Phoronix anuncia 8 novidades do próximo GNOME
O GNOME 2.22, agendado para março, não é uma mudança revolucionária em relação à sua versão anterior, ao contrário do recém-lançado KDE 4.0, por exemplo. Mas ele tem várias novidades já definidas, e este artigo do Phoronix ajuda a divulgar algumas delas.
Me chamaram a atenção especialmente: o navegador Epiphany tendo a opção de usar o WebKit, o engine herdeiro do KHTML (do Konqueror), mas que já passou pela mão da Apple, que o emprega em seu navegador padrão do Mac OS X; o Cheese e as possibilidades de uso adicional para webcams que ele traz; e o suporte a Flash no desktop.
Saiba mais (phoronix.com).
É, o GNOME vai ter que correr atrás agora, com o KDE 4.X.
Já era ruim (o gnome), agora então..
Vocês notaram que um dos destaques é o Vinagre, cliente VNC, criado pelo brasileiro John Wendell?
O engine da Apple? Putz, ele, assim como o KHTML são muito incompatíveis com o padrão W3C ainda. O KHTML pelo menos alega ter a intenção de ir se aperfeiçoando mas a Apple não se preocupa com isso.
Pelo contrário Marcos, tanto o Khtml quanto o Webkit são as engines que são mais compatíveis com os padrões W3C. O Gecko, engine do Firefox, está atrás deles nesse quesito. Por exemplo, visite a página do teste Acid2 com o Firefox e depois com o Konqueror para você ver a diferença.
O que é verdade é que o Gecko ainda renderisa melhor algumas páginas mal feitas que ficam ruins no Webkit (ou seja, o construtor da página só testou com Firefox e IE).
Acho que seria interessante se informar:
Konqueror
Safari
[],
AC
Errado. Se você ler com atenção, o link que você postou menciona alguns recursos que o Safari renderiza melhor, mas tem outros que ele é uma negação.
Por exemplo, no evento onchange, o Safari é o único que aciona quando pressiona tab ou uma seta. Até o IE trata essas teclas a parte (que é o padrão).
Posso te citar uma dezena de outros exemplos.