Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema de arquivos ext4: o que muda

“Escrevi um post listando algumas novidades do ext4, sistema de arquivos sucessor do ext3, que começará a ser oferecido para uso em produção a partir do kernel 2.6.28. Ele pode ser encontrado aqui: Novidades ext4

Enviado por Thiago Bellini Ribeiro (contatoΘlinuxparatodos·com·br) – referência (linuxparatodos.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pablo (usuário não registrado) em 19/10/2008 às 7:01 pm

    Na verdade, o formato em disco do ext4 **não** é compatível com o do ext3. Isso significa que **não** é possível montar um volume ext3 como ext4, diferentemente do que ocorreu na passagem do ext2 pro ext3.

    Além disso, o ext4 não está pronto para uso em produção no kernel 2.6.28. O que ocorreu foi que ele saiu da fase de desenvolvimento (isso é, deixou de se chamar ext4dev). Seu formato em disco não vai mais mudar e os dados provavelmente não serão mais perdidos. Mas usá-lo em produção ainda é um pouco arriscado.

    O que não significa que eu não esteja ansioso pelo kernel 2.6.28 pra usar o ext4 no meu sistema em casa! :)

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 19/10/2008 às 9:11 pm

    Então, Paulo, devo reformatar minha partição para se ter o EXT4?

    Moisés (usuário não registrado) em 20/10/2008 às 8:40 am

    Será que o ext4 passara na frente do ReiserFS em questão de desempenho ?
    Ou o ReiserFS ainda continuará sendo o pioneiro em questão de desempenho ?

    Abraço a todos

    devo reformatar minha partição para se ter o EXT4?
    Sim, Avelino, vai ser preciso formatar a partição. Talvez até forneçam um conversor de ext3 pra ext4, eu suponho, mas isso não significa que a sua partição não vai mais ser montável como ext3. Além disso, quem vai confiar seus preciosos dados a uma ferramenta de conversão? ;)

    Será que o ext4 passara na frente do ReiserFS em questão de desempenho? Ou o ReiserFS ainda continuará sendo o pioneiro em questão de desempenho?
    Duas perguntas diferentes, duas respostas diferentes. Acho que o ext4 vai, sim, ultrapassar o ReiserFS. Senão, vai ser um retrocesso em relação ao Ext3, que já passou o ReiserFS 3.6 faz tempo. :)

    E em relação ao pioneiro em desempenho, não estamos mais em 2002, o que significa que o Ext3 e principalmente o XFS já ultrapassaram há tempos o ReiserFS 3.6. :P

    Moisés (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:28 pm

    phess,
    eu não sabia que o ReiserFS estava tão defasado assim, sempre utilizei este tipo de sistema de arquivos achando que seria o melhor entre os outros, já até desisti de algumas distros por não oferecer suporte a ReiserFs por default.
    Mas o estranho (não descartanto a sua colocação) é que ja vi muitos artigos na net dizendo que o ReiserFS supera o ext3 e outros, qdo se trata principalmente na copia de arquivos muito grande…

    Este é apenas alguns dos links que encontrei:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Sistemas-de-arquivos-EXT3-e-ReiserFS-no-GNU-Linux/?pagina=8
    http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2003/04/msg00330.html
    http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=284

    Acho q ainda vou continuar com o ReiserFS ……..rsrsrs

    O que podemos concluir então ?

    Valeu phess

    joao (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 4:01 pm

    Pelo jeito o ext4 ainda não ultrapassa o ReiserFS em performance, infelizmente.

    phess (usuário não registrado) em 27/10/2008 às 1:01 am

    Moisés, na verdade essa coisa da superação do ReiserFS foi mais uma tentativa de iniciar um saudável flame-war. :)
    O ReiserFS é líder em desempenho para lidar com grandes números (milhares) de arquivos pequenos ou médios em um mesmo diretório. Que eu saiba, quando se trata de arquivos grandes, é o XFS que “detona”.

    De resto, cada sistema de arquivos tem seus fortes:

    * o ext3 tem bom desempenho geral (não costuma ficar em primeiro nem em último nos testes) e mantém bem a integridade dos dados e metadados. Mas é chato esperar aquelas verificações de integridade a cada 30 montagens.
    * o XFS é muito rápido para lidar com arquivos grandes (a partir de poucos MB) e cada vez melhor em geral, e a integridade dos metadados é fenomenal (mas ele nem cuida da integridade dos dados).
    * o ReiserFS é ótimo para milhares de arquivos pequenos, mas seu tempo de montagem é de alguns segundos POR CADA VOLUME e na MINHA experiência ele corrompe dados e metadados sozinho, sem nem precisar puxar fio da tomada nem nada parecido.
    * O JFS é ótimo para uso em geral e é o que menos usa a CPU durante suas operações. Mas não tem ferramentas muito competentes para recuperação em caso de problemas.

    Um problema grave do ReiserFS 3.6 e do JFS é que o desenvolvimento deles parece ter parado. Acho que ainda resolvem bugs dos dois, mas se compararmos a atividade no código deles à que acontece com o XFS ou o ext4, eles parecem projetos “mortos”.

    Sobre a compatibilidade entre ext3 e ext4, falei uma besteira. O certo seria: o formato em disco do ext4 NÃO é compatível com o do ext3. Então, NÃO será possível montar uma partição ext3 como ext4, nem vice-versa.

    PS: Alguém aí tem links para benchmarks BONS e RECENTES de sistemas de arquivos???

    Backward compatibility

    The ext4 filesystem is backward compatible with ext3, making it possible to mount an ext3 filesystem as ext4 (using the “ext4dev” filesystem type, “ext4” after final release).

    Forward compatibility

    The ext4 file system is forward compatible with ext3, that is, it can be mounted as an ext3 partition (using “ext3” as the filesystem type when mounting).

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ext4

    http://ext4.wiki.kernel.org/index.php/Frequently_Asked_Questions#Can_I_mount_existing_Ext3_as_Ext4.3F_And_vice_versa.3F_Similarly_from_Ext2_to_Ext4_and_its_reverse.3F

    Uau. Fiquei muito surpreso com isso, fabianoengler, justamente porque eu já tinha procurado isso há alguns meses e diziam que não seria mantida a retrocompatibilidade.

    Peço desculpa por ter falado besteira e agradeço a sua correção.

Este post é antigo (2008-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.