Plugin Java 64bits com JRE da Sun para ArchLinux
“Como todos os que usam sabem, o Java da Sun, distribuído oficialmente, não possui plugin para navegador web em ambiente 64bits. Teríamos uma possível solução com o OpenJDK, mas este não funciona corretamente em vários ambientes de autenticação, como por exemplo o Banco do Brasil.
Para resolver este problema, nós da Arch Linux Brasil portamos para Linux em arquitetura x86_64 uma versão do JDK da Sun COM plugin, que já estava disponível anteriormente para BSD.
Aprenda neste artigo, passo-a-passo, como instalá-lo no Arch Linux.”
Enviado por Kessia Pinheiro (kessiapinheiroΘgmail·com) – referência (even.archlinux-br.org).
Será que finalmente terei meu ArchLinux x64 completo? Chegando em casa hoje vou testar :)
Poxa…
Parabéns mesmo ao pessoal do Arch-linux por isso :D.
Eu já estaria muito satisfeito se o tradicional plugin de 32bits rodasse no sistema x64. Seria muito mais simples, e útil. Nunca entendi porque isso não foi possível (no linux).
Mais uma vez, nosso querido (e amado x) Arch saindo na frente.
Uso, aprovo, recomendo e não troco!
Distribuição mais completa e com a comunidade mais competente de todos os tempos.
Interessante ver quanta gente diz que o OpenJDK não funciona com o site do Banco do Brasil. Comigo funciona perfeitamente no meu Ubuntu 8.10 64 bits.
Mesmo assim, parabéns pela iniciativa e pela façanha de terem conseguido fazer o que a própria Sun não fez.
Meus parabéns pelo trabalho, mas eu queria saber uma coisa: o JRE da Sun não é parcialmente proprietário? Que eu saiba, foi justamente para substituir essa parte do código proprietário que foi criado o OpenJDK. Como compilaram esse código? De qualquer forma, é um trabalho muito útil, sem dúvidas. É uma vergonha para a Sun passar mais de 4 anos sem liberar uma versão de seu plugin para arquitetura 64 bits.
O que não podemos é redistribuir os binários em certas regiões. Cada um compilando em sua máquina não há problemas. É só a Sun querer distribuir os binários ela mesma, o que tá difícil…
A pergunta para a Sun, é a mesma para a Adobe. Agora a Adobe lança um alpha pro flash… Quanãdo vão lançar o estável?
Você não se dispõe a publicar um rápido artigo (aqui no BR-Linux mesmo) mostrando como conseguiu esta proeza? Qual navegador e versão utiliza (se for Mozilla/Firefox, informações do tipo ‘about:’, ‘about:plugins’ e ‘about:buildconfig’), qual Java/versão (do OpenJDK e plugin 64bits), etc.
Seria interessante, porque até onde sei, o ápice em se tratando de acesso livre em 64 bits na conta do BB é a possibilidade de login na conta através do Konqueror, mas restrito em virtude de não ser possível o acesso ao módulo de cadastramento/reconhecimento do computador.
“o JRE da Sun não é parcialmente proprietário? ”
Falta menos de 1% pra Sun conseguir liberar totalmente GPL. Mas a parte que é livre pode ser distribuída e o que falta é raramente usado.
Douglas Augusto,
Já consegui esse “ápice” no próprio firefox. Mas é muito decepicionante chegar no reconhecimento/cadastramento do computador e não passar disso.
Atualmente uso o OpenJDK + Icedtea e consigo entrar no Banco do Brasil. A autenticação de computadores não funciona, logo fico preso aos limites de 100,00 reais por dia :(
Outro problema é que só consigo entrar usando meu login, pois já tinha “autorizado” o teclado virtual. No login de minha esposa o applet não roda e não aparece a janela para “autorizar” o teclado virtual :(
OpenJDK funciou no meu Ubuntu 8.10 X86_64 com Banco de Brasil só demora um pouco pra logar depois de digitar a senha.
Usei só a parte do Java do Script do Ubuntu Perfeito…
Esse do Arch funciona perfeito. Bem melhor que o OpenJDK do Ubuntu 8.10, que testei também.
A equipe do Arch está de parabéns. É bom ver os brasileiros contribuindo assim para o software livre.