Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Hat diz que software livre crescerá impulsionado pela crise

O presidente e Chief Executive Officer (CEO) da Red Hat, Jim Whitehurst, espera que o software livre cresça mais forte do que o mercado proprietário em meio à crise financeira mundial.

Whitehurst diz que, enquanto as previsões de uma recessão significam menos projetos, os benefícios econômicos do open source encorajam os clientes de softwares proprietários a migrarem. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    well (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:05 pm

    “Próximo ano será o ano do Linux”
    “O Windows XP alavancará o uso do Linux”
    “Com o computador popular promovido pelo governo, mais pessoas usarão Linux”
    “A fraca aceitação do VISTA popularizará o Linux”
    Bla bla bla…

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:25 pm

    Well concordo contigo. Enquanto pessoas/grupos perdem seu tempo em trocar o nome de Debian para outro nome ridículo, poderiam está aprimorando a Debian.
    Além disso, o que fazem de verdade o Linux ainda não querem perfumaria. Que é hoje o principal motivo de uma pessoa, que não gosta de informática, usar o computador. Resumo: deve ser extremamente fácil de se usar.
    Marketing extremamente ruim e totalmente ineficaz.
    A torcida do time das várias e inúteis distros comerciais ou não, que não ajudam, além de deixar uma imagem extremamente ruim do Linux.
    Achar que tudo que é feito pela Microsoft é ruim, esquecendo que nada é absoluto e que tem coisas na Microsoft que são boas sim. Exemplo a perfumaria no sistema, que chama e muito a atenção de pessoas que não dão bola para informática.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:28 pm

    Correção:
    o que fazem de verdade -> os que fazem de verdade

    Amigos, a notícia não está dizendo que o Linux vai dominar o mundo por causa da crise e sim que ele vai crescer um pouco mais do que o esperado por ser uma alternativa viável, principalmente para os que antes nem enxergavam esse caminho.

    As razões apontadas pelo well realmente acontecem, o uso do Linux continua crescendo e esses são alguns de seus motivos. Mas também nunca é nada tão revolucionário ou que mude as coisas da noite para o dia.

    Apesar do bla, bla, bla, tire o hype/sensacionalismo e vamos enxergar as coisas que estão acontecendo mesmo :)

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 12:25 am

    Concordo com o Hugo.

    André Jaccon (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 12:31 am

    Com a crise mundial sim a adoção de Linux nas corporações terá maior adoção. Em máquina desktop ainda acho pouco provavél, a falta de conhecimento na plataforma Linux e o comodismo fazem com que a pirataria tome uma força cada vez maior. Conheço vários usuários que compraram um Desktop ou mesmo Notebook e perguntaram como fazia para instalar o Windows mesmo que sendo pirata.

    Para nós profissionais de TI sabemos as diferenças entre ambos os SO’s e ainda as vantagens da adoção do Software Livre e também do Linux, mas ainda há muitos a convencer para adoção do Linux pelas as massas.

    dk (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 12:53 am

    Black Hat diz que windows XP pirata crescerá impulsionado pela crise

    Alex spenassato (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 9:32 am

    a verdade é essa: windows xp crescerá impulsionado pela crise! hehehe
    quem disse que windows é pago?

    joaocep (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 10:57 am

    na boa, eu sou um usuário de linux , que ainda uso fluxbox e não estou nem ai para as perfumarias, por exemplo: Servidor de verdade, não precisa de ambiente gráfico; exceto casos específicos.

    outro problema é a quantidade de coisas inúteis e configuradores gráficos, é só ler as manpages.

    abraço.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 1:44 pm

    joaocep, é por causa de comentários assim que o Linux sempre será:

    linux no desktop + 1 ano (e dá-lhe loop infinito)

    É por isso que o Windows sempre será o escolhido para computador pessoal de 80% a 90% das pessoas do mundo.

    “na boa, eu sou um usuário de linux , que ainda uso fluxbox e não estou nem ai para as perfumarias”
    Parabéns, você está entre a minoria que pensa assim. A grande maioria prefere um windows pirata do que migrar pra Linux, e não há crise que mude isso. Na própria pesquisa publicada aqui, a grande maioria dos usuários de Linux são profissionais de TI.

    Marcus (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 4:56 pm

    Para usar o fluxbox, eu prefiro nem ter modo gráfico.

    Quanto as man pages, elas sao muito úteis, mas nunca li mais de duas linhas.

    Abs!

    cardoso (usuário não registrado) em 23/10/2008 às 12:10 am

    “outro problema é a quantidade de coisas inúteis e configuradores gráficos, é só ler as manpages”

    É isso aí, companheiro. Continue pensando assim, e espalhe a mensagem. Morte aos traidores do movimento, Ubuntu e Novell.

    Ass: Bill Gates, Steve Ballmer, Steve Jobs, Michael Dell…

    Mauro (usuário não registrado) em 23/10/2008 às 9:12 am

    Quanto a servidores, talvez haja uma pequena melhoria, mas não espero muita coisa.

    Quanto a desktops e notebooks, infelizmente, o Alex Spenassato está corretíssimo. Enquanto a MS utilizar essa técnica de usar proteção de araque contra cópia e atualização e fazer vista grossa para cópias ‘piratas’, quase todos os novos usuários vão aprender a usar computador com windows, e quando forem trabalhar nas empresas vão querer windows. As empresas de médio e grande porte são as que a MS quer que paguem por seus produtos. Eu ainda não consegui me livrar da impressão de que é a própria MS que ‘craqueia’ seus produtos e ‘semeia’ sua ‘pirataria’… aparecem cedo demais, e funcionam bem demais… normalmente aparecem antes e funcionam melhor que as cópias ‘oficiais’… alguém pode me explicar isso ?

    Quanto a isso, a única contra-medida que enxergo como eficaz seria forçar a barra, fazendo que a maioria dos estudantes aprendam a utilizar computadores com linux. As interfaces gráficas e multimídia do linux já amadureceram, o OpenOffice está quase lá, mas lembrando da faixa etária de quem vai aprender a utilizar computador, está faltando _muito_ na área de jogos: crianças e adolescentes podem, por força da necessidade, utilizar editores, planilhas e apresentações, mas o que faz com que achem que computadores são ‘legais’, e acabem se interessando em aprender mais, são os jogos. Por isso o wine é tão importante.

    Outra boa frente estratégica é jogar pesado com os smartphones. Se a concorrência entre os fabricantes de processadores embarcados continuar como está, em pouco tempo teremos smartphones com potência suficiente para aceitarem monitores e teclados externos via usb, bluetooth, wifi ou alguma outra interface. E um ano depois disso estarão com preços acessíveis. Com isso eles vão substituir os desktops e notebooks. E se podemos divagar, vamos nos lembrar dos desenvolvimentos recentes sobre displays em lentes de contato e óculos…

Este post é antigo (2008-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.