Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sun inverte o jogo de novo: extensões do MySQL serão código aberto

Lembra de quando foi noticiado que a a Sun havia invertido o modelo e passaria a oferecer alguns novos recursos exclusivamente para a versão enterprise do MySQL?

Algum tempo passou, a história mudou de novo, e até surgiram explicações de que na verdade a Sun nunca quis fazer aquilo, o plano seria anterior à aquisição da MySQL AB por ela. De uma forma ou de outra, aquele módulo de backup online vai ser código aberto e estará disponível para todas as variantes do licenciamento do MySQL, assim como vários outros recursos planejados para o sistema.

“Nessa semana a Sun voltou atrás e assumiu em público que o que havia sido dito sobre as novas versões do MySQL terem partes apenas comerciais ou fechadas, não será bem assim. Segundo divulgação no site da Sun, as funcionalidades de backup do MySQL 6.0 serão open source, assim como o driver MyISAM para MySQL Backup e os recursos de criptografia e compressão dos backups.”

Enviado por Emanuell Alves (emanuellalvesΘhotmail·com) – referência (blogs.mysql.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 3:36 pm

    Na época que surgiu o comentário da Sun fechar o código e apareceu um monte de gente malhando a empresa, teve um usuário que postou um link no site da MySQL com data antiga provando que a idéia era de antes da aquisição.
    E agora segundo a própria equipe da MySQL, a iniciativa de abrir veio da Sun.

    Só uma frase para eles:

    “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.”

    Gandhi

    Haha queria ver a cara do troller do meiobit

    siebel (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 6:38 pm

    Nota 10 à inteligência gerencial da Sun, afinal, conseguiu ILUDIR novamente a ‘comunidade’… e ainda têm coragem de citar Gandhi!

    siebel, (acho que ex kern) no começo acreditava que você estava preocupado com a comunidade do software livre ser alvo de processos contestando sua validade da licença, mas vendo seus comentários vejo que e isso que vc que que aconteça, sinto que é isso que quer só para provar que estava certo. Pois bem acho que deveria então fazer uma reformulação do trecho da GPL que na sua opinião iria mudar e enviar pra o Br-linux, creio que o Augusto teria o maior prazer de publicar sua matéria….

    kern (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 8:11 pm

    tiaggs, meus comentários adquiriram o tom de ironia e passaram a ‘torcer contra’ como uma ‘resposta’ à má aceitação (hostilidade excessiva) que minhas idéias provocaram na comunidade. Depois de difíceis debates sobre os problemas teóricos da gpl e demais licenças livres aqui e no MeioBit, percebi que os usuários não estáo nem aí para os perigos que podem ter, e qualquer palavra minha é tida como ‘aberração’ de ‘lunático’.

    Assim, as recentes notícias do Sobre o processo do Skype levaram os usuários a lançar de ‘tom jocoso’ sobre a empresa, mas eles se esquecem que a empresa não perdeu a causa, ela desistiu da mesma, já que teria prejuízos de provasse que a GPL não teria (tem) validade.

    Eu não estou contra a comunidade, ao contrário, eu faço parte da comunidade do software livre desde 1999 e hoje o Vista é meu segundo sistema operacional, por exemplo. O que me deixa indignado é o pressuposto tácito de que por não haver (nos EUA ou Europa, por exemplo) alguém que levantou as fragilidades da GPL da forma que eu fiz eu não teria o direito de lançar esta ‘teoria da conspiração’. Novamente a miopia nesta questão é que o SFLC o Groklaw, por exemplo, sempre trataram de questões ‘externas’ à vontade dos autores e detentores de copyright, mas não foi discutido em profundidade a possibilidade do autor cancelar definitivamente a licença, etc..etc…

    kern, volto a renovar o convite a que você encaminhe a sua tese, por tantas vezes repetida neste espaço, ao SFLC, para que receba a devida análise, e depois compartilhe conosco a resposta que receber sobre o mérito, pois certamente será interessante!

    kern,

    O autor não pode cancelar a licença do código que você já recebeu. Ele pode cancelar das futuras versões mas o código adquirido (com valores ou não) com licença vigente sob a GPL NÃO pode er sua licença revogada. Você recebeu o código e respeitou a licença, nem mesmo o autor pode voltar atrás (naquela versão). Por isso a GPL protege sim o usuário final.

    Quanto à Skype, eles desistiram por dois motivos: ficou claro que iam perder dinheiro pois iriam perder a ação; iam ter que refazer todo o código que adquiriram sob a GPL pois o padrão em copyright é NÃO COPIE JAMAIS, exceto se a licença permitir. Se não tem licença, vale o padrão e seria crime violar o copyright dos outros. E você acha que a GPL não protegeu o autor?

    Quanto à validade da licença, NENHUMA licença de software foi julgada válida até hoje, em nenhuma corte, americana ou não. Pergunte à MS se a licença dela foi testada no tribunal? Não foi. Então porque só a GPL não é válida até que prove no tribunal que ela é? Estranho isso. Mas pode ficar sossegado, a GPL é válida, sem problemas. O que pode parecer estranho a quem não está acostumado (não é o seu caso, parece) a softwares não proprietários, é que as leis de copyright prevêem o escambo como forma de pagamento (troca de licenças ou retribuição não monetária). De resto a GPL é apenas uma licença que permite usar (pagando ou não, podendo até pagar com código) um código que antes você não podia usar. Vamos comparar com a licença da MS: você pode usar um código (pagando ou não, vide o IE) que antes você não podia usar. Qual a diferença?

    Realmente faço minhas as palavras do Augusto, faça sua análise sobre a GPL e envie para quem a criou, as pessoas ficarão felizes de receber sua contribuição, não ficarão bravas com você. Só recomendo embasar com muito cuidado a sua tese para que eles entendam exatamente o que você quer, evitando o “não gostei” ou “eu acho” que não ajudam em quase nada.

    De resto espero que você (que já é usuário de SL) e outros que não sejam, principalmente os advindos do meio bit (que parecem ter chegado aos montes no BR-Linux – sejam bem vindos), se expressem com mais cuidado e menos agressividade, pois o tom geralmente usado aqui é de paz e discussão de idéias, sem ataques “ad hominem” que são sumariamente desconsiderados pela maioria. Ninguém vai se furtar em discutir os assuntos em bases civilizadas e em tom cordial, mesmo descordando das idéias dos outros.

    Flávio

    Bem, essa conversa com o kern durou quase 200 posts lá no meiobit e nada… Ele disse que não vai mandar nada para a FSF ou so SFLC pois a reposta deles seriam condicionadas, etc.. etc…

Este post é antigo (2008-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.