Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Saiu o novo driver da NVIDIA para placas legacy

“Vocês se lembram da notícia anterior sobre a não atualização do driver da NVIDIA para placas antigas em versões recentes das distribuições Linux? Pois é. Dia 29 de outubro a empresa lançou uma versão beta do driver que promete acabar com o problema. Disponível em: ftp://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/96.43.09.”

Enviado por Leandro Santiago (leandrosansilvaΘgmail·com) – referência (nvnews.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 9:55 am

    E viva o software proprietário feito por empresas decentes e de compromisso, como a NVidia! :-)

    Bruno (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 10:56 am

    Ainda falta arrumarem a versão legacy do 1.77.xx, a qual tive que aplicar um patch pra compilar o driver no kernel 2.6.27.4

    Bruno (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 10:58 am

    Ops! Não vi que saiu o beta pra versão 1.77.xx

    Trêêês vivas para a NVIDIA! WoooooW (imagine aqui todo mundo num estádio com cem mil pessoas levantando os braços).

    É certo que mais cedo ou mais tarde a empresa liberaria o driver. Não é somente nos estrangeiro que há pessoas com placas da empresa suportadas pelo driver legacy. Eu mesmo me encontro em tal situação.

    Mas ao meu ver ainda seria muito mais interessante se o desenvolvimento do driver da empresa se desse mais próximo do desenvolvimento do Xorg e mesmo do Linux e outros SOs (já que também saiu a versão legacy para FreeBSD).

    Enfim, os únicos drivers que tiveram o problema com o Xorg 7.4 foram os proprietários (nvidia e ati), pois os outros, que são integrados ao Xorg continuaram funcionando muito bem.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:43 am

    Engraçado, moderaram meu comentário negativamente mas todo mundo gostou da novidade! :p

    Ê comunidade que “dá trabaio”.

    (fanboy do software proprietário da NVidia)

    Robson (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 12:38 pm

    Cara, essa foi a melhor noticia da minha semana…
    Estou no trabalho agora, mas assim que chegar em casa ja vou baixar o driver mais atual para minha placa (Driver 173.14.15 para FX 5200.)

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 1:14 pm

    Alguem com tempo poderia comparar os comentaristas com os do outro post, só para ver quem mudou de discurso completamente?

    grilo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 1:33 pm

    cri cri cri…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 1:48 pm

    Como assim promete acabar com o problema? O problema continua, pois o driver é proprietário. Se amanhã houver outra atualização, o problema pode voltar. Se amanhã a Nvidia falir ou mudar de opinião, os usuários vão ficar na mão.

    Enquanto eles não liberarem a documentação para podermos criar um driver livre, o problema não estará solucionado. Drivers livres sempre têm suporte e sempre são atualizados e corrigidos. Algum driver livre quebrou com a atualização do X? Lógico que não, como já disseram anteriormente, só essas porcarias proprietárias bugadas é que deram problemas.

    Além do mais, os drivers são só para o sistema Linux e para as arquiteturas x86 e AMD64. E quem usa outros sistemas operacionais? E quem usa outras CPUs?

    O problema está longe de ser solucionado e não pode haver elogios à Nvidia. Se houver elogios, nunca conseguiremos a documentação, pois ela se justificará dizendo que a comunidade está satisfeita com os drivers proprietários.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 1:50 pm

    PS: Engraçado como vocês elogiam a Nvidia quando ela acorrenta vocês com drivers proprietários, mas quando os desenvolvedores do X lançam software livre eu não vejo nenhum elogio! Valores invertidos e ingratidão são apenas algumas das palavras que vêm à mente…

    Muitos de vocês falam tão mal da Microsoft, mas qual é a diferença entre a Nvidia e a Microsoft? Ambas prendem seus consumidores com software proprietário e não-documentado. Veio mais uma palavra à mente: hipocrisia…

    Mas vocês quem? Eu vejo bastante elogios ao software livre do X.org a cada lançamento sim.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 2:25 pm

    “O problema está longe de ser solucionado e não pode haver elogios à Nvidia. Se houver elogios, nunca conseguiremos a documentação, pois ela se justificará dizendo que a comunidade está satisfeita com os drivers proprietários.”

    “quando os desenvolvedores do X lançam software livre eu não vejo nenhum elogio! Valores invertidos e ingratidão são apenas algumas das palavras que vêm à mente…”

    Isso dito do BR-LINUX.

