Prazo para apelar contra o processo de aprovação do OOXML na ISO está terminando.
“O prazo para que cada país entre com um apelo formal criticando o processo sob o qual se decidiu por tornar o formato OOXML um padrão ISO termina dia 30 de maio.
De acordo com o site
OOXML , o comitê da Africa do Sul já entrou com um apelo. Na minha opinião o Brasil também precisa, no mínimo, através da ABNT, expressar suporte oficialmente ao apelo feito pela Africa do Sul. Depois de todas as denúncias feitas por Jomar Silva (denúncia 1 e denúncia 2), acredito que seria muito estranho se a ABNT não se manifestasse. O Thiago Bauermann, em seu blog, dá um resumo da história toda.O que se questiona, não é a viabilidade técnica do padrão proposto, mas sim, o abuso cometido contra o processo democrático que envolve o desenvolvimento de novos padrões. Será que a ABNT está se movendo? Quem quiser, pode contatar a ABNT através do site: ABNT.”
Enviado por André Caldas (andre·em·caldasΘgmail·com) – referência (noooxml.org).
Vai ser interessante se isso acontecer. Basicamente, a única “irregularidade” apontada pela África do Sul foi que na reunião BRM em Genebra foi dado o direito a voto a países “O” (Observadores). Segundo a apelação, estes países não deveriam ter tido direito a voto, e sim somente países com status “P” (Participantes).
Como o Brasil é um país “O”, se a ABNT apoiar oficialmente a apelação, o que ela vai estar dizendo é que concorda que nós brasileiros não deveríamos ter votado na reunião. O que seria completamente absurdo.
Abraços,
Não, esta não é a única regularidade apontada na carta: http://www.tectonic.co.za/wordpress/wp-content/uploads/2008/05/dis-29500-appeal-letter-iso-2008-0-22.pdf
A petição se baseia principalmente no tempo destinado as discussões e analise técnicas.
corrigindo: análises
Vocês perdem um tempo enorme com essa causa, mesmo sabendo que com apelação ou não, vocês já sabem o que vai acontecer….
áfrica do sul???
seria coincidência?
ou o mark tem uma mão nisso?
hehe