Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Petição: Chipsets VIA com bons drivers oficiais para Linux

“Depois de muito tempo tentando usar os drivers oficiais da VIA no meu notebook, além de usar os drivers dos projetos Openchrome e Unichrome, eu decidi iniciar uma petição para que a VIA, como outros fabricantes de chipsets, tratém de o usuários de Linux com o mesmo respeito que o usuários dos sistemas operacionais que ela já suporta diretamente, desenvolvendo e publicando drivers decentes.

Em menos de 24 horas, a petição já teve mais de 500 assinaturas de usuários Linux de diversas partes do mundo, com forte prsença da Rússia. Há ainda pouca participação de brasileiros. O texto da petição já foi traduzido por voluntários para Espanhol, Italiano, dentre outras línguas e está sendo reproduzido continuamente em Blogs e forums por usuários que se identificam com o assunto. É importante também notar que a petição não apenas pede maior empenho da VIA em desenvolver drivers Linux eficientes, estáveis e seguros, mas também pede para que ela contribua com especificações de hardware para os projetos de drivers Open Source existentes. Os drivers atuais são ruins e proprietários, deixando os usuários Linux de hardware VIA em maus lençóis. Quem quiser ajudar, basta assinar a petição, além de divulgar o endereço para amigos, família e colegas.”

Enviado por Alvaro Leal (alvaro·lealΘterra·com·br) – referência (petitiononline.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    PetitionOnLine nunca dá e nunca deu em nada. Nunca vi nenhuma empresa que anunciou que faria ou mudaria alguma coisa por causa de uma petição desse site. Essas grandes empresas não estão nem aí pra isso. O que você pode fazer é dizer: “Vocês não respeitam os usuários de GNU/Linux? Então eu não vou usar os produtos de vocês!” Abandone as peças desse fabricante e use as de uma empresa que realmente se preocupe com usuários de sistemas não-Microsoft.

    cristo (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 9:43 am

    Concordo com a solução acima, se eles nem respeitam usuários de sistemas GNU/Linux, então nem compre o hardware deles, como atualmente o sistema está crescendo e se crescer também o numero de usuários insatisfeitos isso irá resultar em uma reação em cadeia (como sempre), o que vão obrigar a fazer os benditos drivers da forma correta, contudo toda empresa que se prese geralmente só percebe a merda que fez lá no fim da estrada e com isso fecha as portas.

    Eu aprovo a idéia, tanto que assinei a petição, pois, eu tenho um notebook da positivo modelo v146 e sinto falta de um driver decente para o vídeo. Além disso, faltam o driver para:

    1. WebCAM – fabricante ALi Corp ID 0402:5602
    2. Memory Stick Card Reader Controller – Fabricante ENE Technology Inc

    []
    Roger

    Guilherme (usuário não registrado) em 25/01/2008 às 11:53 am

    A solução é clara, quando se compra algo de qualquer segmento deve-se optar por boa qualidade. Quando não se faz isso o que resta é chorar. Farei uma petição contra choro.

    Desde que me conheço por gente a VIA nunca fez nada que prestasse mesmo, hardware de pessima qualidade, e sem nenhum suporte decente no Linux.
    Se querem comprar hardware decente, use chipsets (de MB e video) da nvidia, embora…embora… a xiitaiada vive reclamando dos drivers nvidia porque não são abertos, cadê eles agora para “reclamarem” (o que fazem de melhor) que o suporte do fabricante (VIA) não é necessario??.

    Daqui a pouco aparece um.

    Lauro (usuário não registrado) em 26/01/2008 às 12:13 pm

    Essas petições deveriam acrescentar uma coisinha. Além da petição em sí criem um banner com alguma inscrição assim:

    “Usuários Linux, não comprem produtos com componentes VIA pois eles não respeitam usuários Linux. Usuários Windows, se algum dia tiver problema e quiser trocar para outro sistema operacional, não comprem produtos com componentes VIA. Por favor, avisem todos os Linuxusers que o dinheiro que pagam por equipamentos com componentes VIA não reventem para a sua boa experiência com o Linux, portanto não comprem VIA. Etc etc etc. Enquanto a VIA não escrever drivers oficiais para Linux essa marca não deve ser comprava em hipótese nenhuma…”

    Se isso for massificado, nenhuma empresa gosta de campanha negativa, ela vai reconsiderar.

Este post é antigo (2008-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.