Qual a mais popular das distribuições de Linux? Dica: não é o Xandros
O BR-Linux tem uma metodologia definida para a resposta (veja o item 9 do posicionamento do BR-Linux), mas quando se trata de outros sites ou comunidades, a metedologia varia – a ponto de o estranho chute de Steven J. Vaughan-Nichols, que se baseia no total de vendas do Eee PC (1,1 milhão de unidades) para estimar que o Xandros possa ser a mais popular de todas.
Mas a julgar pelos números divulgados pelas demais distribuições populares, nem que todos os Eees tivessem vindo com o Xandros e seus usuários tivessem mantido o Xandros instalado, isso seria verdade. Tanto Ubuntu quanto Fedora e openSUSE divulgam seus próprios números de estimativas de base instalada, a partir de estimativas diversas (por exemplo, a partir dos acessos ao serviço de atualização), e todas elas superam o número do portátil da Asus.
O que certamente não torna o Xandros impopular. Mas fica meio forçado querer dizer que ele é o mais popular de todos, desde já.
Saiba mais (zonker.opensuse.org).
Outro dia vi em um site geek que divulgou as estatísticas de acesso, o Linux estava quase com 10% isso que não tinha nada de Linux lah nem tutoriais, dicas, manterias só falava bastante do firefox.
Instalei o Mandriva 2008.1 no meu Eee e fiquei bastante satisfeito. O Xandros tem um tempo de boot fantástico e está otimizado para consumir menos energia. Mas com o Mandriva eu tenho um sistema mais completo: bem adaptado para a pequena resolução de tela, ótima localização para o português do Brasil, melhor desempenho e, pelo menos para mim, maior facilidade para instalar programas e gerenciar o sistema. A última versão do kernel laptop da Mandriva está funcionando perfeitamente com o gerenciador de energia do KDE permitindo regular o nível do auto-escurecimento da tela caso o computador fique inativo por um determinado tempo. Além disso todas as teclas de função do portátil estão funcionando.
É incrivel como o pessoal consegue criar polêmica do nada, isso parece tempestade em copo d’agua, acunputura em porco-espinho … rs
Tem tanta coisa pra desenvolver/melhorar nas distros e pessoal gastando energia com questões tolas !
valeu!
As 3 primeiras posições a distrowatch acertou.
E pelo 39º lugar da xandros…. Acho que muita gente mudou…
Conheço gente que se recusava a usar Linux, agora comprou um eeepc e se apaixonou pelo Xandros, falando coisas do tipo “aquele Linux do EEE eu colocava no meu computador!”
A ASUS tá perdendo dinheiro. Se eles localizassem o sistema do Eee PC para o português do Brasil e dessem suporte iriam vender esses laptops que nem água. Até a empregada aqui de casa achou ele bacana e barato. :P
Cara… instalalei o Mandriva 2008.1 aqui em meu desktop e estava muito satisfeito tb, mas agora vira e mexe o openoffice trava do nada e fica consumindo 80 a 99% da CPU, isso já acontecu com minha esposa algumas vezes usando o Calc e comigo sempre que tento mudar uma figura de lugar em um texto do writer ele fecha sozinho. Instalei o Fedora 9 em meu note e usando o mesmo arquivo do writer trabalhei por várias horas editando, movendo as figuras e ele não travou nenhuma vez.
será que tive azar na instalação do Mandriva? Deseinstalei o openoffice e reinstaleio-o usando os repositórios do Mandriva mas o fechamento do arquivo do writer permaneceu (o calc ainda não deu problema, mas foi pouco usado). Eu até pensei que pudesse ser algum problema com o Google Desktop, mas ao visualizar o consumo de prcessamento e memórias dos processos cheeguei a conclusão que o problema é realmente do openoffice. Inclusive logo que instalei o Mandriva a única coisa que eu tinha achado ruim era o tempo de inicialização do Openoffice em relação ao Fedora, depois ele acabou melhorando isso mas apresentou estes outros problemas.
Um abraço.
Eu uso o Mandriva 2008.1 desde o lançamento e não tenho problema nenhum com o OpenOffice.
Provavelmente seu problema deve ser com o java. Você está usando a versão de 64 bits ou 32 bits do Mandriva ? Está usando algum repositório não oficial ? Como instalou o java ?
Xandros é 35° no DW, e GoblinX 36°.. hehe.. o DW só vale para eles mesmos, apesar de que é o site que mais gente envia para o meu…
Com certeza o Xandros cresceu bastante graças a Asus.
Boa tarde Manoel Pinho.
Eu instalei a versão 32 bits, e o java instalei usando a mídia plf ou oficial do Mandriva, não lembro. Tenho somente repositórios oficiais + plf (que desalitei logo após instalar os codecs para multimídia). Como disse, gostei muito do Mandriva 2008.1, ao ponto de substituir o Fedora 8 que estava instalado nesta máquina, mas esse problema com o Openoffice está me preocupando bastante.
Realmente quando entrei na configuração do openoffice pela primeira, não aparecia nenhuma opção do java para eu selecionar, depois apareceu o jre 1.6 da sum e eu habilitei ela, mas os problemas aparecera tb.
O que será que devo fazer?
De qualquer forma, obrigado.
Bem estranho esse seu problema laurocesar. Tenho usado direto o BrOffice 2.4 do Mandriva no Eee e o consumo de CPU e memória está normal. Meu texto tinha apenas uma figura e eu não mexi muito nela. Vou fazer alguns testes e tentar reproduzir este travamento.
laurocesar,
Já experimentou remover ou renomear o diretório ~/.ooo-2.0 (da sua conta de usuário) do openoffice ? Algum arquivo pode estar corrompido.
Vixi…
Desculpem, esqueci de fechar a tag!
Q legal. O sistema de moderação agora é automático… hauaha
Brincadeira. Augusto, acho que um comentário meu caiu na fia de moderação. Será que o WordPress está tão esperto que já detecta um flame antes mesmo de ser lido por alguém? ;-)
Ah, laurocesar, na dúvida experimente o Koffice. Tenho notado que ele é bem mais leve em várias tarefas básicas como esta que citou, do que o próprio OpenOffice. E como o Mandriva é KDE, provavelmente o Koffice se comportará melhor q o OO.
Obrigado pela sugestão Tenchi.
Eu tb já testei o Koffice,mas este arquivo nem abre direito nele e já fecha sozinho.
laurocesar, então pode chamar o Padre Quemedo para exorcizar o arquivo… hauahau
hehe, pensei nisso tb… Mas n Meu notebook com Fedora 9, ele abre normalmente e não deu nenhum problema até agora.
Um abraço.