Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sobre o Terra no FISL 9.0

“Fui ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL) entre os dias 17 e 19 deste mês como participante em algumas palestras e como funcionário do Terra para esclarecer algumas dúvidas no Stand que lá foi colocado.

Percebi que várias pessoas não entendiam o que o Terra estava fazendo lá visto que, na visão deles, o Terra não incentiva o uso do Software Livre nem tenta facilitar a vida dos usuários dos sistemas livres. Fato este percebido nitidamente no Terra TV, que ainda não suporta o sistema Linux.

Como muitos me perguntaram isto, e como vi alguns sites na Internet criticando, coloco no link de referência as minhas considerações sobre estes pontos.”

Enviado por Tales Bitelo Viegas (selatotalΘgmail·com) – referência (blog.nois.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Até que enfim uma resposta do terra.
    Achei muito interessante o seu post e espero que isso se concretize, que o TV terra seja multi plataforma, outro ponto que achei legal foi finalmente a resposta do terra, pois eu sou cliente e já me cansei de reclamar e até o presente momento estava sem nenhuma resposta, acho que o terra não precisava estar recebendo estas criticas, bastava ter feito o que vc esta fazendo agora antes, e evitar esse descrédito em que caiu, principalmente por não responder os clientes.

    É…
    http://www.flickr.com/photos/alexandrezulu/2432446632/

    Acho que descobri porque ele não conseguem disponibilizar o conteúdo para outros players, o conteúdo esta criptografado ele usam DRM para evitar copia.

    Andre Almeida (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 4:22 pm

    É só discurso, na prática eles continuam ferrando a vida de quem usa Software Livre.

    Funciona no Firefox mas com ActiveX, se é pra instalar o plugin do ActiveX é melhor usar o ie mesmo.

    O Terra está tentando vender uma imagem que não faz na prática.

    Israel Miranda (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 10:42 am

    E a funcionalidade que é bom nada.
    Ainda bem que vocês(equipe do terra) sentiram o desprezo da comunidade brasileira de software livre, para cairem na real, que usar software livre é bem diferente de suportar o uso de software livre para os usuários. Nunca fui usuário Terra e nunca serei.
    Ah, e incentivadores de software livre, o terra? HAHAHA
    Só se for de uso interno mesmo, para servidores para economizar em licenças de software e ter uma disponibilidade maior, porque incentivar o uso na parte dos usuários não vejo nenhum. Um provedor que não disponibiliza o seu conteúdo em plataformas de software livre incentiva o uso? NÃO!! DESENCORAJA!

    Ainda piorou a situação, já que lançaram vídeos de alta definição em silverlight, que ainda não tem player estável disponível para linux.

    E sendo assim, eu também desencorajo o uso do portar do terra.
    Terra suporta linux? NÃO!!! NUNCA SERÁ!!

    Olarva (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 4:22 pm

    Essa turma ainda não percebeu o peso do marketing viral.

    Quando um usuário leigo quer saber alguma coisa, para quem pergunta?
    Pra algum Nerd/Geek por perto…

    O Nerd/Geek usa?

    O que o Nerd /Geek vai recomendar?

    : )

    Eu acredito que o terra só vai gastar dinheiro com a TV com formatos proprietários que pseudo garantem o conteúdo. pois no final vão entregar os pontos… Pois um serviço deliberadamente limitador se mata com o tempo.

    Mas, o que mais me irrita é o formato que eles escolheram para avisar o usuário das limitações de seu sistema, como se o USUÁRIO estivesse limitado, porquanto é o contrario que acontece.

    Deveriam avisar: “Nosso sistema não é capaz de servir os vídeos ao seu sistema operacional, Somos amadores, e nosso fornecedor nos disse que assim o conteúdo não poderia ser copiado…”

    Proteger conteúdo? na internet? dã…

    Eu assisto tudo certinho no UOL.

    (Apesar de não ter conteúdo nenhum… ha ha ha aquela sacola gigante e vazia foi boa.)

    Eu não entendo o porque do Terra estar indo na contramão dos outros portais. Todo mundo mudou pro Flash, só o Terra está indo de Silverlight. Porque? Pra ser diferente dos outros portais? Porque o preço dos softwares fornecido pela MS foi melhor que os da Adobe?

    Diogo (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 12:23 am

    Dica pro rapaz:

    - Se você realmente conhece o mundo FOSS, _primeiro_ mostre resultados, depois a gente começa a conversar.

    Fellipe (usuário não registrado) em 28/04/2008 às 1:01 pm

    Como assim difícil de achar profissionais em SL? Sinceridade não entendi o post do amigo.. E falar que usa 90% dos software sendo SL, e ainda falar que com isso está “apoiando” o SL é sacanagem!

Este post é antigo (2008-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.