Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa sobre o desenvolvimento do Blender

“O Blender é um dos grandes destaques do software livre na área de multimídia. Desde que foi liberado sob a licença GPL, no ano de 2002, o Blender tem apresentado um ganho de qualidade impressionante a cada versão. Recentemente, projetos de “open movies” (filmes livres) têm demonstrado o potencial do software para a produção de animação e games.

Estou realizando uma pesquisa que procura analisar o modo de desenvolvimento do Blender e os recursos empregados por sua comunidade que possibilitaram ao Blender ser hoje um software de alto nível técnico. Além disso, a pesquisa investiga também como os usuários têm contribuido com o desenvolvimento do software.

Os usuários do Blender podem participar da pesquisa respondendo ao formulário disponível na página http://blenderpesquisa.myurl.com.br/ .

Está disponível também uma versão em inglês do formulário em http://blenderresearch.myurl.com.br/.”

Enviado por Wille Marcel (wille·yyzΘgmail·com) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Blender, o Linux dos modeladores 3D: excelente, versátil e desprezado pelos profissionais da indústria e usuários de Windows em geral. Fato compartilhado pelos outros killer apps do software livre também: Gimp, Inkscape e Firefox. Nenhum chega muito além de 10% de uso, apesar da gratuidade e disponibilidade para várias plataformas.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 6:44 pm

    Sinceramente, eu torço para que um dia o Blender mereça esses elogios.

    “open movies” (filmes livres)?
    Não querendo começar novamente a briguinha entre open e free, mas, neste caso – a não ser que seja uma tradução beeem livre -, open movie significa filme aberto, estando mais para aidéia de open source.

    Mas fugindo um pouco, o legal é que os desenvolvedores querem, além do próprio fime, lançar um jogo baseado nos mesmos personagens, cenários, etc. Este sim seria software multiplataforma (windows, linux e os x), além de todas as partes serem livres, desde os arquivos para acriação de cenários, personagens, etc.

    Muito interessante.

    Para mais informações, consulte o serviço um zero dois, ou pelo link:
    http://apricot.blender.org/.

    Wille (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 10:00 pm

    tenchi, entendo tua preocupação com a diferenciação entre open e free. mas é que por causa de a língua inglesa relacionar free com gratuito, acaba-se adotando o termo open para não gerar essa confusão. No entanto o open movie “Elephant Dreams” está licenciado nos mesmos termos de um software livre, por isso traduzi o termo como livre. Já que também o termo “filme aberto” não expressa a característica de liberdade contida nele. Todos os arquivos fontes utilizados para realização do “Elephant Dreams” estão disponíveis para download e é permitida modificação, cópia e redistribuição do mesmo.

    Ah tá. Se colocassem algo como: “Free Movies” iria parecer outra coisa… ahuahau

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 3:32 am

    Incrível…Sem dúvida alguma pela quantidade de recursos, o Blender briga de igual com softwares como o Max e o XSI…Mas o Blender não é tão despresado assim. Há muito preconceito, mas bons trabalhos estão surgindo, e ao contrário do gimp, que estagnou boas inovações nos últimos 3 anos, o Blender tem interface boa, boa usabilidade,e é extremamente poderoso, o que não significa dizer que é fácil. O blender pode sim, corresponder a maioria das necessidades dos usuários de 3D.

    É um petardo

Este post é antigo (2008-03-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.