Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Prefeitura de Porto Alegre na contramão do software livre?

“Todas as escolas de Porto Alegre que receberam estrutura de Informática da Prefeitura Municipal irão migrar de Linux, sistema operacional contido no projeto original, para Windows. A denúncia é feita pelo gabinete da vereadora gaúcha Margarete Moraes. “Imagine que custo isso não acarretará! Além disso, houve a liberação, em dezembro, de uma dispensa de licitação da EPTC para contratação, junto à Procempa, de R$ 470 mil em licenças de Windows”, afirma o chefe do gabinete, Cesar Bento.

Conforme Bento, a dispensa de licitação extermina a concorrência ao não abrir processo seletivo normal: o fornecedor, no caso, a Procempa, já foi determinado no documento. “Isto é uma incoerência”, destaca o chefe de gabinete. “Encaminhamos, ainda em dezembro, um pedido de informações à prefeitura, que o deveria repassar para os órgãos envolvidos neste caso. O prazo oficial para resposta é de 30 dias, com prorrogação de mais 15. Até agora, não recebemos nada”, destaca ele.

Porém, a “incoerência maior”, segundo Bento, é a substituição, na administração municipal, de um software livre por um proprietário. “Por que esta preferência, se o software livre traz muito mais economia, sem decair na qualidade?”, questiona ele.”

Enviado por Yeahhhh – referência (baguete.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Doe (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 11:18 am

    http://www.camarapoa.rs.gov.br/frames/veread/pages/margarete.htm

    Bacana, que para “certas” coisas esse povo se mexe. Agora quando o lance são as picaretagens dos “companheiros” a coisa é bem diferente.

    Estamos falando de Brasil. Sendo assim, Brasil é sinônimo de corrupção.

    Com isso, podemos concluir que alguém além da Microsoft está ganhando dinheiro com isso.

    []s

    Roger

    Mas cadê aquela Microsoft boazinha que vende licenças a US$1,00 para escolas e tele centros do terceiro mundo?

    John Doe (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 12:12 pm

    Essa M$ só aparece quando quando alguns milhares de Classmate/OLPC/etc rodando Linux estão na jogada e ninguém consegue persuadi-los a usar Windows. Quando não se tem mais jeito aí eles vendem a US$ 1 ou então dão.

    A M$ é como aquele tipo ordinário de piranha que cobra pela cara do cliente.

    José Vitor (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 12:36 pm

    “A denúncia é feita pelo gabinete da vereadora” (…) Então a não escolha do SL agora é crime? Onde esta a “liberdade” propagada pelo movimento?

    Ademais, se aquele órgão governamental possui estrutura de suporte e controle utilizando uma ferramenta proprietária, nada mais normal do que unificar os sistemas…

    Compreendo que SL é mais “em conta” do que o proprietário, tanto que uso profissionalmente também por este motivo, mas não dá pra entender o fanatismo com que algumas pessoas tratam o assunto.

    Convivo pacífica e harmoniosamente bem com softwares de ambos os mundos e sei reconhecer e valorizar quando um é melhor.

    Por fim, o administrador público (eleito) é quem deve dizer quais as melhores ferramentas utilizar para perseguir seus objetivos.

    PS: Antes de trolar em resposta estudem “mérito administrativo”!

    marcon (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 12:47 pm

    Mérito administrativo? Só se for o mesmo tipo de mérito obtido por prefeitos que abandonam os livros Gratuitos do MEC para aderir as apostilas compradas a precos exorbitantes sem licitacao, o que rende uma boa propina para todos os ”amigos”.

    O qie e de graca nao pode ser superfatuurado, por isso software livre nao e popular entre politicos brasileiros.

