Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rádio Terra com Silverlight/Moonlight

“Depois de muito tempo resolvi testar a Rádio Terra para ver se tinha voltado a funcionar no linux. Cliquei na rádio Blues e abriu uma janela dizendo que era necessário o Microsoft Silverlight para ouvir a rádio terra. Para minha surpresa, na parte de baixo da janela tem um link: “usuários de linux, clique aqui para conhecer uma alternativa para ouvir a rádio terra”. O link direciona para a página do moonlight. Resolvi olhar nos repositórios do Mandriva e lá estava o moon. Instalei e funcionou! Agora tá tocando “Truth” do “Jeff Beck”, com uma qualidade excelente.

Ainda não decidi se o fato é bom ou ruim. De qualquer forma, hoje temos uma alternativa livre oficial (apesar de polêmica) para tocar um formato proprietário.”

Enviado por Marcelo Nascimento (mvnascimentoΘterra·com·br) – referência (sonora.terra.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A Terra sempre na “vanguarda”. :P
    Eu espero que ano que vêm não deixem eles terem estande no FISL.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 10:47 am

    Aqui no Ubuntu não consegui ouvir, abre o player, mas não carrega o áudio.

    ivansampa (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 11:36 am

    Náo consegui rodar no meu puppylinux, o Terra continua com sua restricao a sistemas naoWin$.
    Mas, ja resolvi esse problema ha muito tempo, nao navego a muito tempo nos sitios do Terra, e cancelei minha assinatura de provedor.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 11:50 am

    Engraçado a nota no site que o link da tal alternativa direciona:

    “Note: These are currently built without multimedia support. No video or mp3 playback is enabled on these binaries.”

    Marcelo (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 12:37 pm

    Sobre o comentário do Paulo, o silverlight tem algum tipo de arquivo diferente ou é só o empacotamento de mp3/video que muda?

    anonimo (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 1:29 pm

    “Ainda não decidi se o fato é bom ou ruim”

    É bom, certamente. Como é bom ter o Mono. Ruim é não ter uma opção, como acontece com o ActiveX (deixando de lado a discussão se é seguro ou não)

    João Marcus (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 1:30 pm

    Não entendo essa escolha pelo Silverlight. Mesmo se fosse utilizar só Windows, eu automaticamente deixaria de acessar o Sonora se ainda utilizasse. Porém, já não me importo com aquele lixo desde que percebi que eles só vendem músicas com DRM. Sim, é claro que eu vou comprar uma música protegida “para proteger meus direitos”, obrigando-me a fazer um maldito login e ainda fornecendo *LIMITE DE ATIVAÇÕES*. Ah, vão tomar naquele lugar, vão.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 1:38 pm

    Realmente, testei no Intrepid Ibex e está sem som.

    Frank (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 2:04 pm

    Moonlight é o caramba! Por que não utilizaram uma outra tecnologia que já está consolidada no mercado? Como Flash, por exemplo…

    Isso pra não falar do fato que Silverlight e Moonlight são tecnologias ligadas à M$. Espero mesmo que o Terra esteja de fora do próximo FISL, pois eles não têm o menor comprometimento com o Software Livre.

    Wallacy (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 2:10 pm

    Usa Silverlight é?

    Eu tinha instalado o Moonlight a um tempo atrás, porém fiquei meio “decepcionado” pois a maioria dos sites continuavam dizendo que eu precisava do Silverlight… Dai achei que o Moonlight não funcionava.

    Acesso o site do terra as vezes e mando tocar a musica e ele sempre “vai” sem reclamar nem nada. Nem percebi que estava rodando sobre o Moonlight.

    Pelo visto meus “pré-conceitos” sobre essa tecnologias estavam um pouco errado. Se sempre rodar de forma tão transparente assim para o usuário vai ser uma coisa muito boa. Não sabia que ele se integrava tão bem ao navegador.

    Dorival (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 2:52 pm

    Terra, pelo amor de DEUS !!! Toca propaganda legal só isso !!!

    Stewie Griffin (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 3:23 pm

    “Eu espero que ano que vêm não deixem eles terem estande no FISL.”

    mimimimimi…

    Aqui no Firefox funcionou tranquilo. Já no Opera não rolou. Não testei em outros browsers. Quando fecho o navegador com a música rolando, dá pau. Fica um barulhão e tenho que reiniciar. Também, só testei uma vez. Já estou conformado em utilizar só o Firefox. Não que não goste dele. Pelo contrário. Mas gosto mais do Opera. Questão de gosto, mesmo.