    Aí quando eu falo que o maior inimigo do FOSS não é a Microsoft, e sim os freetards, tem gente que reclama.

    Cara, ninguém está te prendendo nem forçando a nada. Não gosta do modelo da NVidia? NÃO COMPRE. Compre uma ATI, ou então uma placa de vídeo Open Source.

    Só por favor não queime o filme de uma comunidade inteira, porque uma empresa não age EXATAMENTE da forma que você quer.

    Parabéns SIM à NVidia, por dar suporte ao seu legado, coisa que muita empresa grande não faz, video Microsoft e os joysticks force feedback.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:11 pm

    Mas vocês quem?

    Ficou assim tão difícil de notar que eu estava me dirigindo a quem postou antes elogiando a Nvidia?

    Eu vejo bastante elogios ao software livre do X.org a cada lançamento sim.

    Eu também, mas não por parte destes.

    Só por favor não queime o filme de uma comunidade inteira, porque uma empresa não age EXATAMENTE da forma que você quer.

    Parabéns SIM à NVidia, por dar suporte ao seu legado, coisa que muita empresa grande não faz, video Microsoft e os joysticks force feedback.

    É da forma que a comunidade quer. Desculpe, mas se você não quer que ela aja assim, então você não faz parte da comunidade. Então sua postura é como a do Stallman de ter “muita retórica” e pouco conteúdo (qual foi a última vez que o Stallman escreveu uma linha de código?):

    “Software livre é o caminho” (a não ser, é claro, que haja um blob binário por aí, o que é mais que suficiente)

    “Colaborem com a comunidade” (isto é, “Eu sou a comunidade, quero tudo só para mim!”)

    “Free as in freedom” (mas “Free as in beer” é bom também)

    “Respeitem nossa licença” (a de vocês não vale os bytes que ocupa na memória)

    “A GPL é a solução” (a nossa solução, vamos fazê-la sua também)

    “As fornecedoras de hardware devem respeitar os SOs alternativos” (tudo bem, elas suportam o meu e isso é suficiente, dane-se o resto)

    “Diversidade de sistemas é bom” (mas “a minha distro é maior que a sua, haha!”)

    Depois eu que “queimo o filme” da comunidade…

    Sim, ficou bem difícil saber que você estava se dirigindo só a aquelas pessoas, e não generalizando o rant, especialmente considerando que disse que não vê nenhum elogio.

    Eu não esperaria que esta mesma meia dúzia de pessoas elogiasse a cada lançamento do X.org, e particularmente não fico sentido com a ausência destes elogios de parte delas.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:23 pm

    Cardoso falou tudo. Quem quer drivers livres compre da ATI, ou a Open-Placa-de-Vídeo… Eu prefiro o desempenho e o hardware de boa qualidade da NVidia, e nao me importo com os drivers serem fechados. Aliás, não me importo o fato de que vários programas que utilizo não são OpenSource (como o VMware). Quem não gostou que não use e pare de reclamar… Quando não funcionar mais eu compro outra placa de vídeo, simples, ou instalo um Xorg mais antigo -_-’

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:37 pm

    Caro Jack; código não é tudo. Stallman é louco, não toma banho, é 10% autista (palavras dele) mas é um agregador. É um mal necessário, como o Michael Moore.

    Eu não considero as contribuições de alguém para o Software Livre ou o que seja baseado em linhas de código que a pessoa escreveu. Levante a cabeça do cocho, olhe o mundo. Vai além dos programadores.

    É da forma que a comunidade quer. Desculpe, mas se você não quer que ela aja assim, então você não faz parte da comunidade”

    “Ein Volk, ein Reich, ein Führer!” (olha Godwin aí, gente) Se não concorda 100% com a comunidade, está contra ela? Então acho bom você passar para a Gestado do Software Livre os nomes dos vários que gostaram da notícia da NVidia, nos comentários mais acima.

    A SUA visão do que a comunidade quer está meio deturpada. Assim como seu conceito de liberdade. No momento em que você diz que a NVidia NÃO PODE ter um driver fechado, ou que os usuários NÃO PODEM elogiar uma decisão da empresa de suportar placas legadas, você está tolhendo a liberdade desses usuários.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:46 pm
    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:16 pm

    Sim, ficou bem difícil saber que você estava se dirigindo só a aquelas pessoas, e não generalizando o rant, especialmente considerando que disse que não vê nenhum elogio.