    Scoob (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 12:54 pm

    Possuem o direito de escolha sim…o que não sabe é escolher…

    Scoob (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 12:55 pm

    o que não *sabem* é escolher

    Concordo com o colega acima, quando diz que se houver a necessidade da utilização de um software propietário, que usem proprietário.
    Mas me questiono: porque será que precisam de Windows nas escolas? Será que os alunos não se acostumaram com a falta do MSN Messenger?
    Já foi provado (carece de fontes) que para ambientes educacionais temos muito mais programas livres do que proprietários.
    Se tem uma coisa que aprendi é: há uma chance real de que o gnu/linux e seus aplicativos não estejam tão preparados para um escritório (ou algo mais profissional) quanto muitos programas proprietários, mas na área da educação não há quem bata no pingüim ;-)

    a (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 1:18 pm

    politico ‘e uma praga no brasil! faca a licitacao e veja o melhor. mas isso nao funciona neste pais, se niguem ganhar por fora eles nao fazem nada. trabalhei num projeto de controle da dengue (webdengue) e vi de perto como sao as coisas na politica. anos de pesquisa envolvendo graduados, mestres, doutores e pos-doutores, resultados comprovando a eficiencia do projeto, custos baixissimo e a resposta deles ‘e “podemos fazer melhor” e o melhor deles ‘e epidemia de dengue em Fortaleza.
    o brasil conhece as solucoes para todos os seu problemas, esta tudo nas universidades nos livros e artigos. mas a politica nesse pais ‘e feita de oba oba e bolsa familia. Alguem formate esse pais!!!!!!

    José Vitor falou:

    “A denúncia é feita pelo gabinete da vereadora” (…) Então a não escolha do SL agora é crime? Onde esta a “liberdade” propagada pelo movimento?

    O lado Troll foi tão forte, que você nem percebeu que o corpo da notícia diz explicitamente que essa compra está sendo feita sem licitação pública, favorecendo a Procempa.

    wanderson (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 2:26 pm

    Gostaria de ver a planilha de custo com software livre e proprietario. Devemos ver treinamentos, implantacao, manutencao, retorno de investimento, etc. Quero ver o TCO e o ROI. Gostaria de ver por exemplo se a Prefeitura esta cuidade de se livrar das amarras, po exemplo, aquela aplicacoes feitas exclusivas para se utilizar do pacote office, etc. Detalhes tecnicos e confrontos tecnicos. O que lhe impede de utilizar software livre. Todo mundo na prefeitura utilizar planilha com mais de 65 mil linhas? Todos tem planilhas com formulhas mirabolantes que so tem no pacote office?
    Enquanto o mundo ou diversos paises estao solicitando padroes abertos, ou seja, nao importa o software que criou o documento e sim que qualquer outro conseguira abri-lo normalmente, voces estao regredindo.
    Nosso dinheiro e lixo?
    Se apresentado detalhes tecnico que comprovem ou mostrem a nessidade de mudanca, sera notorio e plausivel a decisao. Conheco empresas privadas de grande porte que utilizam-se de software livre ao extremo com planilhas, banco de dados, textos, etc e nem sente falta de microsoft office!
    Ah, quando vao aumentar os impostos?

    Edinho (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 2:44 pm

    Aposto que o prefeito é do PSDB e companhia.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 3:13 pm

    Acontece que tudo que o governo do PT fez, o governo do PSDB tenta desfazer pra não ficar a “marca”. Como o PT apoiou o SL, sobrou pra eles apoiarem o…

    Fábio Emilio Costa em 22/04/2008 às 3:15 pm

    Para João Vitor:

    Ademais, se aquele órgão governamental possui estrutura de suporte e controle utilizando uma ferramenta proprietária, nada mais normal do que unificar os sistemas…

    Discordo. O importante é criar uma solução que melhor utilize os recursos do órgão público. Se o mesmo tiver condições técnicas de recorrer a ferramentas livres para realizar a manutenção de seus sistemas, devido ao custo menor dessas ferramentas, eles deveriam dispor das mesmas.

    Compreendo que SL é mais “em conta” do que o proprietário, tanto que uso profissionalmente também por este motivo, mas não dá pra entender o fanatismo com que algumas pessoas tratam o assunto.

    Isso não é fanatismo. Enquanto não ficar 100% claro das motivações por trás dessa ação, sejam elas de caráter técnico ou político, uma ação como essa não será correta. Não interessa aqui o partido.

    Por fim, o administrador público (eleito) é quem deve dizer quais as melhores ferramentas utilizar para perseguir seus objetivos.

