Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Reflexões de um cachorro louco sobre o TCO da Microsoft

“Em mais um post polêmico, Maddog analisa em profundidade um estudo recente encomendado pela Microsoft que concluiu que o software proprietário tem TCO “aproximadamente igual” ao do Software Livre.

Para aqueles que não quiserem ler até o final, o “resumo executivo” é:

A Microsoft admitiu que o TCO (Custo Total de Propriedade) para estudantes em países em desenvolvimento é aproximadamente o mesmo entre seus produtos e o Software Livre. Eles ainda admitem que os custos iniciais do TCO para hardware e software são menores no Linux, e que o pessoal técnico em Linux em nações em desenvolvimento recebem salários superiores aos de suas contrapartes na Microsoft, devido à escassez.

Creio que isso peça um maior uso de Software Livre em universidades e escolas secundárias para ajudar a aumentar o número de profissionais de Software Livre altamente treinados e empregados localmente, para reduzir essa escassez e para diminuir os problemas de desequilíbrio decorrentes do pagamento de royalties de software para fora do país.

O longo post do Maddog está na Linux Magazine Online.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Valtoir (usuário não registrado) em 8/10/2008 às 11:02 am

    Trecho interessante do artigo:

    “Esse é o ponto realmente importante:

    Com o Software Livre, o dinheiro pago pelo suporte local se mantém no ambiente local. Os royalties pagos por software Microsoft, embora baixos, fluem para fora do ambiente local e para as mãos da Microsoft.

    O dinheiro local pago como salários mais altos fornece renda para os trabalhadores, e pode ser usado para comprar comida local, habitação local e pagar taxas locais para pessoas locais.”

    Em muitas cidades realmente existe escassez de mão de obra em Linux, isso eu concordo. Concordo até que no curto prazo a mudança pode sair mais cara devido a isso e a treinamentos, mas como as próximas versões do SO não precisarão de licenças de upgrade, no médio e longo prazo o Linux volta a ser mais barato.

    É… Pena que na maioria das faculdades não se tem essa visão. Estão tão contaminados pelo “mercado” que não se enxerga as grandes vantagens que a cultura do sofware livre pode nos trazer.

    É uma pena!

    Ué, mudei meu avatar, na pré-visualização do comentário já aparece o novo mas no comentário final ainda está o antigo…

    Testando, 1, 2, 3… testanto, 1, 2, 3… ;)

    Muito interessante o texto do Maddog…

    Software proprietário é uma extensão da divisão internacional do trabalho. (na área de TI) Somente o software – e hardware? – livre é capaz de modificar tal quadro.

    Agora conto um causo interessante e engraçado…

    Esta semana teve um negócio da Microsoft aqui na minha cidade (Maringá, que já não é uma cidade do interior, infelizmente). Uma espécie de curso para aprender a utilizar “tecnologias Microsoft”.

    Eu nem sabia do negócio até me falarem (que foi depois do acontecido). Muitos colegas meus fizeram inscrição, mas o engraçado é que muitos deles foram recusados. Ao que parece, foram recusados somente os usuários de Linux. Como a inscrição foi feita pela Internet, imagino como tenha sido fácil utilizar o algoritmo de seleção:

    if (SO != “Windows” ) {
    vaza rapaz!
    break
    }

    if (navegador == “IE” ) aprovado!
    else mandaprofinaldafila();

    Obs: não estou insinuando nada. Só foi engraçado… :-) Ah, e conheço muitos adoradores da Microsoft. Alguns mais radicais até do que os Linuxers… hauahuaha

    Obs: agora mesmo uma professora me perguntou se conheço algum técnico que consiga ressussitar suas máquinas (eu respondi: “um para-médico”). Ontem todas as máquinas da sua casa e escritório foram infectadas com um vírus e nenhuma mais funciona. O pior é que ela tem que terminar um artigo (ela trabalha com estas coisas de geoprocesamento, algo assim), mas não consegue pois nenhuma máquina funciona. Ah sim. Nem preciso dizer qual sistema operacional ela usa. Software proprietário é bom pois gera muito emprego: as coisas vivem a “quebrar”. Logo, um software menos vulnerável é ruim, pois precisa de menos “concertos”. Microsoft gera mais empregos! hauahuahauhaua

    @tenchi

    Software proprietário é bom pois gera muito emprego: as coisas vivem a “quebrar”. Logo, um software menos vulnerável é ruim, pois precisa de menos “concertos”. Microsoft gera mais empregos! hauahuahauhaua

    Sim, a Falácia da Janela Quebrada!… Não é brincadeira, eles realmente acreditam nisso mesmo, que estão movimentando a economia! Lembra da nota no lançamento do Vista?!

    @Valtoir

    Não só o dinheiro, mas o importante é que o conhecimento se mantém no ambiente local e não se perde, só se acumula, expande e disponibiliza-se cada vez mais. O que a sociedade aprende com/sobre SL será sempre um investimento, nunca um gasto (como sempre é com soft proprietário).

    E uma parte que também gostei muito:

    “Quando você não possui o seu software, você não está no controle. Falta de controle do software é um dos “custos ocultos” jamais mencionados no estudo.”

Este post é antigo (2008-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.