Reação: Comunidade Twiki cria fork após tentativa de intervenção
“O Twiki, ferramenta de wiki estruturada relativamente popular no Brasil (adotada por instituições como o ITI, PSL-Brasil, DCC da UFBA, EDUGRAF da UFSC e outras), está em processo de fork.
No dia 27, a empresa TWIKI.NET, que apoiava o projeto comunitário e é proprietária da marca e nome, fechou o acesso aos fóruns e outros recursos de desenvolvimento comunitário, avisando que só voltaria a liberar o acesso para os desenvolvedores que topassem aceitar novos termos e condições de participação.
A liberdade de código vem prevalecendo, e o fork baseado na última versão anterior ao ocorrido já foi criado, com o nome provisório de nextwiki.”
Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (lwn.net).
Talvez seja vantajoso, ou não.
Ai que tá, não sei ate que ponto é bom vc pegar e começar um projeto de software livre, pois depois de um tempo ninguem precisa mais de vc
Nessa hr oque sobre é muita frustração e sentimento ruim.
Ver um fork do seu sistema rolando por ai dve ser horrivel
É isso mesmo, uma coisa é vc pegar o trabalho da comunidade e fechar e achar que pode decidir por todos, fizeram certo em criar o fork, se tem esses novos termos de uso pelo visto não parecem ser bons.
Davily,
Depois do que ele fez, não era de se esperar menos que um fork. Imagina você, contribuindo a anos para um projeto e o cara simplesmente se apropria de tudo e fecha pra comunidade. Se o código produzido até agora não está fechado, nada melhor que aproveitá-lo.
As vezes, isso até vem de ajuda, pois olha como está sendo rodada essa notícia. Anima a galera a criar um produto melhor. Foi o caso do Mambo e Joomla.
Ta certo, não havia pensado por esse lado
nextwiki: um nome provisório, mas criativo.
Apoio totalmente e não vejo nenhum problema no que estão fazendo, principalmente depois da palhaçada que a “twiki.net” fez. Se fosse um software proprietário, infelizmente poderíamos até perder o software de vista, mas como não é… Ainda bem.
E duvido que a parte antiga do fork vá “sobreviver”. É só ver outros casos famosos como o XFree86/X.org e Mambo/Joomla. Da próxima vez espero que essas “medidas” por parte de empresas que cuidam da marca não sejam tão “ditadoras” e respeitem o ciclo de interesses dos desenvolvedores. Assim mudanças podem ocorrer, se forem justas e interessantes.
Liberdade pra quem não saber usar. =/