    Caberia uma ação por improbidade administrativa se, caso verificado que os sistemas Linux possuem as mesmas capacidades dos sistemas Windows, o “administrador público” resolvesse ainda assim gastar o dinheiro público (que, se lembro bem, deve ser usado de maneira econômica segundo a Constituição) em um software cujas capacidades técnicas seriam, na melhor das hipóteses, iguais, e cujo custo seria maior?

    Infelizmente, até onde tenho provas, esse argumento de “mérito administrativo” é apenas uma forma de empurrar goela abaixo do cidãdao os custos de (1) aquisição de um software proprietário e (2) pagamento de professores para prestar-se ao treinamento de ferramentas de uma empresa privada.

    Aposto que o prefeito é do PSDB e companhia.

    Claro! E a governadora também!! Portanto, nenhuma surpresa nesta decisão! Ambos sucederam prefeito e governador do PT (que implantaram o SL lá).

    Mas política é assim mesmo... ainda bem que eu não creio em mais nada disso!!!

    Edinho (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 9:13 pm

    Deveríamos eleger o lula como Padroeiro Nacional, afinal de contas um homem santo desses deveria estar num altar sendo adorado e não no Palácio do Planalto.

    Nesse ponto concordo plenamente,pois foi por causa dele q muitos hj em dia tem condições de acessa a internet e lê esse e outros blogs!

    Rodrigo Gabriel (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 10:45 pm

    Será que alguém teira mais algum link falando sobre esse assunto…

    Poi esta faltando detalhes, essa verba de licenças está muito alta para apenas uma prefeitura municipal…

    Isso ta me cheirando uma tremenda surrupiação, no fim eles nem instalam windows nenhum e o dinheiro das licenças somem…

    E no fim das contas ele reclama para quem? Nesses casos têm que se abrir a famosa “SINDICÂNCIA” e apurar os fatos…

    Deveríamos eleger o lula como Padroeiro Nacional, afinal de contas um homem santo desses deveria estar num altar sendo adorado e não no Palácio do Planalto.

    Concordo! Ele tem o meu voto prá Nobel da Paz!

    Muito bem lembrado, companheiro!

    Mário (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 10:49 am

    A minha opinião é que muito se fala em economia quando se trata de Software Livre, mas onde fica a riqueza do conhecer, a riqueza do quebrar a cabeça e entender o por traz dos bastidores? Sim por que no proprietário você nunca pode visitar o artista que fez a peça por traz dos bastidores, você não tem acesso ao script e roteiro, você está ali apenas para operar o que te fornece e sem entender o por que de tudo aquilo, Software Livre não é só economia é também riqueza de conhecimento, mas não vamos falar que o proprietário é ruim, não, ele apenas não te permite ficar rico em conhecimento.

    Revoltado (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 11:39 am

    Deveríamos eleger o lula como Padroeiro Nacional, afinal de contas um homem santo desses deveria estar num altar sendo adorado e não no Palácio do Planalto.

    Nesse ponto concordo plenamente,pois foi por causa dele q muitos hj em dia tem condições de acessa a internet e lê esse e outros blogs!

    Só lamento por você, Edinho. Eu TRABALHEI para comprar o meu computador, agora se você depende do Lulla… azar o seu vai continuar dependendo dele para sempre.

    Como diz o ditado: Quem não gosta de trabalhar, gosta de roubar ou de esmolar

    Deveríamos eleger o lula como Padroeiro Nacional, afinal de contas um homem santo desses deveria estar num altar sendo adorado e não no Palácio do Planalto.

    Concordo! Ele tem o meu voto prá Nobel da Paz!

    Muito bem lembrado, companheiro!

    O quê, ceti??? Você me chamou de “companheiro” (ladrão)?
    Vai a merda, se eu te xingasse ou xingasse a tua família aqui você iria gostar?

    Vê lá como fala com os outros cara!

    COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO

    a (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 2:29 pm

    s’o pra dizer q discordo da “santidade” do Lula. mas sou voto vencido, deixa pra l’a :(

    Revoltado (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 3:17 pm

    s’o pra dizer q discordo da “santidade” do Lula. mas sou voto vencido, deixa pra l’a :(

    Liga não cara, eu também discordo, na verdade o que eu disse acima foi sarcasmo: de verdade mesmo é que os esquerdistas sofrem daquela “Síndrome de Asperger” que os fazem interpretar tudo ao pé da letra. O BR-Linux infelizmente está infestado deles, porque eles acreditam que SL é comunismo.

    Quem sabe um dia eles aprendem ;)

    “Revoltado, o Reinaldo Azevedo do BR-Linux”

    José Vitor (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 7:00 pm

    @revoltado +1

    Aos demais: Entendam “Mérito Administrativo” a possibilidade do administrador público optar pela ferramenta que o leve a concluir com êxito suas metas. Ele pode lançar mão de serviços que sejam mais caros porém mais eficientes, e pode INCLUSIVE dispensar a licitação quanto a baixo valor (nem tudo precisa ser licitado) ou especialidade (pra que licitar se ele vai tratar direto com o fabricante?).

    A dispensa por especialidade não precisa de muita explicação. Basta saber que não existe concorrência para Microsoft quando o assunto são os produtos desta empresa. Se houve a escolha pela compatibilidade ou qualquer outro quesito que requerira a aplicação dos produtos daquela empresa a licitação está dispensada.

    Em tempo mesmo que o software livre tenha custo de instalação zero (licença) o treinamento dos educadores, assim como contratação do suporte, pode elever o gasto da adminsitração que possívelmente já detem conhecimento do software proprietário.

    Assim, se querem defender o uso do SL na Administração pública façam com inteligência. Estudem todas as variáveis envolvidas e pensem o Estado como uma empresa que precisa de garantias. Descartem o “suporte comunitário” e o discurso do “tem que ser livre porque é melhor”.

    Como dito alhures, gosto, uso e recomendo Software Livre mas sei reconhecer quando o Proprietário é melhor. É o caso Office, é o caso da compatibilidae com gadgets e tantos outras necessidades do dia dia que no linux tornam-se um tormento. Nessa ora agradecemos à pesquisa de compatibilidade do Br-linux que tanto nos ajuda nas escolha de novos softwares e equipamentos.

    @Fabio Emílio. Caberá ação se o edital não especificar necessidades que o SL não cumpra (como a compatibilidade) e ainda assim tem 99% de chance de não ser aceito pelo Judiciário forte no entendimento (dele) de que o se o adminstrador foi eleito suas escolhas já estão referendas pela população.

    @Marcos Alexandre. Quem renomeia programa dos outros pra lança como seu é o atual governo que transformou o Fundo Social do ACM em Bolsa- (insira aqui um programa popular que distribua alguma coisa ser contra-partida)

    Ronin (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 7:48 pm

    O interessante nessa estória é:
    1.O linux já estava instalado nas máquinas.
    2.Os novos funcionários (cc) não sabem usar linux.
    3.Criar alguma desculpa conveniente.
    4.Faturar em cima da compra.
    5.O contribuinte (otário) paga a conta.

    Ronin (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 7:52 pm

    Ah!tem mais uma:
    6.A PROCEMPA tem suporte Linux.

    Fábio Emilio Costa em 24/04/2008 às 10:55 am

    #define TROLL

    Para revoltado:

    Liga não cara, eu também discordo, na verdade o que eu disse acima foi sarcasmo: de verdade mesmo é que os esquerdistas sofrem daquela “Síndrome de Asperger” que os fazem interpretar tudo ao pé da letra. O BR-Linux infelizmente está infestado deles, porque eles acreditam que SL é comunismo.

    (1) Se você já ouviu falar em cooperativismo ou em metodologia científica, perceberá que SL tem mais a ver com isso do que com comunismo.

    (2) A direita parece sofrer de Mitomania, achando que só quando eles podem é que qualquer um deve poder

    #undef TROLL

    Desculpem o trollagem, juro que não resisti.

    Fábio Emilio Costa em 24/04/2008 às 11:08 am

    Para João Vitor:

    Aos demais: Entendam “Mérito Administrativo” a possibilidade do administrador público optar pela ferramenta que o leve a concluir com êxito suas metas. Ele pode lançar mão de serviços que sejam mais caros porém mais eficientes, e pode INCLUSIVE dispensar a licitação quanto a baixo valor (nem tudo precisa ser licitado) ou especialidade (pra que licitar se ele vai tratar direto com o fabricante?).