    Então me desculpe, eu devia ter sido mais preciso.

    @Cardoso:

    A última coisa de que precisamos é de hipócritas. O Stallman não é um mal necessário. Ele é totalmente desnecessário. Eu sei que código não é tudo, por isso eu digo que documentação é muito importante também, mas o Stallman não colabora com uma linha de código sequer (que eu saiba) há muito tempo. Esta é uma comunidade de desenvolvedores.

    A minha visão é a de um desenvolvedor da comunidade. A comunidade não quer ficar presa a software proprietário, se quisesse não seria uma comunidade de software livre. Se esse fosse o caso, seria mais fácil usar Windows logo, é relativamente barato e fácil de obter (quase todo computador novo vem com ele), e é um sistema razoável.

    O meu conceito de liberdade é poder usar o hardware que eu comprei. Se eu comprei eu tenho o direito de usar, ou não tenho? Quem está tolhendo liberdades não sou eu, são vocês e a Nvidia que estão tolhendo a minha. Vocês estão tirando minha liberdade, ou melhor, meu direito de usar meu hardware.

    Ou eu devo ficar preso aos sistemas operacionais que a Nvidia mandar e às arquiteturas de hardware que ela disser? E se amanhã eu quiser escrever um novo sistema operacional e quiser usar uma placa Nvidia nele?

    Repito meus insultos: vocês são hipócritas e ingratos. Hipócritas porque pregam uma coisa e vivem outra. Ingratos porque chamam os caras que escrevem o software que vocês usam de “freetards” (é, esses freetards são os caras que fazem o software que você está usando!).

    Tudo bem, faço como o Augusto (que tem muita razão), não fico sentido com a ausência de elogios da parte de vocês. Mas não deixo de ficar indignado com os elogios à Nvidia, que claramente não os merece…

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:43 pm

    @Jack Ripoff

    Obrigado por manifestar sua opinião de maneira concisa.

    Apoio o seu conceito sobre a comunidade e a oposição deste oba-oba vazio.

    Abs!

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:55 pm

    Desculpe, mas nunca vi tamanha besteira.
    Jack Ripoff comente por você e por você somente. Existem várioas programadores/desenvolvedores que completamente diferente de você. Liberdade é algo muito mais macro do que você acha.

    Um exemplo de programador/desenvolvedor é apenas o “”"”"”"merda”"”"”"”" do Linus Torvalds.

    E Cardoso, se me permitir te corrigir, é Gestapo e não Gestado.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:55 pm

    Desculpe, mas nunca vi tamanha besteira.
    Jack Ripoff comente por você e por você somente. Existem vários programadores/desenvolvedores que completamente diferente de você. Liberdade é algo muito mais macro do que você acha.

    Um exemplo de programador/desenvolvedor é apenas o “”"”"”"merda”"”"”"”" do Linus Torvalds.

    E Cardoso, se me permitir te corrigir, é Gestapo e não Gestado.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:56 pm

    Desculpe, mas nunca vi tamanha besteira.
    Jack Ripoff comente por você e por você somente. Existem vários programadores/desenvolvedores que pensam completamente diferente de você. Liberdade é algo muito mais macro do que você acha.

    Um exemplo de programador/desenvolvedor é apenas o “”"”"”"merda”"”"”"”" do Linus Torvalds.

    E Cardoso, se me permitir te corrigir, é Gestapo e não Gestado.

    Wallacy (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 8:55 pm

    @Jack Ripoff

    Curioso você dizer isso logo pro Cardoso. Ele é um dos caras que pega mais no pé do Stallman internet a fora.

    Ah sim, também não faço parte do seu grupinho fechado… Estranhamente, não compartilho de seu conceito de liberdade.

    Estranho né? Nem todos pensam iguais… Nossa, melhor eu parar com as generalizações!

    Rafael (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:01 pm

    Muito obrigado aos desenvolvedores do Xorg, estão de parabéns, este é o espírito do SL e da comunidade livre. Nem deu tempo de eu fazer um patch :-)
    Retiro tudo o que eu disse anteriormente(em outra notícia).

    Apenas mais uma vez, meus comprimentos aos desenvolvedores do Xorg. Ótimo trabalho! Eu acredito que não devemos depender de NVIDIA nem de nenhuma empresa.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:56 pm

    Jack, enquanto você insistir que “software livre” é uma comunidade de desenvolvedores, ela não sairá do gueto. Tio Ballmer agradece. Por favor mande o endereço para enviarem o cheque.

