SCO x Novell: justiça manda a SCO pagar US$ 2,5 milhões
“O convoluto caso SCO x Novell (que começou após o caso SCO x IBM) teve andamento na semana passada, com a sentença de que a concordatária SCO pague US$ 2,5 milhões à Novell por ter impropriamente afirmado ao mercado ter direitos sobre o Unix, e por ter coletado royalties sobre estes direitos, que pertencem à Novell.”
Enviado por André Cruz – referência (osnews.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-07-21
“Convoluto”? Quem usa essa palavra no Brasil?
A Novell tá se enchendo de grana, heim? Primeiro da M$, agora da SCO…
É uma pá de cal em cima de SCO.
Por que o Suse não tem certificação Unix?
Na verdade o dinheiro sairá da própria empresa que o recebrá: a Microsoft.
“Na verdade o dinheiro sairá da própria empresa que o recebrá: a Microsoft.”
Essa eu n entendi
Marco, quando a SCO ingressou com uma ação contra a IBM e concomitantemente coagindo os usuários corporativos do Linux a pagar pelo uso do Linux, alegando que ele incorporava códigos do UNIX dos quais alegava ser proprietária, a Microsoft repassou uma quantia considerável (não tenho aqui os números exatos) de dinheiro a título de pagamento pela licença sobre os códigos UNIX. Na verdade, é possível supor que a própria Microsoft não estava considerando a veracidade das alegações da SCO mas seria uma excelente e barata forma de formentar o medo e a dúvida sobre o desenvolvimento do Linux. E de certo modo pareceu ser um bom negócio para SCO que estava fadada ao naufrágio de qualquer maneira. Entendeu agora?
Porque a certificação não depende só da Novell, tem uma panelinha muito grande em relação a isso.
E de qualquer forma, nenhuma distribuição Linux precisa dessa certificação. Os verdadeiros proficionais sabem o que realmente pode ser feito no sistema, e obviamente o que não pode.
Uma palavra:
bwuahauahuahahahahahhaaha
Mais um pouqinho…
hehehehe
Wallacy os verdadeiros “proficionais”, não seriam profissionais, precisam de certificação, isto vai ajudar no mercado si, muitas empresas exigem.
Você precisa aprender a escrever direito meu filho. Voce esta reprovado vai repetir o semestre e não vai ganhar sua certificação. Escrevendo assim você é capaz de trocar os comandos na console, usar grepi ao invés de grep e isto vai lhe gerar dor de cabeça.
Desculpa, mas não deu para não sacanear!!!
Abraço,
Na verdade o dinheiro sairá da própria empresa que o recebrá: a Microsoft.
Mto bem pesado! Mas será que isso terá um desfecho? Já faz anos que esse processo se arrasta…..
Seria “profissionais” sim! Valeu, nem vi na hora.
E sobre a certificação….
Bem, a falta de certificação não vai impedir que o Linux seja usado em ambientes corporativos tipicamente *nix! Se o cara sabe que pode rodar X aplicativo em Linux, ele vai rodar!
O Mac OS tem certificação Unix! E o que isso mudou? Quem usava continuou usando, e quem não usava não resolveu usar só por isso!
Não é preciso nenhuma certificação para provar que o Linux é um ambiente *nix! Já em outros ambientes a historia é outra!
Rapaz… Você foi corrigir nosso amigo que escreveu “profiCionais”, e não deixou por menos: “no mercado si”?, Voce? (Você), “esta (está) reprovado”?
Fora acentuação, frases sem sentido etc. já que é para corrigir, pelo menos façamos direito. ;)
Pro Linux ser certificado como um Unix tem vários recursos que hoje ele não possui que precisariam ser implementados, mas por enquanto o Linus Torvalds não tem interesse, não lembro o porquê, acho que ele não concordava com alguma implementação…
Muita gente fala também que essa certificação é cara, mas particularmente não acredito que isso seja um motivo, já que com tanta empresa apoiando e financiando o Linux e se dependesse só disso eles não teriam dificuldade nenhuma em pagar.
Na verdade não é o Linus Torvalds que tem que ter ou não interesse, uma vez que a certificação se aplicaria a uma distribuição e versão específicas e rodando em uma determinada arquitetura, e não ao kernel Linux em si.