Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Polícia britânica detém jovem por roubar sinal Wi-Fi do vizinho

A polícia de Lincolnshire, na Inglaterra, deteve um jovem de 16 anos que teria usado sem autorização a rede Wi-Fi de seu vizinho. As autoridades chegaram até ele depois que o dono da conexão sem fio à internet fez uma reclamação, desconfiado da lentidão de seu acesso à web.

Segundo o site de tecnologia “The Register”, que publicou a notícia nesta quinta-feira (30), a polícia foi até a casa do jovem no dia 5 de outubro. Ele foi detido e questionado por quase três horas pelas autoridades, até que seu pai interveio e ele foi liberado.

O britânico detido comprou em abril um laptop com sistema Wi-Fi e também utiliza outros equipamentos de conexão sem fio à web. Ele admite que pode ter acidentalmente selecionado a rede errada na hora de se logar, usando assim a do vizinho. O “Register” afirma que uma rápida análise indica a existência de outras sete redes na mesma área, sendo duas delas desprotegidas (podem ser facilmente usadas sem autorização).

Especialistas brasileiros em direito digital alertam que o uso de redes privadas sem autorização também pode, eventualmente, ser considerado crime no país. Ainda não há no Brasil, entretanto, uma lei específica para tratar o uso não-autorizado de sinais de Wi-Fi. Segundo a advogada Patricia Peck, o uso das redes pode ser tratado, por analogia, como furto de sinal: isso já acontece quando alguém faz um ‘gato’ para ter acesso ao sinal de TV, telefone ou energia elétrica. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 10:19 am

    Rede privada? Se ela está aberta e o sinal chega em outro lugar, ela é pública. Se eu deixo uma cadeira na calçada da rua, posso ficar alegando que ela é minha de uso privada? É publica!

    Meio ridículo essa acusação. É como deixar dinheiro na rua e não querer que ninguém pegue…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 10:33 am

    @Lucas Arruda

    Se eu deixo a porta da minha casa e as janelas abertas, dá o direito a outrém de entrar e tomar conta da minha casa sem a minha prévia autorização?

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 10:34 am

    Posso estar sendo simplista, mas uma rede aberta é… hã… aberta. Se você quer que ela seja restrita e privada, basta fecha-la. Se alguém invadi-la, ai sim pode chamar a polícia.

    Pessoalmente, mantenho minha rede aberta.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 10:39 am

    @Eri Ramos

    Há uma diferença entre uma rede ser pública e uma rede ser aberta; As redes wireless da minha faculdade são públicas, e nenhuma é aberta. Todas tem chave WPA, basta solicitar a chave e utilizar.

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 10:53 am

    @Lucas Timm

    Com certeza. Mas acho que a analogia seria mais para deixar as coisas fora de casa e não deixar a sua casa aberta. Se você disponibiliza um recurso que pode ser usado por tudo mundo você tem algum direito de reclamar que alguém está usando?

    Quem pode provar, também, que o clique dele não foi acidental ou que o computador conectou automaticamente em uma rede aberta ou invés da rede na casa dele. São várias alternativas que isentam a culpa dele.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:00 am

    Ridículo. Ao optar por deixar a rede aberta o usuário está disponibilizando ela para qualquer um dentro da área coberta por ela. Isso é como deixar uma fonte despejando água e reclamar se alguém beber da água que está saindo para fora do seu terreno.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:03 am

    @Lucas Arruda

    Da parte do acidental eu nem discuto, apesar de ser um argumento pra lá de esfarrapado da parte do garoto, mas não entra no mérito da questão.

    E sim, uma vez que eu disponibilizei um recurso e não quero que ele seja utilizado, ele não poderá ser utilizado. Eu durmo de janela aberta por causa do calor, e não dá o direito a ninguém de entrar na minha casa no meio da madrugada para fazer o que quer que for :-)

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:03 am

    @Lucas Timm
    Uau, obrigado! Já posso dizer que aprendi alguma coisa hoje! :)

    Na janela da minha casa tem um cartaz advertindo que eu não autorizo a entrada de sinais de redes privadas de comunicação de dados sem fio em minha propriedade, que todo sinal que entrar será considerado público e estará disponível para uso dos residentes.

    fernando (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:11 am

    putz… vou ter mais cuidado agora… meu computador possui placa WIFI intel 5300 que alcança até 300 mts, e na hora de conectar sempre aparece meus vizinhos com redes “públicas” e com WPA…

    E já consegui me conectar com uma delas… mas agora to avisado..hehe

    Vale mencionar que a polícia deteve o cara para questionamento por 3 horas, mas não processou, não acusou de nenhum crime ou infração, nem deu qualquer andamento posterior ao caso.

    fernando (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:19 am

    hehehe…. boa Augusto… vou colocar um cartaz na minha janela tb!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:29 am

    Boa mesmo Augusto, eu até soltei um sorrisinho :P

    @Lucas Timm

    Também durmo de janela aberta por causa do calor e concordo com você que isso não dá o direito de alguém entrar na minha casa.
    Só por garantia eu uso uma grade na janela.
    Mas se alguém ficar olhando para dentro da minha casa eu não posso e nem vou reclamar. Se eu não gostar disso eu fecho a janela ou a cortina, mas se estiver aberto e alguém olhar essa pessoa não estará errada.

