Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Prefeitura Municipal de Vitória vai lançar distribuição de Linux

“No dia 27 de novembro, será lançada oficialmente a distribuição VIX LINUX, mais que uma personalização do sistema Debian Lenny, a nova distro é rica em aplicativos educacionais e consolida o projeto do uso do computador como ferramenta educacional.

Após cerca de sete meses de desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Vitória, irá lançar oficialmente a distribuição VIX LINUX, o sistema Linux padrão a ser utilizado em todas as escolas do município da capital do Espírito Santo, Vitória. O diretor de tecnologia da Flux Softwares, empresa envolvida diretamente no projeto, destacou que o VIX LINUX simboliza “mais um passo importante para a história do Software Livre no País. O fortalecimento do elo entre tecnologias livres e o poder público para o avanço da educação pública de qualidade”.”

Enviado por Raquel Borsari (contatoΘfluxsoftwares·com) – referência (fluxsoftwares.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adao (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:25 pm

    Mais uma distribuicao???
    Hahahahahhaha.
    Batem no peito e dizem!! Fizemos com nossas mãos.
    Comovente.

    ¬_¬
    /facepalm
    Alguém acaba de dar um ego++

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:47 pm

    Bom, se o foco é ser uma distribuição educacional, é até legal. Pode-se tornar algo não só para Vitória, mas para outras cidades do Brasil.

    Só acho que ao invés de ficarem pensando em um nome, para uma nova distribuição, poderiam dar uma força para outras distribuições educacionais já disponíveis, como o Edubuntu.

    Fábio (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 4:07 pm

    Mais uma?
    Foram 7 meses pra personalizar o Debian?
    Dentre esse tempo, acredito que a maior parte foi pra criar um Wallpaper e um tema diferente.
    Lamento, mas isso não é nada promissor, é deprimente.
    Bela maneira de torrar com o dinheiro do povo.
    Pq não usam o Edubuntu?
    Desculpem, é apenas a opinião de uma mero observador.

    Hash (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 4:13 pm

    Simples: usar o Edubuntu não traz espaço na mídia e não faz ganhar votos. Lançar “um novo e revolucionário sistema nacional” faz…

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 4:45 pm

    É mesmo Hash… Essa é a questão, povo que gosta de reinventar a roda…

    Fellype (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:04 pm

    Simples: usar o Edubuntu não traz espaço na mídia e não faz ganhar votos. Lançar “um novo e revolucionário sistema nacional” faz…
    Por que não um Edubuntu customizado e com o nome do tipo “Edubuntu-VIX”? Daria na mesma… Aliás, o que daria um montão de votos seria a compra de pcs (ou netbooks, que estão mais na moda) para todos os alunos da rede municipal.
    A iniciativa de se usar Linux nas escolas é boa. Não sou contrário à “criação” de novas distros, mas também não acho legal ficarem customizando, dando um novo nome e dizendo que é outra.
    Bom, pelo menos esta distro não tem “cara” de windows…

    A vantagem do software livre é que você pode pode modificá-lo para que se ajuste às suas necessidades. Não vejo o Vix Linux como um grande feito, mas pode ser que valha a pena criar uma personalização. Afinal, se Vitória tem mais de 300 mil habitantes, imagine o número de computadores a serem administrados na rede pública de ensino.

    O que separa os meninos (distrozinhas) dos homens (distros bem mantidas) é a atualização, principalmente de segurança. Vamos ver depois que sair uma atualização crítica do SSH, Firefox ou outro programa importante e visado, em quanto tempo estará disponível a correção para os usuários dessas distros que pululam por aí.

    Até que enfim o povo caiu na real sobre essa estória de criar nova distro. A primeira vez que eu critiquei um lixo desse sendo criado com a frase “mais do mesmo” eu quase fui crucificado.

    Cada um inventa sua própria distro sem acrescentar nada a comunidade e ainda anunciam como se fosse algo revolucionário.

