Red Hat apresenta o Publican – ferramenta de apoio a documentadores
“O Software Livre vem se tornando popular entre usuários não técnicos, e para isso, uma boa documentação é muito importante. A grande barreira para chegar a esse objetivo é a falta de contribuidores interessados pela dificuldade de ferramentas necessárias para criar e gerenciar regularmente documentos muito complexos.Agora as coisas ficaram bem mais fáceis: o Publican chegou. O Time de Documentação da Red Hat tem usado essa ferramenta, que automatiza o processo de criação de todos os arquivos necessários para começar um novo documento, assim como exporta o conteúdo final em vários formatos incluindo o HTML e PDF. Agora o software está aberto para o mundo e hospedado pelo Projeto Fedora onde o time de documentação o adota.
Abaixo segue a experiência com o Publican de Jared Smith, membro do projeto de Documentação do Fedora: “Eu provavelmente gasto vinte ou trinta horas (ou mais) de configuração a infraestrutura para que um projeto DocBook comece… a maior parte do tempo fico configurando os arquivos (e os vários links entre eles), configurando Makefiles, etc. Não é exatamente a minha definição da palavra ´diversão´.
Então ontem a noite, fui verificar quanto tempo levaria utilizando o Publican. Em menos de 15 minutos eu tinha instalado e portado um DocBook para ele (a nova revisão do Software Management Guide, como parte do Projeto Fedora Documentação). Você pode ver a saída HTML no seguinte link (http://jsmith.fedorapeople.org/software-management-guide/), completo com a trademark do Fedora e tudo mais.”
Você pode encontrar como começar com o Publican no Fedora nesse link (https://fedorahosted.org/publican); e uma vez que testar o software, por que não se juntar ao Projeto Fedora Documentação (http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/Join) e descobrir como pode ajudar?”
Enviado por Rodrigo Menezes (rmenezesΘfedoraproject·org) – referência (rmenezes.orgfree.com).
Bem interessante, utiliza XML para montar o livro, dar a impressão de ser um LaTeX só que ao invés dos comandos tradicionais eles usam comandos em XML, contudo ainda prefiro o LaTeX, mas já será de bom grado o publican já que é bem mais fácil de instalar e configurar que o LaTeX.
Mas para documentação de código o Doxygen ainda continua imbatível, sem contar que é reconhecido em uma porrada de linguagens