparação entre as divulgações de lançamento do Ubuntu 8.04 e o Fedora 9, além dos artigos a respeito de ambas distribuições nos principais sites especializados, é possível ver que não só aqui, mas mundialmente o Ubuntu tem chamado mais a atenção.

    Pessoalmente, suponho que essa prioridade é o resultado do caminho evolutivo do Ubuntu, que tende para o ambiente mais popular – o Desktop. Enquanto que no Fedora pesa o caráter de cobaia da Red Hat, que transmite suas características para o carro-chefe da empresa, o RHEL. Distribuição que é essencialmente corporativa.

    Apesar disso, são duas excelentes distribuições, e ignorar a atual polarização entre elas é não enxergar a realidade.

    João (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 8:40 am

    Desde que seje menos utilizada, mas utilizada com mais qualidade não tem problema. Esta ficando chato vir aqui e ver sempre os mesmos chatos elogiando o ubuntu, “que de bonito o nome também não tem nada”, e malhando o pau nas outras distros.

    Tenho vários clientes que utilizo o Linux como Desktop, e não foi boa a aceitação do (k)(x)(go)(u)buntu.

    Eu particularmente acho esta distro chata de ser usada, se for usar, usaria o Debian de quem ele é “chupado”.

    Mas se a cada notícia do ?buntu, eu vir aqui e relatar que não gosto vai ser chato, então cada um fica na sua.

    Seria melhor comentários técnicos e não comentários apaixonados !!!

    Dorival (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 8:42 am

    Boa notícia !!! João, tbém acho chato esse Debian modificado.
    Sou mais meu Fedora. Se fosse para eu usar, usaria o Debian.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 10:06 am

    Bom Heitor, pra começo de conversa falar que o Fedora é base teste da RH é roax velho né? Chega disso, o povo já cansou. Se gosta do Ubuntu, que legal cara o importante é usar linux, não?

    O Fedora tem crescido muito em empresas e orgãos do governo, temos alguns cases sendo desenvolvidos para podermos publicar sim. Não tem como falar mal de um ciclo de vida de 6 meses se usa Ubuntu, ou não sabia que a meta deles é 6 meses?

    Tenho alguns servidores que usam Fedora e continuo instalando, ao contrário de várias distribuições, o Fedora consegue manter o foco dele que é trazer ferramentas para usuários comuns, essa versão é um excelente exemplo disso.

    Ser xiita não é vantagem, toda a comunidade ganha com mais uma distribuição de qualidade, e o Fedora é a melhor em minha opinião, lógico que cada um tem a sua opinião.

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 12:51 pm

    pessoal devia comentar referente a distro. nao ficar comparando com outra distribuicao. isso só gera topicos e mais topicos de uma discussao que nunca tem fim. cada um usa uma distro que melhor lhe convem.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 2:17 pm

    Vou copiar o que escrevi no GuiadoPC nos comentários:

    “O importante é que você goste de Linux, indiferente de qual distribuição quiser usar.

    No final das contas a maioria dos softwares que usarão será os mesmos que eu (Firefox, Linux Kernel, Gnome ou KDE, OO, etc…).”

    Tudo de avançado que sai em uma distribuição, se for bom, consequentemente vai para outra. O Fedora procura sempre adicionar o máximo de inovações possíveis, se isso ocorrer com todas distribuições quem ganha é o Linux em geral, melhorias para o sistema.

    Antônio Flávio (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 3:14 pm

    Eu ainda acho o Fedora bem “mais usável” em servidores do que o Ubuntu. As ferramentas de configuração da RH são muito mais intuitivas e o Fedora é uma distro que segue mais os padrões. Já passei por algumas com o Ubuntu de não conseguir achar determinado arquivo de configuração por ter o nome trocado ou sua funcionalidade ter sido incluída em outro lugar.

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 4:07 pm

    Antonio
    o ubuntu segue o padrao Debian.
    o fedora segue o padrao Redhat.

    por isso vc teve o problema de encontrar certo arquivo.

    Antônio Flávio (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 4:40 pm

    Arquivos e diretórios não é padrão Red Hat ou Debian, é FHS.

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.