    Não que seja a favor da existência de uma distro apenas, mas sou contra essa hipocrisia de ficar batendo no peito pra dizer eu fiz, quando na realidade não fez mais do que compilar os pacotes de uma outra distro, ou seguir o manual LFS e entregar a mesmissima coisa que já existe aos montes por ai.

    Já disse e continuo dizendo: Se ao invés de criar uma distro fosse criado um metapacote, script ou seja lá o que fora para personalizar uma distro já pré-existente, economizando assim o retrabalho receberia os meus aplausos, mas não sendo assim só escracho.

    Paulo Cruz (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:32 pm

    Amigos, vcs mais parecem filhotes de Bill Gates, com todo respeito mesmo. Sou um usuário Linux antigo e comemoro todas as conquistas do SL, comemoro quando vejo que o governo federal, estadual ou municipal apostam na iniciativa live. E comemoro quando empresas, cientistas da computação, desenvolvedores curiosos começam a usar e a descobrir cada vez mais o Linux. Esta idéia de mais uma, parece que vcs querem que todos usem uma só. Então é simpes, usem Ruindows, o que tem, não pode ser mexido, não pode ser recriado, reinventado e tudo mais. Acho que ao invés de criticarmos, deveríamos nos apresentar e nos colocarmos à disposição daqueles que contribuem para a propagação do SL. Edubutun é bacana sim, mas ainda bem que temos pessoas que ficam horas de seu tempo, criando coisas novas e que podem ser ainda melhores, atendendo a cada público específico…ou melhor, ainda bem que existe o SOFTWARE LIVRE, do contrário não haveria progresso.
    Apenas uma sincera opinião. E parabéns a todos aqueles que se envolvem no SL, que querem mais, que desfrutam desta liberdade!
    Abraços a todos!

    Paulo Cruz -Rio de Janeiro

    Cris (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:38 pm

    Boa Paulo!

    Você está certíssimo. Não conheço a distro, mas ao invés de criticarmos deveríamos apoiar. Software Livre, gente! LIBERDADE….quem acredita verdadeiramente no SL, apoia! Ou pelo menos, se dá ao critério de conhecer primeiro.
    Parabéns Vitória…espero que seja o grande passo para o uso do SOFTWARE LIVRE em todo o estado do Espírito Santo e que sirva de exemplo para o Brasil! É livre, vcs têm todo o direito de personalizar, adaptar da forma que atender melhor…só de não estarem comprando licença do Microsoft já é uma grande conquista. SUCESSO COM A DISTRIBUIÇÃO. E o mais importante, CAPACITAR….esta é fórmula do sucesso do Linux. Muitos criticam o sistema Linux porque foram obrigados a trabalhar com ele, sem pelo menos uma pessoa para instruir….A capacitação foi 1000! que sirva mesmo de exemplo!
    SUCESSO VIX LINUX….que tenha um futuro promissor e que seja um espelho para todas as escolas deste País!!!

    cardoso (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:44 pm

    Paulo, é o seu, o meu, o NOSSO dinheiro que está sendo jogado fora reinventando a roda. Já existem várias boas distribuições Linux por aí, incluindo o citado Edubuntu.

    Canonical, RedHat e Novell e Mandriva (acho) têm representação no Brasil, o que viabiliza contratos de suporte e implantação. Todas elas possuem produtos mais que eficientes para o mercado educacional/governamental.

    Montar uma distribuição própria não traz NENHUMA vantagem, só mais despesas. Com todo o respeito se você acha que ser contra MAIS uma distribuição é ser “filhote de Bill Gates”, você está sendo tão infantil quanto o pessoal que escreve “ruindows”

    Paulo Cruz (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 9:33 pm

    Perdão Cardoso, mas ser infantil ou infantilizar a discussão não é e nem será a minha intensão e não pautará a minha discussão. O termo “filhote de Bill Gates”, é apenas uma crítica a àqueles que estão criticando o fato de novas empresas abrirem o mercado do SL e de enfatizarem o uso único de um sistema.

