Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Screenlets: personalizando o desktop com mini-aplicativos

Se você tem memória, ciclos de CPU e espaço visual sobrando, pode considerar a hipótese de saber mais sobre os Screenlets, pequenos aplicativos que atuam como extensões do desktop, oferecendo as mesmas funcionalidades de várias outras alternativas (relógios, calendários, RSS, previsão do tempo, monitoramento, anotações…) de uma maneira freqüentemente bonita e funcional.

O artigo do Linux.com referenciado no link abaixo apresenta um pouco mais sobre o que elas são e como funcionam. Mas não se esqueça de considerar também outras formas de aproveitar os ciclos excedentes da sua CPU, inclusive disponibilizando-os para projetos de computação cooperativa!

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cristo (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 3:21 pm

    é bom é bonito, mas é pesado e as vezes causa efeitos estranhos no sistema.

    Legal esse tema de ícones. Parece com um Vista que vi, é isso mesmo? Parabéns!

    alexandre (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 3:44 pm

    o que eu acho engraçado é que em priscas eras já existia um tal de windowmaker e um tal de blackbox que tinham uns desklets de fazer inveja a qualquer desktop windows.

    Alexandre, Bem lembrado !

    Não sei no caso do programa utilizado no artigo do linux.com, mas nem todos os programas que colocam estas frescuras no desktop são pesados não.
    Posso citar o plasma do KDE e o módulo gadman do Enlightenment, que pesam quase nada no consumo de memória e procesador da máquina.
    Algumas vezes estes programas só servem para enfeitar o desktop, mas muitas das “coisinhas” adicionam funcionalidades interessantes ao Desktop, tais como leitores de notícias, etc.

    O próprio enlightenment voltou agora (na release 16.999.43) a incluir as antigas “coisinhas” diretamente no desktop, além de ainda funcionarem tanto nos paineis quando no itask-ng (gadcon), que é uma “imitação” do dock do OS X, com a diferença que foi o dock que melhor funcionou comigo, por ser bem leve a agradável.

    Mas quando o camarada começa a adicionar aquele monte de coisas coloridas no desktop, como recados do orkut, fotos, etc, aí a coisa muda de figura, pois fica horrível.

    No meu micro véio de guerra, todos ficam pesados… hehe.. na minha opinião desktop não deveria aparecer com árvore de natal, cheia de luzes e coisas piscando penduradas… minha nota no screenshot: DOIS.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Não tem nada a ver com a notícia mas gostaria de partilhar.. hoje vi sendo vendido cd do GoblinX em um site.. no IRÃ… hehe…

    Isaac (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 5:53 pm

    Acho o SuperKaramba, mais leve e mais prático do que o Screenlets.
    Até para editar o tema do SuperKaramba é mais prático.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 6:06 pm

    Hoje a noite vou baixar mais umas coisas para o plasma e realmente, aqui tá super leve, pena que não tem muita coisa ainda.
    O superkaramba tbm tinha muita coisa legal, que, em tese, faria a mesma coisa, mas acho que o que realmente influencia em “pesar ou não pesar” é o quanto os enfeites são integrados ao gerenciador de janelas, quando usei o E17 pirei, até porque ele fazia coisas que nunca daria para fazer na minha maquina velha.

    Mas quero ver, quando o kde4 atingir um pouco o nível do kde3, com todas aquelas coisas a disposição como vai ficar, estou bem animado.

    @Grobsch – Cuidado, a “Companhia” vai começar a ficar de olho em vc hahaha.

    @MaxRaven, sou inocente.. hehe

Este post é antigo (2008-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.