Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suporte a Webcams integradas dos notebooks HP no Ubuntu

“Hoje resolvi botar minha webcam, baseada no chipset r5u870, para funcionar na minha instalação do Ubuntu no meu HP Pavillion dv9000. Foi um processo simples, após eu ter achado as informações que precisava. Postei então no meu blog um guia rápido de como fazer o mesmo. Sem mistérios, o processo pode ser executado em menos de 15 minutos.”

Enviado por Pedro Vanzella (ppvanzellaΘppvanzella·com) – referência (ppvanzella.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Khaoz (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 7:40 pm

    Eu não tenho nada a reclamar do ubuntu, acho uma boa distro… não que eu a use, mas é interessante…
    O que eu acho engraçado é que antigamente (talvez não tão antigamente) quando alguém falava/escrevia algo como “faça um svn co… make && make install” dava “ataque de pelanca” em meia dúzia (principalmente se o slack estivesse envolvido no assunto).
    Agora isso é fácil, super-prático, “for human begins”…

    Lala (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 8:10 pm

    Eu juro que se começar outra discussão eu juro me mato…rsrsrs

    Tenchi (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 8:29 pm

    Lala, pode começar a se despedir de seus familiares, pois eu instalei a minha webcam – oops, no slackware – compilando da maneira como disse, e mesmo assim demorei menos de quinze minutos até ter a webcam funcionando… hauahuaha

    nossa, esse Ubuntu é bom mesmo, heim? Bem que o pessoal diz por aí que o Ubuntu tá acima do Linux.

    Mas, espera um pouco… esse método aí funcionou direitinho no MEU sidux instalado no MEU laptop CCE. Mas não era só pro Ubuntu?

    Forbiden Code (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 12:39 am

    proponho escrever uma extensão no firefox que altere todas as Strings Ubuntu em paginas HTML para Linux no momento da rederização

    Será que é dificil fazer isso ?

    o nome seria Ubuntu2linux kkkkkkk

    agora falando serio como escreve-se uma extenção ?? será que é dificil ?

    Charles (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 12:53 am

    Ubunto já foi bom! 15 minutos é muito tempo para quem quer se manter acima do GNU/Linux, tenho o mesmo note e posso garantir que meu Mandriva Linux 2008.1 reconheceu a cam já no primeiro boot após a instalação!

    a (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 9:02 am

    tem sempre uma pessoa q escreve, “inveja é uma merda!”
    bem, eu uso ubuntu, sei como resolver um problema ai faço um howto ajudando todos com o mesmo problema. nao tenho como garantir q a coisa funciona em todas as distros, entao coloco como fazer isso no ubuntu.
    ai vem os invejosos q ao inves de agradecer me criticam.
    se isso nao é inveja nao sei o q é, eu aposto q existe varias distros onde essa dica nao deve funcionar mas como ela funcionou na do invejoso entao ele acha q deva funcionar em todas.

    patito (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 9:07 am

    Muito bom o howto do cara.
    Que não gosta do ubuntu que se mate ou pelo menos morra de inveja.
    hahahahahah

    Forbiden Code, Usa-se JavaScript e XUL. A piada da extensão foi muito boa hahaha

    eu aposto q existe varias distros onde essa dica nao deve funcionar

    Na boa cara, isso funciona em qualquer distro. É só um make && make install.

    Não considero esse fenômeno de aparecerem muitos artigos com “no Ubuntu” no título um fenômeno alarmante. Mas sem dúvida essa situação toda acaba gerando muitas risadas.

    Calma, não é inveja.

    O tuto do cara é muito útil mesmo. Mas, se você ler o tutorial dele, verá que não há a palavra Ubuntu em lugar algum – hey, há um ubuntuestudio!. Logo, há uma chance bem grande de que o processo não funcione exclusivamente no ubuntu, mas foi esta a distro que ele testou e que tem certeza que funciona, inclusive ele disse no próprio texto que admite que o processo deva funcionar em qualquer distro que não seja o ubuntu.

    O processo citado, executado instrução por instrução, certamente funcionará somente no Ubuntu (ou baseado neste), mas não há nada que diga que seja só neste, já que se baseia na premissa de você estar utilizando o kernel Linux e ter o código-fonte deste previamente descompactado no HD, além dos compiladores, etc. que não são exclusividade do Ubuntu. Mas nada obriga que o autor diga que funciona em todos os linux, simplesmente porque ele não testou em todos eles.