    (1) Quanto à compras de baixo valor: +1

    A dispensa por especialidade não precisa de muita explicação. Basta saber que não existe concorrência para Microsoft quando o assunto são os produtos desta empresa. Se houve a escolha pela compatibilidade ou qualquer outro quesito que requerira a aplicação dos produtos daquela empresa a licitação está dispensada.

    Bem, existem muitos SL que se integram bem com o ambiente Windows. SaMBa e Broffice.org são apenas dois deles.

    Em tempo mesmo que o software livre tenha custo de instalação zero (licença) o treinamento dos educadores, assim como contratação do suporte, pode elever o gasto da adminsitração que possívelmente já detem conhecimento do software proprietário.

    (1) Existe apenas meia verdade aqui. Se o treinamento for conceitual (entender o que um editor de texto faz), não interessa a ferramenta, o usuário irá usar, ainda que com algumas dúvidas iniciais. E o que acontece quando você aprende a dirigir: você aprende que um carro possui câmbio, embreagem, acelerador, freio, volante, etc… Ou seja, todo carro tem isso. Occâmbio pode ser levemente diferente de um Uno para um Fusca, por exemplo, mas ele está lá. Já quando o treinamento é voltado a ferramenta, aí acontece isso que você falou.

    (2) Aqui é opinião pessoal: sou completamente contra o Governo em qualquer esfera ter que pagar para doutrinar ou adestrar (sim, os termos são essee) usuários em ferramentas de uma corporação que, após estes formados, não irá oferecer NADA em troca pelo serviço prestado. Desculpem, mas acho descabido que o Governo pague para treinar usuários em uma feramenta específica. Se isso vier como parte de um objetivo conceitual (apresentar certas funcionalidades e mostrar que elas existem em várias aplicações), aí podemos considerar algo válido. Mas do jeito como está sendo feito, sou completamente contra.

    Assim, se querem defender o uso do SL na Administração pública façam com inteligência. Estudem todas as variáveis envolvidas e pensem o Estado como uma empresa que precisa de garantias. Descartem o “suporte comunitário” e o discurso do “tem que ser livre porque é melhor”.

    Tenho pensado nisso, mas também tenho pensado que temos empresas de TI no Governo que possuem expertise para oferecer suporte técnico de qualidade para SL. Além disso, existem empresas no mercado que podem oferecer suporte técnico de qualidade à TI baseada em SL, com a grande vantasgem de não ser “amarrada ao fornecedor”, como o caso das soluções MS.

    @Fabio Emílio. Caberá ação se o edital não especificar necessidades que o SL não cumpra (como a compatibilidade) e ainda assim tem 99% de chance de não ser aceito pelo Judiciário forte no entendimento (dele) de que o se o adminstrador foi eleito suas escolhas já estão referendas pela população.

    Resumindo: nós CIDADÃOS estamos PAGANDO para que o governo TREINE pessoas para empresas fechadas. Ou seja, a empresa está RECEBENDO para algo que normalmente ela deveria PAGAR.

    Desculpe, João Vitor: eu sou funcionário de uma estatal, e ainda assim você não me convenceu.

    Fábio Emilio Costa em 24/04/2008 às 11:11 am

    @ronin:

    O mais impressionante nessa história é: porque não se investe no treinamento do usuário para trabalhar em QUALQUER ambiente? Ou o Windows é tão radicalmente diferente de alguma distro moderno com um KDE/GNOME razoável a ponto de demandar todo um treinamento específico?

    Ronin (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 7:25 pm

    @fabio

    Não para nós, quem diz isso são os funcionários viciados em M$ que apoiam essas medidas e discriminam SL.

    Clesio Luis (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 8:57 pm

    José Vitor (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 7:00 pm

    Aos demais: Entendam “Mérito Administrativo” a possibilidade do administrador público optar pela ferramenta que o leve a concluir com êxito suas metas. Ele pode lançar mão de serviços que sejam mais caros porém mais eficientes, e pode INCLUSIVE dispensar a licitação quanto a baixo valor (nem tudo precisa ser licitado) ou especialidade (pra que licitar se ele vai tratar direto com o fabricante?).