    Ah! Esqueci de falar. Utilizo o Mandriva 2009.0. E realmente tem nos repositórios.

    ARM_Coder (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 4:24 pm

    Pessoalmente, eu curto o live365.com. Canais aos montes, roda em Flash puro (Win/Linux), e no modo gratuito já dá pra divertir um bocado. Sinceramente, não passo nem perto da Radio Terra.

    Abraços a todos.

    Frank (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 4:30 pm

    É verdade. E ainda tem o Last.FM, que além de ser um agregador de músicas e rodar em Flash, ainda dá sugestões baseado no gosto musical de cada um.

    ricardo (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 7:22 pm

    ouço MUITO (pra não dizer só) a bbc radio6. pede real, mas com mplayer-plugin roda que é uma beleza. não tenho doq reclamar. as vezes ouço uma ou outra coisa em outras radios shoutcasts.

    abraços!

    Everaldo Canuto (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 9:02 pm

    Ah, o problema com o som se deve ao fato de não ter on ffmpeg instaldo, instalem ele. Aqui mais informações:

    http://wiki.debian.org/Teams/DebianMonoGroup/Moonlight#head-269adabf77c0d3971046e1d0b1413878912bf0cb

    Não tenho Ubuntu aqui então se alguém testar e funcionar (oumesmo se não funcionar) me enviem um email: ecanuto@novell.com

    Everaldo.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 9:10 pm

    Frank (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 2:04 pm

    Moonlight é o caramba! Por que não utilizaram uma outra tecnologia que já está consolidada no mercado? Como Flash, por exemplo…

    Isso pra não falar do fato que Silverlight e Moonlight são tecnologias ligadas à M$.

    E daí? O Flash está ligado à Adobe, uma empresa com interesses bem semelhantes à Microsoft. Aliás, em termos de alternativas livres, o Moonlight encontra-se bem mais funcional do que as alternativas ao Flash (Gnash/Swfdec)–em decorrência, principalmente, da razoável disponibilidade de especificações do formato.

    Espero mesmo que o Terra esteja de fora do próximo FISL, pois eles não têm o menor comprometimento com o Software Livre.

    No caso teriam menos comprometimento ainda se recomendassem o Adobe Flash–que é proprietário, tanto o plugin como o formato–ao invés do Moonlight, como fizeram.

    Arthur (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 11:32 pm

    Concordo plenamente com Douglas Augusto!
    Não temos uma alternativa livre para essas tecnologias web como Flash e Silverlight. A Sun parece que vai lançar o JavaFX, mas não sei se é open-source.. tomara!

    ademir (usuário não registrado) em 23/10/2008 às 9:55 am

    E a MS continua tentando enfiar esta porcaria goela abaixo, toda vez que vou atualizar o Windows XP na empresa(infelizmente sou obrigado a utilizá-lo em meu emprego) o atualizador diz que o Silverlight está disponível para baixar, mesmo eu marcando para não oferecer mais esta atualização.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/10/2008 às 3:38 pm

    Permalink of this answer

    There are serious concerns about Moonlight, due to Microsoft and Novell’s public statements around its inclusion in their “covenant”. In addition to that Groklaw has posted a FAQ from Software Freedom Law Center (SFLC) on the issues with this patent “covenant”. Accordingly, this technology (with, or without codecs), is considered too risky, and is not acceptable for inclusion in Fedora.

    Also refer:
    http://www.microsoft.com/interop/msnovellcollab/moonlight.mspx
    http://blogs.cnet.com/5530-13505_1-0-10.html?forumID=166&messageID=2490312&threadID=228078

    Copérnico (usuário não registrado) em 24/10/2008 às 8:28 pm

    Respondendo às dúvidas da galera, até onde eu sei parece que a implementação de JavaFX (rola um pouco de confusão, pq o nome da plataforma e o nome da linguagem são os mesmos) será aberta sim, pois as tecnologias sobre as quais ele é construído são abertas.

    Veja mais em http://java.sun.com/javafx/faqs.jsp#2

    Mesmo que não fosse, JavaFX é uma especificação, antes de ser um produto (que segue à risca a especificação, ao contrário da “concorrência”). Então, a rigor, qualquer um pode implementar a especificação.

Este post é antigo (2008-10-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.