Quem ganha? Benchmarks comparam: Ubuntu, Fedora, OpenSolaris e FreeBSD
“O site dedicado a Software Livre e hardware Phoronix publicou recentemente um comparativo de velocidade (benchmark) na realização de diversas tarefas entre os sistemas operacionais mais famosos baseados em kernels de código aberto: Ubuntu, OpenSolaris e FreeBSD.
Os testes utilizaram a versão instável de 64 bits mais recente de cada um dos sistemas (com exceção do Ubuntu, cuja versão foi a 8.10 final) e se basearam no próprio pacote de benchmarks de código aberto desenvolvido pela equipe do Phoronix (e em rápida evolução), o Phoronix Test Suite.
Os autores concluem o artigo declarando o Ubuntu 8.10 como vencedor no desempenho, mas o representante do kernel Linux não foi o campeão em todas as categorias: venceu em oito dos 18 testes, contra sete vitórias do OpenSolaris e três do FreeBSD.
As tarefas em que o sistema da Sun mais se destacou foram, naturalmente, as que envolviam o desempenho do Java e do sistema de arquivos, área em que brilhou o poderoso ZFS do OpenSolaris.
Ubuntu versus Fedora
Poucos dias depois, após o lançamento da versão final do Fedora 10, os autores retornaram ao ambiente de testes e fizeram o comparativo entre o também recente Ubuntu 8.10 e a distribuição comunitária da Red Hat.
Foram usadas as versões de 32 e 64 bits de ambos os sistemas, e os testes empregados foram os mesmos do benchmark anterior, com o Phoronix Test Suite.
O resultado dessa comparação, no entanto, não foi conclusivo: as distribuições Linux são praticamente iguais com respeito ao desempenho nos testes. A explicação para isso é simples, já que ambas utilizam a versão 2.6.27 do kernel (2.6.27.5, no caso do Fedora), GCC 4.3.2, X Server 1.5 (.2 no Ubuntu e .3 no Fedora) e Gnome 2.24.”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxnewmedia.com.br).
Não sei se faz alguma diferença este tipo de teste quando o trabalho diz que todas as distros são semelhantes em desempenho.
O mais importante é termos um linux bem configuradinho e atualizado.
Salvo engano, o artigo nem mesmo passa perto de dizer que todas as distribiições são semelhamtes em desempenho, até mesmo porque não o são. O que o artigo afirma é que as 2 versões mais recentes de 2 distribuições específicas são semelhantes em desempenho.
Sempre ouvi que existem 3 tipos de mentiras.
Pequenas mentiras, grandes mentiras e benchmarks.
Mesmo com toda essa suite de testes, os resultados variam muito de máquina pra máquina, nos meus computadores, o fedora 10 se saiu bem melhor que o ubuntu nas tarefas básicas.
Provavelmente em outras configurações de hardware o ubuntu deve ficar melhor.
Não sei se em outros hardwares o Ubuntu ficaria melhor. As versões dos programas são as mesmas e a grande maioria das distribuições tem configurações semelhantes dos aplicativos e kernel. Lembrem que Distribuição na essência é um conjunto de softwares pre instalados e configurados. Se o software for o mesmo e a configuração também, o desempenho não teria de variar muito.
Esqueceram de falar do Mac OS X, teve ganhos em alguns casos de 30% superior ao Ubuntu: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_macosx&num=1 :)
Talvez tenha faltado o Archlinux…. :D
Talvez tenha faltado o Archlinux…. :D[2]
ubuntu vs arch, em velocidade?
coitadinho do ubuntu…
Sabe porque nunca tem o Mandriva nesses benchmarks? Porque sem chance pra mais alguém ganhar não teria graça de se ler o artigo!
Faça o mesmo benchmark, com hardware corrente e seriedade, usando a distribuição que quiser, e divulgarei com prazer.
Só não entendi pq eles usaram a versão instável de cada sistema, pq não usaram a estável?
Certo dia li uma notícia informando que o administrador do kernel.org migrou alguns dos servidores de Linux para FreeBSD alegando que o último é superior em desempenho.
Tempos atrás li, não lembro aonde, uma notícia que afirmava que o Ubuntu era a distribuição mais segura de todas pois suas atualizações de segurança eram as mais rápidas de serem liberadas.
Fui atestar comparando algumas falhas em pacotes comuns entre algumas distribuições e nitidamente o Mandriva se sobressaia.
Eu não costumo levar esses benchmarks muito a sério, mas…
eu sinceramente acho isso a coisa mais besta do mundo. Ficar comparando versões linux. O mal é que nós ficamos praticamente sempre comparando as versões e vem de se preocupar em fazer crescer elas no mercado de trabalho. Temos que nos preocupar é em conseguir fazer o linux ficar mais visivel perante a M$.
O Phoronix é sempre sério nas análises deles, e mesmo sem ler o comparativo acredito que não deva ser dos piores. Não lerei porque as distribuições testadas em nada me interessam, mas aprovo o site.
GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware
Eu não duvidei da seriedade do teste. Só brinquei com o fato de que o Archlinux, apesar de não estar “na moda”, seja um Linux muito rápido.
Depende de caso a caso, uso o Archlinux e em relação ao desktop o Ubuntu é melhor integrado e mais rápido que o Arch.
Acho que como servidor talvez o Arch seja melhor.
Ja relatei isso em outro tópico aqui no Br-Linux, mas nos meus testes com duas máquinas diferentes (desktop/notebook) o Ubuntu 8.10 se saiu melhor. Testei Mandriva 2009, Fedora 10 e o Arch. Ja li outros relatos em que usuários acharam o Fedora melhor.
Cheguei a conclusão que como em linguagem de programação a melhor é a que se domina melhor e a que te satisfaz.
Notebook Acer 5315, fiz um teste com o Fedora 10 e o Ubuntu 8.10. No meu caso o Fedora 10 foi mais rápido e teve melhor reconhecimento do Hardware.
Alguem tem informações se o desempenho do Java é realmente melhor no OpenSolaris?
PARABÉNS PELO FÓRUM…
Fedora 10 é mais rápido!
numa dessa você leu aqui:
http://br-linux.org/2008/kernelorg-trocara-linux-por-freebsd/
hehe