Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Privacidade: Ministério Público pede que Net guarde dados de conexões por 2 anos

A Net deve armazenar os logins de acesso e registros de conexão dos usuários dos serviços Virtua e Vivax por ao menos dois anos, recomendou o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo nesta sexta-feira (20/06). Segundo o órgão, o atual prazo de seis meses para o armazenamento deste dados tornam impunes crimes de exploração sexual da criança e do adolescente, por exemplo.

Com um prazo maior, os crimes eletrônicos podem ser apurados sem a perda de dados necessários à investigação. O Ministério Público pediu que a Net se posicione sobre o assunto em 10 dias.


CPI quer monitoramento de chats e criminalização do armazenamento de fotos digitais

Enquanto isso, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia apresentou, na quarta-feira (18/06), o primeiro projeto de lei para criminalizar, entre outras ações, o armazenamento de fotos digitais. O MPF também pediu, na semana passada, o monitoramento de chats para menores.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Para variar, usam um tema crítico como este, para tentar acabar com a privacidade na internet..

    Então Henry…

    … não se esqueça que aqui é Brasil e nossos “políticos” são treinados em oferecer “benfeitorias” que na verdade só servem para beneficio próprio ou oprimir o povão.

    Veja o exemplo da tal CPMF, na verdade foi um imposto criado para alavancar a saúde no País, mas após mais de 10 anos, o sistema de saúde do País continua falido e cada vez pior. Vejam os tantos impostos existentes no País, com essa quantidade de imposto que pagamos, se vivêssemos na Alemanha não precisaríamos pagar planos de saúde, seguro contra roubo dentre outras coisas que nós brasileiros pagamos para tentar suprir a falta desses benefícios básicos de qualquer contribuinte em Países com carga tributária infinitamente inferior.

    Ou seja, não dá para acreditar que essa censura que estão implantando gradativamente seja devido ao combate da pedofilia no País. Alguém já contestou os números de pedófilos na internet no País ? Eles são maiores do que os pedófilos fora do mundo virtual ?

    Parabéns ao MP pela iniciativa e pelos resultados apresentados, mas fiquemos de olho no Congresso e nos políticos em geral, pois suas intenções são suspeitas, como sempre na história de País.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Ricardo (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 6:32 pm

    Acho certo armazenar os dados por um tempo maior. Mas o correto seria os orgãos competentes investigar crimes na internet com maior velocidade.

    O MPF também pediu, na semana passada, o monitoramento de chats para menores.

    Me preocupa o que eles consideram “chats para menores”. Estariam Google Talk e MSN inclusos aí?

    Cadu (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 7:40 pm

    Que paranoia… Eh so quererem aumentar a seguranca da internet e ja tem gente com teorias da conspiracao.

    Quem nao deve nao teme.

    Monge (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 7:42 pm

    A perda de privacidade é inevitável na era da informação.

    Nossos hábitos são monitorados quando usamos nossos cartões de crédito, somos filmados a todo momento por câmeras de vigilância, podemos ser localizados e rastreados pelos nossos celulares, nossos emails são lidos respectivos provedores, e nossos passos na internet já são rastreados por muitos sites, independente de qualquer lei a esse respeito.

    Melhor do que temer e tentar se opor à perda de privacidade na era da informação, acredito que é melhor aprendermos a compreender quais informações estamos (ou podemos estar) cedendo a cada momento. Muitas pessoas, de forma até ingênua, liberam informações críticas em sites de relacionamento, ou em qualquer site que oferece algum brinde em troca de um “cadastro”.

    Muitas pessoas realmente acreditam que estão “invisíveis” enquanto navegam na internet, quando, de fato, não estão. Leis como essa não invadem sua privacidade mais do que já está sendo invadida. Ao contrário, acredito que esse tipo de lei possa alertar as pessoas para o fato de que suas ações estão, sim, sendo monitoradas para, assim, procurarem se proteger de forma efetiva.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 22/06/2008 às 10:29 pm

    se quem não deve não teme não deveria ser monitorado! Proxys podem ser muito úteis nesse processo e, em se suspeitando de qualquer coisa, atitudes mais sérias poderão ser tomadas…

    Cadu (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 1:45 am

    What?

    não entendi a logica, “se quem não deve não teme deveria ser monitorado”, se é que tem alguma lógica.

    Não entendo qual a preocupação de ter os logs dos logins guardados. Não entendo o medo de fazerem monitoramento de chats. Não entendo esse medo todo e essa teoria da conspiração.

    Garanto que todo mundo que tá reclamando tem os seus emails armazenados num servidor do Google nos EUA, onde o governo americano tem poder pra quebrar qualquer sigilo.

    Continuo dizendo, quem não deve, não teme.

    E que prendam esses pedófilos desgraçados e os deixem morrer na cadeia, depois de serem abusados brutalmente pelos outros presos… :)

    “Quebrar sigilo” parece ser bem diferente de “monitorar”. Se for uma quebra de sigilo mediante mandato, tudo bem. O problema é se realizarem um “monitoramento constante” do meio de comunicação (no caso de ser monitorado o Google Talk por exemplo), de forma arbitrária, que é o que eu havia cogitado a partir do texto.

    Bom, mas agora eu entrei no IDG Now[1] (deveria ter entrado antes) e vi que o monitoramento é dirigido apenas às salas de bate-papo de sites como UOL, iG, etc., destinadas a menores, e será feita pelo próprio site. Enfim, nada que ofereça risco à nossa privacidade.

Este post é antigo (2008-06-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.