Sun lança site para hospedar projetos open source
A Sun lançou, na sexta-feira (12/09), o Project Kenai, um site que hospeda projetos open source gratuitamente, assim como o SourceForge, o Github e o Google Code.
No site, os sistemas de controle Mercurial e Subversion são habilitados, permitindo o rastreamento de temas e fóruns, além de outros recursos.
“Nosso objetivo não é competir com outros serviços. O Kenai é o reconhecimento da Sun de que, como a maior empresa open source do mundo, precisamos controlar nosso próprio destino”, diz o diretor de tecnologias online da Sun, Tim Bray.
O executivo adiciona que a Sun precisa de um local para “promover e aumentar as comunidades de código aberto que todos possam controlar. Precisamos mostrar a viabilidade de tecnologias da Sun e hardware para a próxima geração de aplicativos online.” (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
No mínimo pode-se qualificar isso como inveja, ganancia ou mesmo falta de real interesse em ajudar o software livre.
Sites como estes já existem aos montes por ai. Se eles doassem a infraestrutura para algum projeto de software livre (openoffice, gnome, apache, BSD, kernel Linux, Gentoo, Debian sei lá) isso sim seria um bom ato.
O que eles estão fazendo é apenas uma auto-propaganda, ma e algo completamente inútil.
Eles doam infra-estrutura pra comunidade Haskell, OpenOffice e diversas outras. É uma das empresas líderes em soluções de storage e tem uma grande comunidade em torno dela.
Não vejo mal em criarem um repositório, como tantos outros. A Sun é uma das empresas que mais doou código para a comunidade e que mais tem padrões abertos tendo uma comunidade fiel.
E pq doar infra? Por acaso os atuais grandes projetos open source sofrem com falta de infra?
Até onde eu sei, o que falta nestes projetos é falta de pessoal, e mesmo nesse quesito, a Sun já ajuda algumas comunidades.
Acho que a “inveja, ganancia ou mesmo falta de real interesse em ajudar o software livre” não é o problema da Sun. ;D
Olha gente, da SUN dá pra esperar qualquer coisa. Vocês já leram a licença que ela adota em relação as contribuições ao OpenOffice? É bem possível ela querer que os desenvolvedores doem para a SUN códigos hospedados “gentilmente” por ela.
ganância é a demonstrada por uma pessoa quando recebe uma doação e reclama porque queria receber mais ou algo diferente.
A Sun ajuda a comunidade SL de uma forma realista, até onde é coerente, doando código mas mantendo o que é diferencial dela, seguindo padrões e ouvindo a comunidade.
Querer mais do que isso não é realista
Só alguns projetos que a Sun, se não é dona e liberou o código, contribui fortemente:
-OpenSolaris
-OpenJDK
-OpenOffice.org
-PostgreSQL
-GNOME
-VirtualBox
-MySQL
-NetBeans
-GlassFish
-ZFS
-Sun SPOT
-OpenSPARC
-JavaDB
-Linux
-WebNFS
-Open xVM
Fora tudo isso, a Sun ainda é patrocinadora do Software Freedom Day: http://www.softwarefreedomday.org/
@Lucas Torri
Sei que ela doou uma grande quantidade de codigo, mas Linux? PostgreeSQL? GNOME?
Essa para mim é nova, será que neste caso ela contribuiu com algum driver para linux (ou para rodar melhor nos processadores SPARC), alguma funcionalidade para PostgreeSQL e alguma coisa no GNOME?
xiii! vai dar briga.
https://launchpad.net/mysql
É não sei qual o mérito da SUN no software livre, o java da SUN precisava se transformar em OpenSource.
Agora uma cóisa dificil e conseguir decifrar os código do cadastro.
A Sun é a empresa que mais contribuiu em código para o Linux. Ela contribuiu cerca de 4 vezes mais que a IBM, inclusive. A única contribuição maior, obviamente, vem da comunidade/FSF.
A Sun produziu muita coisa para o Gnome e para PostGreSQL sim, pois eles são fortemente utilizados nos servidores Solaris. E assim como tudo que funciona no mundo OpenSource, toda a melhoria feita nesses softwares eram retornados para a comunidade pela Sun.
A relação do apoio da Sun no desenvolvimento dessas tecnologias ao suporte aos processadores SPARC não é razoável. Grande parte dos servidores Sun, hoje, são x86 e x64.