    Peço desculpas por meu conceito de liberdade ir além dos programas que uso em uma placa de vídeo específica. Achei que ao decidir NÃO utilizar aquela determinada placa,estaria exercendo minha liberdade. Entendo que pelo SEU conceito liberdade seria FORÇAR a NVIDIA a disponibilizar os drivers que EU quero.

    Você é muito mais livre que eu, eu estou errado.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:57 pm

    Covardo anônimo, eu sei, foi erro de digitação, mas depois de enviado não dá pra corrigir.

    Creio que, embora em si seja ela importante, a opinião do Jack ou de outro participante deste debate não é suficiente para manter ou remover do gueto algum modo de produção ou alguma filosofia relacionados ao software.

    cardoso (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 1:00 am

    Isoladamente não, Augusto. Mas discursos ideológicos fáceis e inflamados tendem a ser prejudiciais a longo prazo. Se a Fundação Apache compartilhasse desse discurso estaria US$100 mil mais pobre hoje.

    Creio que os movimentos reais e concretos da Fundação Apache também não são muito afetados pelas opiniões extremadas que são publicadas dia após dia em fóruns na Internet.

    As opiniões extremadas sempre vão existir, e podem ressoar no contexto em que são divulgadas, mas creio que a presença delas não interfere no I/O do gueto, quando se considera o quadro geral, tanto assim. Até mesmo porque raramente, em um sistema saudável, as manifestações ruidosas têm poder de mudar placares de jogos ou interromper o trajeto das caravanas.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 1:24 am

    Jack, enquanto você insistir que “software livre” é uma comunidade de desenvolvedores, ela não sairá do gueto. Tio Ballmer agradece.

    Isso não me interessa. O que me interessa é que o nosso software seja de qualidade. Desejo ao Ballmer todo o sucesso, boa sorte!

    É tão simples quanto: são os desenvolvedores que escrevem o software. Se fosse uma comunidade de qualquer outra coisa não haveria o software em primeiro lugar.

    Eu inclusive já falei isso na discussão anterior: vocês estão tomando uma decisão muito séria de colocar o tamanho da base de usuários na frente da qualidade do software.

    Peço desculpas por meu conceito de liberdade ir além dos programas que uso em uma placa de vídeo específica.

    O meu conceito é o mesmo do dicionário, a definição padrão:
    liberdade s.f. (lat. libertas, libertatis). 1. Faculdade de fazer ou de não fazer algo, de escolher. 2. Independência. 3. Estado oposto ao do cativeiro ou prisão, à escravidão; qualidade de livre.
    Fonte: Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa
    Simples assim. Eu não preciso redefinir conceitos para me justificar. Está aí, pela definição padrão, oficial e universal, tudo o que eu já falei: poder escolher, ser independente e não estar preso. Poder escolher hardware da AMD é liberdade, mas não poder escolher hardware da Nvidia não é liberdade. Entende porque o “ora, se não está satisfeito compre de outra fabricante” simplesmente não resolve?

    Entendo que pelo SEU conceito liberdade seria FORÇAR a NVIDIA a disponibilizar os drivers que EU quero.

    Opa! De onde veio isso?

    Eu nunca pedi drivers para a Nvidia. Eu nunca pedi nem sequer uma linha de código dela, nem uma mísera hora de serviço de um empregado dela e nem “propriedade intelectual” dela. Só o que eu e muitos outros pedimos é a documentação do hardware dela para podermos escrever nossos próprios drivers.

    Muitas outras fabricantes nos dão documentação (por exemplo: AMD, VIA, LSI, Realtek, Ralink, ADMtek, Intel, etc.). O hardware delas funciona out-of-the-box em praticamente todos os sistemas operacionais livres e arquiteturas compatíveis.

    Você é muito mais livre que eu, eu estou errado.

    Ora, não diga besteiras. Duvido que alguém aqui seja sábio o suficiente para dizer ao certo quem é mais livre ou quem está certo ou errado.

    Além do mais, isso é papel dos filósofos…

    Lyn Stefan (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 8:46 pm

    no final tudo vira bosta !
    “Todos falam sério, todos se levam a sério,mas no final esse sério me parece brincadeira.”

Este post é antigo (2008-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.