Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Smart: gerenciando pacotes mais rapidamente no Fedora

O Smart nasceu na antiga COnectiva, e seu mantenedor central continua sendo o brasileiro Gustavo Niemeyer. Leia também: Gerenciador de pacotes Smart lança sua versão 1.0

“Resolvi procurar um novo gerenciandor de pacotes para o Fedora, por estar insatisfeito com o YUM. Depois de muita pesquisa, já quase desistindo, encontrei o SMART, um gerenciador de pacotes que se encontra na versão 1.0 e é realmente excelente, considero que ele fica tão bom ou melhor que o APT para usar aqui no Fedora. Para instalá-lo é simples, basta executar os seguintes comandos: (…)”

Enviado por Jyulliano Rocha (jyullianoΘgmail·com) – referência (jyulliano.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dorival (usuário não registrado) em 1/10/2008 às 4:43 pm

    Putz, se vc quer usar o apt ou smart que o faça, só não aguento mais esse papo que o yum é lento. Dá uma olhada que esse teu PC deve ter algum problema. Utilizo o yum e ele não apresenta lentidão.
    Coloquei 02 pcs juntos um rodando uma distro com apt e outro com o Fedora rodando yum, para atualizar o mesmo pacote e os 2 se mostraram iguais.

    m/

    Comigo o smart sempre se mostrou o mais “smart” pra resolver problemas de dependência, mas não sei se é regra geral.

    Pod (usuário não registrado) em 1/10/2008 às 8:39 pm

    Dorival, o yum era realmente lento há alguns anos. De uns dois anos pra cá ele foi ficando cada vez mais rápido e, de fato, hoje, ele é tão rápido quanto o apt (e vai ficar mais veloz ainda!).

    Ainda assim, os detratores continuam a repetir o mesmo argumento com prazo de validade vencido. Vai entender…

    O YUM, além de ter ficado cada vez mais rápido, tem também um monte de recursos que a maioria das pessoas nem desconfia (parte do pacote yum-utils). Vale à pena dar uma olhada.
    Além disso, plugins como o fastestmirror podem dar uma ajudinha quando o problema é lerdeza de conexão.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 2/10/2008 às 8:45 am

    Nao fiz nenhum teste de comparacao entre os dois gerenciadores, entao nao tenho como comparar. porem acho que o yum poderia ser melhor, nao apenas em velocidade, mas tambem em usabilidade e recursos.

    Para os que criticaram o post do colega, vale observar que este mesmo post saiu no Fedora news. veja no link –> http://www.fedora.org.br/news/

    Ou seja, se o proprio pessoal do fedora.org.br publicou essa matéria, que foi escrita neste mesmo termos, isto é, dizendo que o smart é uma alternativa superior e mais rápida de se gerenciar pacotes no fedora. Então é sinal que para eles a idéia do colega não é tão ruim assim.

    Em todo caso, confesso que eu também acho isso estranho, porque para mim o smart era apenas um front-end para o gerenciador de pacotes “principal” da distribuição, no caso do fedora, o próprio yum.

    Abraços!

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 2/10/2008 às 10:38 am

    Desculpem, mas então todos os meus servidores Quad Core, uns com CentOS e outros com Debian devem ter algum fator emocional que faz com que gostem e sejam mais velozes na distribuição da Debra e do Ian.

    O yum list é bem mais lento que o apt-cache, por exemplo. Na hora de instalar, mesma coisa.

    [flame] Mas posso não conhecer alguma artimanha para acelerar o yum (tipo yum-fast-like-apt.rpm)… :) [/flame]

    Desculpem, mas então todos os meus servidores Quad Core, uns com CentOS e outros com Debian

    Rapaz… acho que vc mesmo respondeu sua pergunta… Vc usa o CentOS. Vc não usa o Fedora 9. Pelo que sei a cada versão o yum vem obtendo uma grande melhoria, e a maior pelo que ouço dizer (sou usuário a pouco tempo, só useo o F8 antes), melhorou bastante.

    O CentOS 5.2, que é o último lançado, me parece que se baseia no Fedora 5, se não me engano, portanto, seu yum, rpm, pupi, etc. são de versões anteriores as usadas pelo Fedora hoje. Inclusive o Fedora usa outro frontend no lugar do pupi, o packagekit, que tem evoluído bastante.

    Um abraço.

Este post é antigo (2008-10-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.