    Neste caso, R$ 470 mil em licenças de Windows não é o que eu chamaria de valor baixo, principalmente sabendo que o dinheiro poderia estar sendo empregado na melhoria da infraestrutura das escolas, ampliando o nº de crianças recebendo aulas de informática. E mesmo que fosse 10 reais, o administrador público tem a obrigação de sempre comprar pelo menor valor, pois não é o dinheiro dele que está sendo gasto, mas dinheiro do contribuinte.

    E não, eles não estão lidando diretamente com o fabricante, estão lidando com uma empresa chamada Procempa.

    Esse caso da Prefeitura de Porto Alegre não é apenas sobre a simples troca de Software Livre por proprietário, mas um caso escandaloso de corrupção, pois:

    1 ─ Está sendo feito um gasto enorme que não está sendo plenamente justificado;

    2 ─ Está sendo conduzido de forma fraudulenta, completamente fora das normas.

    Revoltado (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 10:35 pm

    @Fábio Emilio Costa

    #define TROLL

    Para revoltado:

    Liga não cara, eu também discordo, na verdade o que eu disse acima foi sarcasmo: de verdade mesmo é que os esquerdistas sofrem daquela “Síndrome de Asperger” que os fazem interpretar tudo ao pé da letra. O BR-Linux infelizmente está infestado deles, porque eles acreditam que SL é comunismo.

    (1) Se você já ouviu falar em cooperativismo ou em metodologia científica, perceberá que SL tem mais a ver com isso do que com comunismo.

    Eu disse que SL é comunismo? Eu disse que muitos militantes de esquerda PENSAM que SL ou a ideologia por trás dele tem a ver com comunismo.

    Por favor leia (e interprete) meus comentários corretamente antes de colocar palavras na minha boca.

    (2) A direita parece sofrer de Mitomania, achando que só quando eles podem é que qualquer um deve poder

    Quem te disse que sou de direita? Discordar da esquerda significa ser de direita? Eu sou apolitizado e apartidário, a única ideologia que sigo é a VERDADE e a HONESTIDADE, e nada mais.

    E quem disse que só a direita acha que só quando eles podem é que qualquer um deve poder?
    Quem está nesse momento tentando censurar o WordPress por causa do direito de algumas minorias usando como desculpa o “combate à pedofilia”? Quem está tentando ceder 11% do Território Nacional para ONGs e grupos estrangeiros com a desculpa de “garantia de direitos dos povos indígenas” não querendo saber de contestação e tentando passar por cima de tudo e de todos? Quem aprova leis na calada da noite como no caso do Imposto Sindical agora livre de fiscalização para que eles gastem quanto quiserem na hora que bem entender?

    Mas aqui impera a velha tática ensinada por Lênin aos seus subordinados durante a Revolução Bolchevique: Acuse os outros de fazer aquilo que vocês estão fazendo de errado.

    Desculpem o trollagem, juro que não resisti.

    (2)

    Decepcionado+++ (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 12:55 am

    É realmente deprimente ler uma notícia dessas, principalmente com o advento da 9ª edição do Fisl, onde pudemos notar o crescente avanço do SL, inclusive nas grandes empresas, antes resistentes ao mesmo. Mas pra quem mora em Porto Alegre não é surpresa, haja visto a péssima administração municipal que não é capaz sequer de cuidar das calçadas do centro da cidade. Lembrem-se todos que estamos em ano de eleições municipais… de algum lugar tem que sair a grana pra bancar a campanha. É triste, mas isso é Brasil… isso é Rio Grande do Sul (onde a governadora fechou várias escolas) e isso é Porto Alegre (onde se troca SL por Bill Gates). E depois não sabem por que a educação pública vai de mal a pior…

    Decepcionado+++ (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 12:58 am

    … em tempo… O Prefeito de Porto Alegre é professor…. de cursinho pré vestibular.

Este post é antigo (2008-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.