    Apenas acredito que LIBERDADE é isso, poder reinventar a roda, poder usar da forma que achar mais interessante, poder criar e recriar. Software Livre é LIVRE…e temos de respeitar o direito de quem usa este direito. O discurso de muitos está sendo feito nas bases de um sistema proprietário, de se usar o que já está pronto. Seria sim interessante, mas se querem ousar mais, criar aquilo que lhes atende perfeitamente….VÃO EM FRENTE, graças ao SL isso é possível. E quanto ao dinheiro público empregado, eles devem escolher as pessoas e empresas que acharem melhor, seja por conhecer o trabalho, seja pela proximidade geográfica, seja pela experiência das pessoas envolvidas no trabalho.E só de estarem capacitando os professores, devemos enviar os parabéns…agora a escolha é um direito de todos e acho que isso não é deve ser questionável.

    Mas respeito sua opinião. Assim como no SL cada um conquistou o seu direito de fazer da forma que lhe é mais conveniente..e opinião é opinião…LIBERDADE DE PENSAMENTO E DE EXPRESSÃO

    Abraços

    Juliana Mendes (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 9:42 pm

    Desculpe pessoal, mas desde que foi publicada a notícia estou acompanhando a discussão…mas como todos os comentários até então foram desanimadores, resolvi ficar quietinha para não gerar polêmica…rs
    Até que apareceram Paulo e Cris. Devo confessar que uso Prolinux desde que foi lançado e não conheci nada igual até então…sistema perfeito, suporte sensacional, toda vez que preciso a equipe de desenvolvedores me atende, busca aprimorar e evoluir o trabalho Não vejo a hora do lançamento da versão 2.0
    quando vi que era a mesma empresa que desenvolveu o prolinux, eu coloquei credito no sistema…e na boa, acho que tá certo mesmo…SL é pra isso…seriedade neste projeto tem…agora vamos aguardar o lançamento….

    abração

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 9:52 pm

    Senhores, só uma perguntinha: alguém aqui usa o ambiente desktop da sua distribuição preferida “do jeito que veio”? Particularmente, acredito que não, como também acredito certamente que o interesse da Prefeitura Municipal de Vitório é ter um ambiente já personalizada para as suas necessidades pessoais, ao mesmo tempo que utilizam uma base sólida (Debian). E ainda com uma vantagem: se o empreendimento educacional der errado, não poderão culpar a distro X ou Y porque esta não atendia as suas necessidades de forma plena. E mesmo que seja lá um esforço “desnecessário” ou “improdutivo”, torçam para que dê certo; ou que ao menos, usem Linux.

    E mais uma vez: essa é a essência do Software Livre: fazer o que quiser, do jeito que desejar… &;-D

    como já devem ter dito por aqui, desnecessário mais uma distro.

    demonstra falta de foco, principalmente no uso dos recursos publicos.

    Claudiomar (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 10:59 pm

    No lugar de reinventar a roda por que não aprimorá-la.
    Já que tem uma distribuição que tem esse propósito (EDUBUNTU), que usa o Gnome e vem com muitos software educativos, por que não usá-la?
    Defendo que temos de aprimorar o que já existe. Para não ficarmos no eterno estado alfa de desenvolvimento de uma distribuição.
    E qual seria a grande diferença entre o Edubuntu e o VIX?
    Uso do “capim” público?

    Segundo o site da Flux Software que produziu (http://www.fluxsoftwares.com):
    “O Vix Linux representa a modernidade do Linux. Ágil, seguro, amigável e repleto de conteúdos educacionais para contribuir na inclusão digital de milhares de crianças, jovens e adultos da rede pública municipal de ensino. Uma personalização capaz de atender com especificidade as necessidades e todos os anseios para o êxito de uma educação diferenciada e de qualidade.”
    Podia normalmente ser qualquer outra distribuição existente e já “rodada”.

    Já que foi lançado, desejo esse trabalho dê certo e faça mais usuário de Linux.

