Proposta de padrão para declaração de licenças na web
As licenças de material na web muitas vezes são expressas e declaradas no próprio conteúdo, com os mais variados formatos e convenções: na barra lateral, no rodapé, no cabeçalho, na área de conteúdo, em páginas separadas, etc. A do BR-Linux, por exemplo, é declarada detalhadamente nos Termos de uso, e referenciada brevemente nos rodapés de todas as páginas.
Mas se depender do pessoal do Creative Commons, com alguma ajuda do W3C, talvez isso mude em breve: está em andamento a proposta de um padrão que permitirá a cada autor declarar (de forma que pode ser legível tanto para humanos como para máquinas) a licença que ele escolheu para seu material – mesmo que esta não seja uma licença Creative Commons. Eles já estão em contato com outras organizações potencialmente interessadas no padrão (chamado ccREL), como a Free Software Foundation.
O padrão serve tanto para a expressão de licenças livres, como a “GNU FDL sem seções invariantes” e a “CC-By-SA”, quanto para licenças não-livres, como a popular “CC-By-NC-SA”, adotada por diversos blogs nacionais.
Saiba mais (linux.com).
Muito bom isso!