Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato do evento Solutions Linux, em Paris, por Helio Castro

“Estive presente na semana do 29 de Janeiro a Solutions Linux em Paris, onde apresentei duas mini palestras sobre KDE 4 pela Mandriva.

A Solution Linux é o maior evento de software livre da França e pode ser considerado um misto entre o nosso FISL e a finada Linux World de São Paulo, tendendo mais ao lado corporativo. Este ano o evento aconteceu em La Defense, o centro econômico e também moderno de Paris (sem contar frio pra burro, onde o inverno congelante, com ajuda do vento colaborou com uma gripe fora os meus planos).

A Mandriva, como empresa nativamente francesa tinha seu estande montado na parte central do evento, rodeado também pelos estandes da Novell, Canonical e mais distante estava o estande da Red Hat.

À parte das distribuições que são figurinhas comuns em um evento de software livre, e empresas como IBM ou editoras como O’Reilly, era muito comum ver muitas empresas novas que estão embarcando de corpo e alma nesse mercado, o que mostra que hoje o mercado não tem mais restrições ao mesmo.

Muito me agradou o setor anárquico dos grupos de usuários, que lembra muito, mas muito os GUs do FISL, o que me arremete a dizer que a parte do idioma, somos todos farinhas do mesmo código.

Passei os três dias entre o estande da Mandriva, os nossos amigos rebeldes do PLF, e o pessoal do KDE.fr, em especial pude conhecer um dos bons KDE hackers atualmente, Aurelien Gateau. Era um estande simples, de ultima hora, mas sempre tinha muita gente em volta pedindo para conhecer o KDE 4.

A parte mais divertida que eu gostaria mesmo de poder ter algo similar no FISL foi no final do primeiro dia. Como grupos de usuários vinham de todas as partes da França, eles tem o costume de trazer queijos e vinhos de cada localidade. e eu posso dizer, não é pouca coisa. Não há como descrever a quantidade de queijos diferentes que existem. Tudo isso reunido em um lugar para um happy hour diferente. Uma excelente idéia (fotos não incluídas, o fotógrafo estava ocupado comendo :-)”

Enviado por Helio Chissini de Castro (helioΘkde·org) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Moreau (usuário não registrado) em 7/02/2008 às 4:29 pm

    Vida ruim esta sua em companheiro, Happy Hour regado a queijos e vinhos franceses. A fome “inveja” já esta me consumindo por dentro…

    Ótima idéia. Adaptando para o modelo tupiniquim cada um leva um tipo de cachaça da sua região e uma comida típica.

    Vai ser muito bom, uma confraternização que vai fundo no paladar, com pratos que vão desde a buchada de bode até o camarão ao bafo.

    Haja sonrisal depois!

    Vixi, aqui no Brasil teria de fazer isso só no último dia, sem contar o “seguro-saúde” que o evento teria de contratar, o que ia ter de intoxicação alimentar (para não falar diarreia mesmo), eu mesmo não agüento comer uma pancada de coisas, era funeral na certa :D

    Mas até que não é de todo ruim, traria uma boa integração.

Este post é antigo (2008-02-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.