Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Script para o Vivo Zap e outros planos 3G no Linux (atualizado)

Eu já testei o script do Morimoto, referenciado abaixo, com uma conexão Vivo ZAP 3G em um Eee PC, com um modem 3G USB Huawei. Funcionou de primeira, embora tenha sido necessário instalar o wvdial antes.

“Disponibilizei uma versão atualizada e mais finalizada do script para o Vivo Zap no Linux que tinha publicado semana passada, que está sendo escrito em parceria com a Vivo, que cedeu os equipamentos para testes. Usando o script você pode conectar usando:

1- Um modem USB (o script inclui regras para o udev e workarounds para ativar modems Huawei E156, Huawei E220/226 e Aiko 82D mesmo em distribuições antigas).
2- Um celular ou smartphone plugado na porta USB, sendo usado como modem. Nos Nokia você precisa apenas ligar o cabo e escolher o modo PC Suite.
2- Conexão via Bluetooth DUN (o modo de compartilhamento usado nos Nokia e na maioria dos outros aparelhos)
3- Conexão via Bluetooth PAN (o modo usado no Windows Mobile)

Intencionalmente, ele foi escrito usando uma interface o mais simples possível, utilizando apenas menus de texto, de forma a ser o mais compatível possível e rodar em qualquer distribuição sem a necessidade de instalar pacotes adicionais, mas eventuais interessados podem adaptá-lo para utilizar menus baseados no xdialog, gdialog, kdialog ou karamba sem muita dificuldade Ele inclui também alguns workarounds para problemas comuns (como o ajuste da rota padrão) e mensagens explicativas para erros comuns.

Baixe aqui: http://www.gdhpress.com.br/blog/arquivos/conectar-vivozap

Apesar do nome, ele pode ser usado também para conexões com outras operadoras, basta substituir a linha “vivomode=”1″ por “vivomode=”0″ no início do script.

Para usar o script, valem os passos de sempre: use o “salvar como” em vez de clicar diretamente no link e use o “chmod +x” para ativar a permissão de execução. Da primeira vez que é executado, o script faz as perguntas necessárias e gera um arquivo de configuração e a partir da segunda conexão ele conecta diretamente, usando a configuração anteriormente gerada. A idéia central é tornar a conexão o mais simples possível.”

Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) – referência (gdhpress.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 13/11/2008 às 3:12 pm

    Esse cara é “bão”!

    marvelous (usuário não registrado) em 13/11/2008 às 7:49 pm

    Sinceramente? … Qual é o objetivo disso? O Kurumin não é baseado no Ubuntu? O Ubuntu conecta de primeira e sem problemas.

    O script não é para o Kurumin, é genérico. Eu testei em uma distribuição em que não havia suporte default ao Vivo Zap 3G, e foi bem útil.

    lauro cesar de oliveira (usuário não registrado) em 13/11/2008 às 11:27 pm

    O ubuntu 8.10 aqui nao conecta de jeito nenhum, estou utilizando um AIKO 82D.
    Ele reconhece o modem, mas na hora de conectar fica solicitando uma senha… Jé percebi que é a senha do Chaveiro de senhas do Gnome.
    Mas, mesmo estando certa ele insiste em solicitar.

    Já tenho diversão para o final de semana…

    David P.S. (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:58 am

    Testei com o meu eeePC com um Huawei e156 da Vivo e não funcionou, mesmo depois da instalação do wvdial. Não esta encontrando a porta serial e o modem não responde. Alguem teve o mesmo problema?

Este post é antigo (2008-11-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.