Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Richard Stallman se afasta da condução do GNU Emacs

Via Slashdot chega a notícia de que o fundador do projeto GNU, Dr. Richard Stallman, anunciou estar disposto a abrir mão da condução do desenvolvimento do aplicativo GNU Emacs, entregando-o a dois sucessores já indicados.

Após uma mensagem na lista de discussão do projeto comentando o seu afastamento e traçando um paralelo com o recente afastamento de Fidel Castro, Stallman complementou sua curta mensagem original lembrando que esta é a quarta vez que o GNU Emacs será administrado por outra pessoa que não ele, e horas depois enviou outra mensagem para esclarecer que não anunciou sua aposentadoria, mas apenas a transferência da administração do projeto GNU Emacs.

Ele não negou os boatos de que estaria migrando para o vi, mas tendo a não acreditar neles ;-)

Saiba mais (developers.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    é, lá se vai o velho coder… não descarto completamente na mudança para o vi. Todo mundo comenta que ele sofre de lesão por esforço repetitivo. Abrir mão das múltiplas acrobacias manuais do emacs em favor da simplicidade de execução dos comandos vi pode ser uma boa para a saúde… :)

    BTW, minha filha de 5 anos tá sentada aqui perto e comentou: “parece o Moisés”. E não é que é um profeta, mesmo? :)

    Doutor?
    É doutor em quê?

    Paulo (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 3:02 am

    Stallman graduated from Harvard magna cum laude earning a BA in Physics in 1974.
    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Stallman#Personal_life

    Paulo (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 3:03 am

    Opa, foi sem terminar.
    Realmente, não consta nenhum doutorado, apenas uma graduação em física.

    cppware, o Augusto, assim como o Carlos Cardoso do Meiobit, tem mania de pegar no pé do Stallman. Acho que foi sarcasmo…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 24/02/2008 às 5:15 am

    1996: Honorary doctorate from Sweden’s Royal Institute of Technology
    2001: Honorary doctorate, from the University of Glasgow
    2003: Honorary doctorate, from the Vrije Universiteit Brussel
    2004: Honorary doctorate, from the Universidad Nacional de Salta
    2007: Honorary doctorate, from the Universidad de Los Angeles de Chimbote.
    2007: Honorary doctorate, from the University of Pavia

    Para muita gente não vale, mas se até o Sarney é chamado de doutor, pq não o RMS?

    E sinceramente, não vejo como “pegar no pé” o que o Augusto fala do Stallman, pelo contrario, muita coisa que ele coloca por aqui teria a indicação do mesmo. Quanto ao Cardoso, ele faz a parte dele, quantos aqui não aparecem por lá sempre que tem Stallman no título, até parece que vcs nunca leram o Noticias Populares (ou um dos “irmãos” de sua região), a cartilha deles dizia, se a noticia é morno insira um icone nela, é popularidade na certa.

    Hoje em dia qualquer pessoa vestida de terno e gravata é chamada de ‘seu dotô’. Tá certo que nunca vi o Stallman de terno, mas…

    O RMS hoje em dia se tornou muito mais um símbolo do que realmente uma pessoa que realmente trabalha como desenvolvedor de código. Não que isso seja ruim, já que ele já fez muito neste campo (gcc, gdb, hurd, gnu-emacs), mas o negócio dele hoje é mesmo palestrar e passar sua filosofia adiante. O símbolo de uma ideologia, assim como o próprio Fidel, citado na notícia.
    Até o próprio Hurd, que muita gente acha que ele que mantém, é na verdade mantido pela comunidade.

    E, por falar em emacs, não sei se só eu passei por tal situação, mas… Alguém aí já teve que matar o processo (ou reiniciar o PC?!!!) do programa para finaliza-lo? Porque eita programinha difícil de usar… hauahauhau

    Ah, e não quero defender o Augusto, mas sempre vi ele tratar o Stallman com bastante respeito até, principalmente se comparado ao outro, editor do 1/2 bit.

    cppware, da última vez que olhei, pelo menos 5 universidades, em países diferentes, haviam concedido o título de Doutor a Richard Stallman. Mas não sei te dizer em que. Não vejo nenhum sarcasmo ou pegação de pé em mencionar os títulos dele.

    Se até o Lula tem doutorado honoris causa… Bom deixa pra lá.

Este post é antigo (2008-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.