Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Hat participa do LessWatts e do PowerNow

“A Red Hat anuncia que está atuando em vários projetos voltados à economia de energia, com muito deles já fornecendo benefícios aos clientes. Um dos projetos é o www.lesswatts.org, que envolve desenvolvedores, usuários e administradores de sistema e visa a criação de uma comunidade que economize energia por meio do Linux. Patrocinado pela Intel, um dos programas do Less Watts é o PowerTOP, ferramenta de Linux que ajuda a identificar soluções que consomem muita energia quando o sistema está em stand-by. Isso permite medir a energia dos aplicativos de forma individual, otimizando os de baixo consumo.

Outra área em que a Red Hat atua no desenvolvimento é a de suporte a escala de freqüência do relógio da CPU. A escala permite modificar a velocidade de operação do CPU. Os clientes já sentem o resultado desse trabalho no Red Hat Enterprise Linux 5.2, no qual foi adicionado o suporte para o Dynamic Aceleration Technology, da Intel, que economiza energia enquanto o computador está em modo de espera e também oferece ganho de desempenho do overclock dentro de níveis térmicos de segurança.

A Red Hat trabalha próxima à AMD apoiando a tecnologia de gerenciamento de energia PowerNow!. Todos os produtos Red Hat Enterprise Linux possuem a tecnologia de virtualização, que fornece muitos benefícios de energia ao consolidar o gerenciamento de recursos. A empresa também tem trabalhado fortemente com paravirtualização de drivers para Windows guests – o que melhora o desempenho do guest, eliminando a alta sobrecarga já existente. Os drivers de paravirtualização para a virtualização completa dos guests do Red Hat Enterprise Linux foram lançados em maio.

Os esforços da companhia em cloud computing também transformam os ambientes de datacenter mais amigáveis. As organizações não precisam hospedar suas próprias máquinas quando necessitarem de espaço extra, excluindo a necessidade de energia extra e materiais que causem desperdícios. Além disso, o Red Hat Enterprise Linux e o Fedora requerem menos hardware, tornando possível a utilização do hardware já existente e mantendo a mesma funcionalidade.

A Red Hat tem feito contínuos esforços em prol da TI verde, como o permanente exame das features de gerenciamento de energia que podem ser implementadas no Red Hat Enterprise Linux.”

Enviado por Lucas Barbosa (lucasΘvianews·com·br) – referência (br.redhat.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    No cenário atual, o foco em consumo de energia pode parecer ineficaz e pouco atraente para o mercado. Mas é justamente nisso que enxergo a superioridade da Red Hat em relação às outras empresas do setor.

    Ela aposta no óbvio. E o óbvio é que, futuramente, economizar energia não será apenas questão de responsabilidade social. Energia tende a ser um recurso caro, e diferenciar seu produto nesse sentido é uma estratégia nobre e lucrativa.

    Quando assumiu o cargo, o não tão novo CEO da Red Hat estava mais do que certo ao dizer que a Red Hat deveria render perto de 5 bilhões de dólares, e não apenas 500 milhões.

    E vida longa ao CentOS também, porque eu não tenho dinheiro.

Este post é antigo (2008-07-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.