    Ele pode até ter feito de propósito, mas muitos usuários leigos correm o risco de fazer isso por acidente sem terem a mínima idéia do que estão fazendo.

    Marcelo (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 12:12 pm

    Não concordo com a analogia com a casa. O garoto não estava na casa do vizinho. Ele não entrou na casa do vizinho. Ele estava em casa, tranquilo e o vizinho ofereceu o sinal pra todo mundo! Quem garante que só o garoto interrogado usou o sinal dele? Se ele não quisesse que ninguém usasse, que fechasse a janela para o sinal não sair por aí invadindo a casa dos outros…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 1:24 pm

    @Marcelo

    Concordando você ou não, a situação é quase a mesma… ;-)

    anonimo (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 2:06 pm

    Eu particularmente opino que não é simpático utilizar sinal alheio, mas não acho que alguém possa ser condenado por utilizar uma rede sem proteção. Se o problema tivesse sido a quebra da criptografía, bom, é outra história.

    Sugiro passar pra próxima pergunta, este tema é muito polemico…

    Revoltado (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 3:08 pm

    Interessante a maneira como o cara foi tratado pela polícia. Isso porque ele apenas roubou o Wi-Fi do vizinho, imagina se estivesse envolvido com atos considerados terroristas.

    Provavelmente a essa altura teria mais buracos que uma peneira, hehe.

    Powered by Police State.

    Gente ele pode ser um vizinho sacana ou apenas + uma pessoa sem noção, ja presenciei com minha ajuda de entendedor de informatica:

    1- Tentar usar internet conectando o fio de telefone na saida da placa de rede.
    2- depois de instalar uma net discada com provedor gratis a pessoa me pergunta porque aqui esta tão lento se na casa do vizinho(3 Mbits) a dele eh tão rapida….

    A analogia com entrar em casa alheia está totalmente errada. É o sinal que entra na minha casa e na dos outros, sem que eu queira ou saiba…
    Onde “está escrito” no sinal que ele é privado e não público? A priori, se o sinal está dentro da minha casa e é aberto, é público, até prova em contrário. E não sou eu quem tem obrigação legal de provar isso, mas sim quem o gera. Como vou saber de onde ele vem, de quem é, e se é público ou privado? Jamais posso ser culpado por usá-lo, em lugar nenhum do mundo isso teria fundamento legal.

    hellnux (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 8:34 pm

    Eu faria o mesmo que o Augusto…

    Quem manda dentro de uma casa, é seu proprietário… Vale lembrar que certo computadores já vem configurado para entrar na primeira rede que encontrar.

    Certa vez, meu professor de faculdade estava falando sobre essas tais redes sem-fio, e afirmou que se você entrar em uma rede sem-fio mesmo ela não tendo nenhum tipo de proteção, o culpado é você… Bem!!! eu discordei… Passou 2 minutos, a sala inteira escutou aquele som de atualização do Avast no notebook do professor que estava sobre a mesa… x]

    []‘s

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 11:48 pm

    @Lucas Timm

    Vamos treinar um pouco mais nas analogias? O cara está mandando o sinal para casas alheias e não deixando sua casa aberta! Isso é bem diferente. Se eu tiver emitindo um sinal de rádio da minha casa, posso proibir meus vizinhos de sintonizar??

    @Augusto Campos

    Vou fazer o mesmo. A partir de agora, proíbo a entrada de sinais de rádio não autorizados em meu apartamento. Todo sinal encontrado dentro dele pode ser considerado de minha propriedade.

    @hellnux

    Com certeza o PC dele conectou e atualizou sozinho. Mas, como garantir que isso não vá acontecer? Até onde vai o limite da hipocrisia?

    Hever Costa Rocha (usuário não registrado) em 1/11/2008 às 11:33 am

    Nunca comentei aqui no site, mas não resisti…

    É como ligar uma lâmpada na frente de minha casa e reclamar que alguém está usando sua luminosidade para ler um livro…

    Tenho receio dos desdobramentos desse tipo de situção no futuro..

    O PL do Azeredo tipificou ainda melhor uma conduta tão agressiva contra a ordem social como esta praticada por este delinquente que merece ser preso. No Brasil com certeza se faz necessária a prisão de todos que acessarem a rede alheia para entrarem no MSN ou orkut.

    E em relação aos hackers, esses não serão pegos, lógicamente, afinal sabem bem o que fazem.

