R$ 51 milhões: Amazonas começa a ter Wi-Fi gratuito em 90 dias
Dentro de três meses, o Estado do Amazonas começa a implementar um projeto que vai garantir acesso público gratuito à internet sem fio em todos os municípios do interior.
A fornecedora Hughes, que ganhou um contrato com a Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Amazonas), vai implementar o acesso sem fio em quatro municípios – Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga – dentro de 90 dias.
O contrato de R$ 51 milhões divididos em 36 meses garante que cada um dos 61 municípios do Estado – excluindo a capital Manaus – tenham ao menos 15 pontos de acesso à internet sem fio.
A rede será usada para conectar órgãos públicos e telecentros. Além disso, todos os municípios terão direito a pelo menos um hotspot público, com acesso à internet via Wi-Fi aberto à população.
“Quem define o local é o município, mas provavelmente serão locais movimentados, como praças centrais ou áreas de concentração de hotéis”, explica Rafael Guimarães, diretor de marketing da Hughes. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Um exemplo pro resto do país. O governo do Amazonas, aparentemente, é um governo de visão, por entender os impactos sociais e as transformações que a disponibilidade de internet gratuita e de qualidade (suponho) pode trazer. Só falta agora facilitar o acesso a computadores.
O Amazonas faz escola !
Com uma densidade populacional de 1 hab por km² fica facil implantar né..
Esperamos que esses investimentos ajudem a melhorar o aproveitamento escolar das crianças amazonenses. É bom lembrar que o estado ficou entre os últimos colocados na média do Enem.
Não quero parecer pessimista, mas parece mais um caso de colocar a cereja em um bolo que não está pronto.
Sim Rodrigo, densidade de 1hb/km^2 e com uma área do tamanho de um país europeu totalmente cercado por rios onde só é possível chegar a mais da metade dos municípios através de barco ou de avião.
Sim é muito fácil implementar em um lugar assim.
Antes de falar mal … conheça um pouco sobre as dificuldades da região.
:>
Gostaria de saber se vão fazer algo sobre a contenção de banda extrema que existe em manaus.
Dado que é a Hughes, talvez venha por satélite, mas mesmo assim vai ser uma droga.
Pra quem acha ruim seu ADSL de 1Mb, vai até Manaus onde não dá pra usar P2P, lags absurdos e proxys transparentes abundam.