Softwares do governo federal serão padronizados a partir de 2009
“”A partir de 2009, todos os softwares desenvolvidos para o governo federal terão que seguir a Demoiselle, plataforma que padroniza processos e códigos de sistemas. Desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), a Demoiselle passará a ser adotada em todas as novas contratações de desenvolvimento de programas. O lançamento da plataforma foi feito durante recente evento no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente do Serpro, a ferramenta garantirá interoperabilidade e facilidade de manutenção dos sistemas dos diferentes ministérios e autarquias. “Ela nos garante uma manutenção com o conhecimento aberto. Podemos inclusive continuar contratando a mesma empresa que forneceu o software, ou outras empresas, ou nós mesmos fazermos a manutenção, porque a ferramenta de desenvolvimento é aberta”, explica. “A documentação é conhecida. E isso também cria a interoperabilidade dos sistemas do governo”, adiciona.
A plataforma foi desenvolvida em software livre e, portanto, os sistemas a serem comprados ou especialmente desenvolvidos também deverão seguir a prática. Ela traz assistentes de geração de código, de geração de páginas e de integração de relatórios””
Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (guiadascidadesdigitais.com.br).
Quando ouço esse tipo de coisa sinto até calafrios.
Putz.
Como eles vão obrigar todo mundo a usar uma coisa dessas sem terem comunicado oficialmente que existe?
Eu trabalho em um órgão federal e não estou sabendo de nada.
É cada coisa que inventam…
Interoperabilidade? Será que sabem que o sistema do novo passaporte está inoperante há dias em algumas delegacias?? E justo nesse período de férias? O próprio site da pf (www.dpf.gov.br) é uma meleca…
Demoiselle?
Nunca houvi falar e também não encontrei nenhuma documentação a respeito nem no google nem no site do serpro.
Hum… se o framework é aberto porque não há divulgação deste padrão para o publico em geral?
Se o framework só é de conhecimento interno será que em janeiro haverá alguma licitação milhonária para desenvolver na ferramenta?
E o pior vai aparecer alguma empresa espcialista em uma ferramenta lança
Demoiselle… Mazzoni e sua admiração por Santos Dummont…
Acho que foi um erro fazer uma padronização desse jeito. Seria melhor ter feito uma ampla divulgação do sistema, lançar os fontes para o público geral e fazer um ou dois projetos piloto para verificar como a coisa se sai. Tudo de forma transparente.