    Ironias à parte, realmente os governos fazem de tudo para amedrontar os cidadãos. Tsc… Tsc… Tsc…

    “Se eu deixo a porta da minha casa e as janelas abertas, dá o direito a outrém de entrar e tomar conta da minha casa sem a minha prévia autorização?”
    Perfeita analogia. O fato de estar aberta não significa que você automaticamente está autorizando qualquer um a entrar na sua casa. No máximo diz que você é descuidado. heheheh
    Será que o cara era tão inocente que acreditou que seu vizinho não iria se importar dele acessar seu sinal? Pra ser denunciado pra polícia, é óbvio que não foi a primeira vez e nem que o cara não foi advertido antes.

    É bom esse tipo de coisa acontecer por dois motivos:
    1 – Os proprietários de redes wi-fi tem de ser mais cuidadosos pra evitar esse tipo de acesso indevido.
    2 – Os usuários de Wi-fi devem ficar mais éticos e não usar redes alheias sem prévia autorização.

    Felipe Rafael Prenholato (usuário não registrado) em 2/11/2008 às 7:06 pm

    Ah meo… é ridiculo.

    VC senhor que denuncia uma dessas, feche teu sinal, ninguém entra, ninguém usa e o senhor não perde o dedo digitando a senha ….

    Sinal aberto é aberto, não tem o que discutir. A fonte do sinal é da casa de quem acusa, o sinal é de responsabilidade dele, o sinal deve ser cuidado para que ninguém mais use por ele, se alguém usar, a culpa deve ser dele, afinal o sinal é aberto.

    Eu realmente pediria indenização por danos morais se fosse acusado por uma dessas.

    É como ligar uma lâmpada na frente de minha casa e reclamar que alguém está usando sua luminosidade para ler um livro…

    Analogia perfeita. Ambos são ondas eletromagnéticas.

    cara, qualquer coisa que passa pela minha cabeça
    é minha também…

    seja o ar, seja o wifi do vizinho…

    hellnux (usuário não registrado) em 3/11/2008 às 8:26 pm

    lagaz falou tudo!!!

    Como uma pessoa emite um sinal que passará por dentro de você sem pedir autorização!? Sou meio leigo neste assunto, mas temos vários casos de pessoas que moram ao lado de torres de transmissão de sinal de celular e desenvolveram doenças como câncer ao longo do tempo. Não pesquisei sobre, mas existe algo afirmando que os sinais de redes sem-fio não são prejudiciais a saúde humana!? o/

    []‘s

    Fabiano Pires (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 3:03 am

    @hellnux

    Quem manda dentro de uma casa, é seu proprietário… Vale lembrar que certo computadores já vem configurado para entrar na primeira rede que encontrar

    Isso é um erro bem comum… Na verdade, TODAS as construções dentro do solo nacional (com isenção de embaixadas e afins, que não são consideradas solo nacional) estão sobre a jurisdição do Estado. Essa coisa de “Estou na minha casa e quem manda aqui sou eu” já não cola a muito tempo. Você não pode ouvir música (seja funk, pagode, clássica ou gospel) no volume que quiser, pois vai incomodar os vizihos. Já pensou: estou na minha propriedade, vou mexer com TNT/C4/Césio …

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:04 am

    “Sinal aberto é aberto, não tem o que discutir. A fonte do sinal é da casa de quem acusa, o sinal é de responsabilidade dele, o sinal deve ser cuidado para que ninguém mais use por ele, se alguém usar, a culpa deve ser dele, afinal o sinal é aberto.”

    Então se o ladrão entrar na sua casa e você chamar a polícia, ele pode te processar. A casa estava aberta, o problema é seu.

    Rafael (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 11:40 pm

    tudo isso só pq o muleque conecto na rede do vizinho…..
    tsc tsc tsc…
    digamos que o Augusto simplesmente não queira mais que ninguem comente aqui, mas nao avise ninguem…estamos todos roubando espaço visual do site…

    não poderia ser resolvido apenas com uma conversa?
    eu processaria sim o proprietario do sinal por danos morais

    Rafael (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 1:52 am

    Uma boa maneira de se pensar.
    Um morador da minha rua ta sem portão na casa dele e o cão dele não fica preso na corrente, o cão saiu e entro na minha casa e não saiu mais de la, eu nao sei de quem é, nem da onde veio.
    Bom, é melhor do que aquela analogia em q a porta ficou aberta e o ladrão entrou.

    Dalai (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 3:15 am

    Isto é um absurdo !!!

    Se você tiver um Ipod touch/iphone por exemplo você tem a opção de automaticamente conectar a redes conhecidas. Acontece que o aparelho registra o nome da rede ao invés de alguma chave de segurança.

    Com isso basta chegar “perto” de uma rede aberta que tenha o mesmo nome de alguma rede que você já tenha visitado (comumente: default, netlink, …) e você estará ILEGALMENTE conectado. Fala sério

    Piada este tipo de lei. Piada de mal gosto.

Este post é antigo (2008-10-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.