    Outra perguntinha: Será utilizado nas secretarias das escolas?

    Pois do que adianta lançar uma distribuição e não utilizar? Poderão alegar quer, por exemplo, que o software X de controle de notas só funciona em plataforma Windows.
    Aí sim aparece uma oportunidade de diferenciar, inovando. Criando , por exemplo, um sistema de controle de notas para plataforma Linux.

    Se alguem conhecer algum sistema de gerenciamento de documentos escolares em geral (notas, faltas, gerar históricos etc), gostaria muito se alguem postassem o link.

    Desde já agradeço pela leitura e se estiver escrito alguma bobagem fiquem a vontade para corrigir.

    Um abraço!

    anonimo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 11:36 pm

    pelo que me parece isso ae é uma distro para promover um candidato…

    Também não sei das contribuições dessa empresa… Mas espero que ela seja no minimo consciente em quando achar um bug, submeter patch ao projeto Debian.

    http://www.google.com/search?q=%22Ulisses+Leitao%22

    Ulisses Leitão, Diretor da Flux Softwares, coordenador do projeto Flux Linux para desktop e servidores. Pesquisador e professor com doutorado na Alemanha, está engajado na adoção de Software Livre no setor público e empresarial, desde 1998. / Livre tradução e adaptação do artigo ?Five reasons NOT to use Linux?, de Steven J. Vaughan-Nichols, no Linux Watch…

    Registrant Contact:
    Ulisses Leitao fluxsoftwares@fluxsoftwares.com
    Flux Softwares
    Rua Coronel Antonio Salim, 9 101
    Caratinga, Minas Gerais 35300-010
    BR
    +55.3333221574

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 12:02 am

    O que comentar mais???

    Mais uma distro que vai revolucionar o Linux, desta vez o mundo Linux entrará de vez no ambiente educacional. Agora com a VIX Linux o Windows irá tremer e perderá vários contratos no ambiente educacional.

    Até que for precisar de programas específicos que não existem ou que ainda não foram passados para o português brasileiro. Aí vem a velha história, volta tudo para Windows.

    Podem esbravejarem que a liberdade é isso criar várias distros baseadas na Debian e bláblálá. Quero ver mesmo é criar programas específicos para estas milhões de distros que irão revulocionar o mundo da informática. E também corrigir os erros graves de seguranças dos pacotes ou irão esperar os meros mortais desenvolvedores da Debian corrigir???

    Querem fazer façam, não iam ajudar a desenvolver nada de útil para o Linux ou para o mundo código livre/código aberto mesmo.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 12:10 am

    1) Não é mais uma nova distrô, no sentido do termo. Tá que fizeram um anúncio espalhafatoso, mas na prática é só uma customização do Debian Lenny aplicada às necessidades deles. Se eles colocam esta distrô na Internet, não é para ela competir com o Edubuntu ou outros, e sim para divulgar o case deles. Quem quiser usar, saiba que os softwares da distrô vêm sem garantia, como todo bom SL deve ser ;)

    2) No meu emprego atual, precisei fazer uma customização do Ubuntu para um projeto de Inclusão Digital. Minha consciência não doeu nem um pouco com isso :D

    3) E confesso: usei o Edubuntu e não gostei, nem recomendo.

    Super Sinsero (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 5:23 am

    O mais intrigante é que a notícia vem da própria Flux Softwares, uma empresa contratada para dar treinamento aos servidores da prefeitura de vitória. Tive em uma palestra, onde o Ulisses Leitão falou mais da sua irmã(Miriam Leitão) do que da própria distro(Prolinux), e quando arriscou um comentário sobre a mesma, foi quebrado com um perguntinha básica feita por uma estágiaria da Prefeitura de Vila Velha, onde a mesma questionou o tamanho da Distro e colocou que existem setores das prefeituras que não dotam de computadores mais potentes ou até mesmo com leitores de DVD. Lembro que o palestrante ficou sem ação com a pergunta.
    Minha indignação é apenas o marketing bizonho da (Pro Linux) em tentar passar uma imagem que não existe.