A Sun produziu 25% de todas as linhas de código do mundo. Após liberar os fontes do Java, também se tornou a organização com o maior índice de código aberto do planeta. Ela mantém esta linha, tendo hoje, inclusive, até microprocessadores com arquitetura aberta.
Não vejo o porque desta hostilidade toda com a Sun. Certamente ela não criou um portal para hospedar projetos Open Source por que está com inveja de alguma coisa ou alguém. Até porque ela não tem motivos para ter inveja, sendo uma dos principais players do mundo open source, atualmente.
Muitas vezes me parece que as pessoas enxergam apoio como ameaça.
Colaborar é tudo.
Abs
Jonas mas infelizmente tem certa ameaça que é um apoio disfarçado.
Então não podemos culpar as pessoas que pensam assim.
Sim claro e a primeira regra é passar todos os direitos para Sun, como é o caso do Openoffice.org.
Realmente isso é muito animador!!! Ou melhor Re-Animator!!! :-D
detalhe pro Powered by JRuby…
é a Sun mostrando que ela mesma está largando o JSP e o JSF o
Estes xiitas dos infernos, reclamam de tudo, se uma empresa não faz nada, reclamam, se ela contribui falam que é apenas interesse.
Tem que internar estes doentes.
Qual o problema em ter mais um? A Sun já doa infra-estrutura para muitos projetos de software livre. Por exemplo, recentemente doou um poderoso servidor UltraSPARC T2 para o projeto Haskell e ainda anunciou uma bolsa para um estudante melhorar o GHC para arquitetura SPARC. Até saiu aqui no BR-Linux.
Não vejo problema nenhum em lançarem um serviço de hospedagem de código livre. Mesmo porque não conheço nenhum desses serviços até hoje que ofereça repositórios Mercurial.
Isso é prática comum entre empresas que trabalham com o software livre. Para ter seu código incluído no mainstream, o desenvolvedor concorda em permitir que o mesmo seja incluído em produtos proprietários. Na prática, dá na mesma que se você fornecesse o código sob licença BSD, MIT ou ISC para a empresa.
Se contribuiu com algum driver não sei, mas liberou todas as especificações de maneira livre, o que permitiu que se desenvolvessem rapidamente versões do Linux e do FreeBSD para as últimas arquiteturas da Sun.
O Java não é o único produto software livre da Sun, vide comentário do Lucas Torri. Confesso que pessoalmente, o Java nem me interessa muito. É claro, fico feliz pelo Java ter se tornado livre, e portanto mais fácil de ser portado para outros SOs; mas outros projetos da Sun me interessam bem mais que o Java.
Esse é possivelmente o aspecto que eu mais admiro na Sun. O fato de terem transformado o UltraSPARC T1 e T2 em projetos de hardware livre foi sensacional. Foi a primeira empresa a lançar um projeto de hardware livre de tão grande porte. E olhe que esses processadores possuem arquiteturas avançadíssimas. Mesmo assim, não mantiveram os projetos como segredo industrial; pelo contrário, liberaram sob licença GPLv2.
“Isso é prática comum entre empresas que trabalham com o software livre. Para ter seu código incluído no mainstream, o desenvolvedor concorda em permitir que o mesmo seja incluído em produtos proprietários. Na prática, dá na mesma que se você fornecesse o código sob licença BSD, MIT ou ISC para a empresa.”
Sugestão thotypous leia a licença BSD e verá que é obrigatório, mesmo para código fechado, citar o desenvolvedor original* (reconhecer o trabalho do desenvolvedor que criou o código). O que ocorre com o Openoffice.org é justamente esta perda deste reconhecimento a quem gastou suas horas de descanso para contribuir.
* Não estou falando de empresas e dos acordos que você citou. Mas dos vários desenvolvedores autônomos, que são os que estou me referindo.
Não é obrigatório citar o desenvolvedor original, mas sim o detentor dos direitos autorais. Muitos projetos em licença BSD ou MIT (por exemplo o BSD original de Berkeley, o FreeBSD, o NetBSD, o Haiku) são amparados por pessoas jurídicas. Dessa forma, a linha de copyright costuma conter o nome da pessoa jurídica que representa o projeto, e não o nome dos desenvolvedores, e é essa linha que precisa ser citada.