Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Software livre para clipping jornalístico

“Quem é fanático por notícias e vive fuçando em sites jornalísticos e agregadores de RSS vai adorar essa novidade: está disponível o “Ciência-clipping”, o primeiro programa para clipping jornalístico totalmente livre/aberto. “Clipping” aqui é no sentido de arquivamento de notícias relevantes para um dado tema (nada ver com “clipar vídeo” ou “clipart”).

Ciência-clipping nasceu em uma pesquisa acadêmica que tinha necessidade de baixar grandes volumes de notícias por dia e aplicar tratamentos padronizados. O programa é uma coleção de scripts bash, e foi feito para ser uma espécie de “monitor da mídia”, para a área de ciência e tecnologia brasileiras. Ele pode baixar seções de ciência em websites de veiculos jornalísticos, universidade e órgãos públicos, aplicar um tratamento padrão às matérias para arquivá-las, buscar palavras-chave nos conteúdos e depois enviar os links de resultados para uma mailing-list de assinantes.

Uma empresa de tecnologia poderia monitorar diariamente qualquer matéria que saia nos veículos acompanhados, descobrindo o que é dito sobre sua área de atuação, usando palavras-chave como “virtualização”, “kernel hacking”, ou “embedded”. Ou uma universidade pode pesquisar o que é dito sobre seus pesquisadores e linhas de pesquisa. Você pode também pesquisar o que é dito sobre você mesmo, usando o seu nome como palavra-chave.Ciência-clipping é flexível e fácil de ser instalado. Com ele em seu micro você pode modificar as palavras-chave usadas a qualquer momento e rodar quantas buscas quiser. Pode enviar os links das matérias descobertas para seu chefe ou seus colegas de trabalho, agindo como um ‘subsídio à tomada de decisão’, em sua organização.

O programa utiliza ferramentas tradicionais do mundo *nix, disponíveis em qualquer distribuição moderna. As que não são instaladas por padrão, são facilmente instaláveis. E todas são livres. Veja mais detalhes em www.ciencia-clipping.com.br. No site você pode também preencher um formulário para testar o programa sem instalá-lo, recebendo relatórios diários.
E bom clipping!”

Enviado por Bruno Buys (brunoΘciencia-clipping·com·br) – referência (ciencia-clipping.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Samuel (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 10:33 am

    Parece ser uma ótima e útil ferramenta. Vou testar!

    Obrigado, Samuel!

    Bruno

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.