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 7:27 am

    Oi pessoal.

    Sou educador e trabalho há anos nesta área da educação no estado de Minas Gerais, mais especificamente, Belo Horizonte. Há oito anos uso Linux, não sou desenvolvedor, não sou da área de Ciências da computação, sou apenas um professor que há anos estava tentando levar para o laboratório de informática da escola em que trabalho um sistema operacional capaz de auxiliar em minhas aulas. Então, vanegando na internet vi esta notícia do Vix Linux e percebi uma postagem de alguém interessado mais na área educacional. Bom, pessoal, posso dizer que esta empresa Flux Softwares e o sistema Prolinux são seríssimos, eles desenvolvem um trabalho sensacional. No laboratório da minha escola, todas as máquinas utilizam o ProlInux, porque tem aulas multimídia que ensinam, tem softwares que foram adicionados e traduzidos com o pensamento de um educador e o mais importante tem o auxílio dos desenvolvedores que personalizaram a distribuição. Ou seja, eu recomendo e se Vix Linux está ainda melhor que o Prolinux, ou até mesmo mais completo no setor educacional, aos educadores eu recomendo buscar mais informações e utilizar. Eles foram os primeiros a salientar para um problema real…ou seja, pensar no educador, no aluno e na educação como um todo.
    Sobre sistemas de gestão escolar. eles têm uma parceria coma Solis e contribuem no desenvolvimento destes softwares que são perfeitos. Recomendo porque é realmente bom.
    Sobre a discussão se é certo ou não, não gostaria de me aprofundar, oois não sou um conhecedor nato de Software Livre, apenas gostaria de deixar este testemunho porque como usuários deste trabalho e serviço sinto-me na obrigação de defender este trabalho. Ah! e uso de graça, não pago nada pelo suporte…se isso for importante!
    abraços

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 7:31 am

    Desculpe havia me esquecido, quando a questão das máquinas sucateadas das escolas públicas, infelizmente isso é uma verdade….mas aí está a grande revolução. O setor público precisa investir também, precisar dar mais valor a tecnologia, precisar voltar seus olhos para o

    Andre (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 9:23 am

    Mais uma distro? Usa o Ubuntu

    Marcello (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 10:54 am

    Quando me iniciei no Software Livre, o que sempre foi pregado foi a Liberdade, de se ter sistemas de código aberto que vicê poderia alterar, personalizar e ganhar dinheiro com isto. É assim com sistemas web, e com muitas outras coisas no software livre, por que ninguem fala então pra usar o framework X do jeito que ele é.
    O negocio é poder personalizar.
    No caso do Vix Linux, acho que a prefeitura de Vitórtia fez uma decisão acerta, pois contratarm uma empresa que poderá dar todo suporte de atualização, desenvolvimento de capacitação, material de ajuda em português, apostilas dentre outras..

    Agora me respondam se a prefeitura escolhessem o Edubuntu esponataneamente, teriam todo esse apoio? O negocio do software Livre é ganhar dinheiro com serviços! Isto está incluso personalização de sistemas, suporte diferenciado, desenvolver suporte a hardwares específicos…. e serviço de qualidade…

    Não somente essas distros que eles jogam na Internet e atualizam quando querem! E fazem as coisas da maneira que querem!! Tem de se ter Liberdade!!!

    Será que o ubuntu conhece o hardware que se tem na prefeitura de vitoria?? Eu mesmo ja tentei instalar esse tal de edubuntu e não obtive sucesso!! E depois a procura de um sistema educacional instelei o Pro Linux e achei maravilhoso. Não se pode criticar o não se conhece!

    Pelo que vejo no Vix Linux e no Pro Linux, parece que o sistema está super bem customizado, e tem diferenciais que agradam o cliente, como sistemas de ajuda com aulas multimídia e documentação de ajuda direcionadas.