    Mas o processo descrito claramente não lembra nenhum pouco o “jeito ubuntu” de fazer as coisas, pois implica que você utilize o terminal, baixe via subversion e compile, considerado como difícil para os usuários comuns, segundo muitos utilizadores desta distro – nomes, nomes? Um processo a la ubuntu seria algo do tipo “abra o gerenciador de pacotes, e procure o pacote “driver para webcam HP” e clique em instalar. Isto seria excelente, principalmente para a maioria dos usuários a qual o ubuntu se destina, mas – falando pela terceira vez – não o torna exclusivo do Ubuntu.

    Leandro (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 11:59 am

    Quero fazer a campanha, mate um ubuntu user. Naqueles parques de diversões com a “arminha de chumbo” e sair atirando por ai.

    Chega a ser hilário certos “how to ubuntu”. E ainda falam que arch/crux/gentoo/lfs/slackware são difíceis, OMFG!!!!!

    Carlos (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 12:10 pm

    No Fedora 9 rodou direto … sem fazer nenhum ajuste !!!

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 1:33 pm

    Nossa, “ceti” aonde foi que ouviu que o “Ubuntu está acima do Linux”, esta frase estragou o meu final de semana de tão forçada e abusurda.
    Na boa, estou escrevendo aqui pelo Firefox do meu Ubuntu Studio, mas ler essa frase foi realmente lamentável. Já li muita porcaria por ai mas essa foi a pior de todas e também já usei Slackware, Fedora, Debian, Mandriva, etc e respeito todas elas.
    Quando começei a usar Linux (meados de 2004), sempre torci para a popularização do S.O., mas vendo o tipo de usuários que o Linux trouxe para si, eu até preferia que ele fosse um sistema “underground” ainda, acho que vieram os “piores” usuários do Windows para o Linux, só moleque, ou melhor, só criança (das mais mal criadas ainda).
    O outro acima falando que o pênis dele é maior, lamentável (Augusto, espero que você retire este post ou as pessoas sérias e interessadas em coisas boas que frequentam este blog, é que vão se retirar antes).
    Bom, não sei nem porque estou tão espantado quanto ao nível das discussões que tenho lido pela comunidade, é puro reflexo da população brasileira, sem união, brigando entre si (é isso que todos os políticos querem da gente, que a gente se mate sozinhos, pois assim eles poupam esforços) e também explica o porque do nosso país nunca conseguir sair da mesma situação de país de 3º mundo.
    Nós estamos sempre criticando nossos políticos e suas macaquices no governo, mas estamos agindo igual ou pior do que eles, acho que até os primatas são mais civilizados. Depois reclamamos que lá fora os brasileiros não são bem vindos! Pensem nisso.

    Abraço a todos e juízo pelo amor de Deus! Vamos mudar nossa mentalidade pra mudar nosso país também.

    Ricardo Carraro, o melhor é não se estressar, senão você fica maluco. Daqui a umas duas semanas eles se cansam e toda essa discussão acaba…

    Ricardo Carraro não esquenta não, geralmente a onde tem noticias e comentários habilitados sempre vai ter discussão e trolagem em qualquer lugar, ate em noticias de grandes portais onde não tem nada de notícias de software livre sempre vai ter este tipo de discussão….e aquele comentario do pint* creio que não entendeu haha ele apenas quis comparar com que sempre temos que achar o meu eh melhor que o seu.

    Pedro Vanzella (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:43 pm

    Pra todo mundo que reclamou do “no Ubuntu” no título, um simples “funcionou na distro X também” ou “na distro X, precisa do pacote Y” teria resolvido.

    Como o Tenchi falou ali em cima, eu só posso garantir funcionar no ubuntu, porque foi só onde eu testei, e é realmente a única distribuição que eu conheço a fundo o suficiente para saber como os diferentes kerneis disponíveis vão se comportar.

    ÓBIVIO que vai funcionar nas outras distribuições, mas não necessariamente o processo é exatamente igual, ou pode ser que tenha um patch num kernel de uma distro que quebre esse driver, ou de repente outra distro tem um repositório com ele já, dispensando a compilação.

    Por exemplo, eu sei que este método não vai funcionar para nenhuma distro que use o kernel anterior ao 2.6.17.

    Anyways, melhor simplesmente ignorar os trolls.

Este post é antigo (2008-05-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.