    Então parabéns para prefeitura de Vitória!!

    Marcello
    Vila Velha/ES

    Paulo (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 10:58 am

    Minha opinião é que o SL é inferior ao software proprietário porque todo mundo quer começar do zero ao invés de dar continuidade ao que já está feito.

    ps: inferior no sentido de menos maduro e com menos features. Para usos específicos é muito comum o SL ser mais apropriado

    Marcello (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 11:23 am

    Paulo,

    Se você tivesse lido corretamente, você teria entendido que não se começou nada do zero, O Vix é baseado no Debian, ele é uma PERSONALIZAÇÃO!

    Romeu (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 11:57 am

    Para todos que acreditam que todas as distros já vêm prontas, gostaria de fazer um alerta. Sou professor e trabalho com Linux nas escolas da minha cidade. Não existe isso de que vem tudo pronto. O que realmente importa não é a versão do Kernel ou do Gnome, mas os programas que vem instalados, porque usar kernel e gnome todas as distros usam.

    Alguém ai que postou que personalizar uma distro está errado, já trabalhou com algum programa educacional? Ao menos faz idéia do que está envolvido por trás deste projeto antes de apenas abrir o bocão para criticar?

    Espero que a consciência de vocês esteja tranqüila, pois a minha está. Antes de dar opinião a respeito, entrei em contato com o pessoal de Vitória, e fiquei sabendo de detalhes. Eles não estão apenas “personalizando” e criando figurinhas para por no fundo de tela, mas sim resolvendo problemas comuns encontrados na distribuição que ele já utilizavam que era o próprio Debian. O fato da inclusão de softwares traduzidos para o português, programas não-livres mas que rodam perfeitamente no Linux, e configurações prontas e adequadas ao ambiente e infra estrutura deles não é apenas uma customizaçãozinha (a qual acho totalmente viável, apesar de muitos acharem que não).

    Acho que os comentários foram muito hipócritas. O dinheiro público retornar para uma empresa brasileira é no mínimo uma popularização da tecnologia ao invés de mandá-los para a Canonical, Novel, ou Red Hat que não são nacionais. Se foce proposto a qualquer um de vocês receber pelo trabalho realizado (seja com software livre ou proprietário) eu duvido que qualquer um que reclamou diria: “Não, pode deixar que eu faço de graça!”

    Falar é muito fácil, o difícil é fazer. Mas espero que os envolvidos com o desenvolvimento não desanimem com comentários mesmissimos e hipócritas sobre o desenvolvimento e evolução de tecnologia, muito menos quando esta ação beneficia várias crianças e adolescentes no conhecimento e uso de tecnologias livres, que é o caso deste projeto.

    Abraços a todos, e boa reflexão. Espero que não tenha ofendido ninguém, mas apenas deixei minha opinião.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 12:50 pm

    Mais da mesma merda! báh

    Pablo Fernandes (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 8:56 pm

    Parabéns pelo comentário Romeu, vc está certíssimo. Na minha opinião, o Software Livre ainda não deslanchou de vez porque alguns membros da própria comunidade não permitem. Enquanto estão numa discussão boba se o mérito vai ser do Vix do Ubuntun, em mais uma, menos uma…deviam celebrar quando mais uma organização aposta na plataforma Livre, mais um exemplo de que o dinheiro público deve ser gasto em Softwares que não precisam de licença para funcionar, mas sim de suporte para auxiliar e têm nas mãos profissionais para dirigirem o trabalho e proporcionarem um sistema que atende as suas necessidades. Viva o Linux! Viva o Software Livre! Viva àqueles que realmente têm a essência da liberdade e aqueles que caminham em prol dessa escolha!
    Abraços a todos!

    bììah (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 9:09 pm

    ÉH nãoO gosteii muiitoO porque nãoO acheii oh que eU queriia…kkkk

    ruth (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:33 pm

    A proxima invenção da prefeitura de vitoria sera a Roda?

Este post é antigo (2008-11-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.