Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PEGN: Informática mais barata com Software Livre

“Vi no programa de TV Pequenas Empresas Grandes Negócios que a próxima edição (dia 28/09/2008) terá uma reportagem sobre Informática mais barata com Software Livre. Copiei do site o anúncio sobre o programa: “O software livre pode gerar uma boa economia para o empresário. Existem negócios especializados neste tipo de sistema.””

Enviado por Augusto Castelan Carlson (accarlsonΘgmail·com) – referência (pegntv.globo.com).

“O programa independente Pequenas Empresas & Grandes Negócios, veiculado pela Rede Globo, estará divulgando matéria sobre como o software livre pode gerar uma boa economia para o empresário.
O programa será exibido no próximo domingo (28 Set 08) às 07:30h com reprise às 10:00h no canal Globo News para quem possui TV por assinatura.”

Enviado por Alex Moreira (alex_moreiraΘibest·com·br) – referência (pegntv.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maicon (usuário não registrado) em 22/09/2008 às 7:17 pm

    o triste é ver oferetas como esta por ai:

    Notebook com linux + MS Office

    será que explicam para os consumidores que o office nao vai rodar no sistema operacional do micro? ou seria uma das maiores redes varejistas do brasil incentivando a pirataria já que sabe que os consumidores da tão falada inclusão digital vão colocar um windows pirata mesmo.

    apenas se utilizam do software livre para oferecer um preço competitivo mas vendem gato por lebre sujando a imagem do linux.

    revoltante.

    Evangelista (usuário não registrado) em 22/09/2008 às 7:34 pm

    Quero ver se vão dizer explicitamente: o BrOffice é tão bom quanto o MS Office, principalmente para as coisas corriqueiras feitas pelos pequenos empresários brasileiros nos aplicativos de planilha/texto.

    Ou será que a reportagem vai ficar no lugar comum: o BrOffice é mais uma alternativa ao MS Office…?

    Para mim o BROffice parece ser uma alternativa interessante ao MS Office namaioria dos casos de uso que observei.

    Dizer que ele é tão bom quanto outra suíte qualquer envolveria saber de forma objetiva o que são essas “coisas corriqueiras” mencionadas, e quais as expectativas dessas empresas quanto a essas “coisas corriqueiras”.

    ShadowMga (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 8:21 am

    Bem, eu escrevi minha dissertação toda no BROffice e não senti falta de nenhum recurso. Uso-o “corriqueiramente” no meu trabalho e também não senti falta de nenhum recurso :D

    Evangelista (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 12:18 pm

    Amigo, desculpe incomodar e não ter respondido a pergunta, porque não fiquei esperando depois de fazer o meu comentário.

    Quando eu defendi o BrOffice, também estava incluindo qualquer suíte derivada do OpenOffice.org e o próprio, já que todos são de código aberto e, portanto, fazem praticamente o mesmo.

    E “coisas corriqueiras” são ações comuns no dia-a-dia de muitos usuários; portanto, são os “recursos” mais usados disponíveis nos pacotes office livres (como o BrOffice/OpenOffice.org) ou comerciais (como o MS Office); por sinal, são os “assuntos” conhecidos pela massa que faz os cursos de MS Office existentes no Brasil.

    Exemplos:
    * Não é uma “coisa corriqueira” programar e embutir um código de VBasic em uma planilha.
    * É uma “coisa corriqueira”: gravar um arquivo “.doc” ou um “.xls”, para enviá-los a alguém que só usa MS Office.
    * Mais “coisas corriqueiras”: usar o mínimo dos recursos do MS Office, que são os mesmos recursos do BrOffice/OpenOffice.org.

    ###

    Apostilas sobre BrOffice/OpenOffice.org para concursos públicos: http://apostilassobrebroffice.blogspot.com

    Evangelista (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:37 pm

    Ah! E acertei a previsão, porque a reportagem ficou sim no lugar comum.

    Ressaltou que software livre é:
    * de código aberto;
    * de grande qualidade técnica porque milhares de especialistas do mundo todo contribuem para isso;
    * grátis.

    Mas não explicou nada direito, se é que tentou explicar.

    Se eu, que sei o que é software livre (SL), não entendi a reportagem, qual impressão os telespectadores da Globo terão do SL?

    Em vez de ressaltar que é de código aberto e que é bem feito tecnicamente deveriam mostrar exemplos de pequenas empresas que o usam, cada uma com um software diferente.

    Eu mesmo consegui convencer dois micro empresários [portanto, em duas micro empresas diferentes] a usar o BrOffice.org para MS Windows. E eles não o usaram antes porque simplesmente não conheciam o pacote. E o BrOffice está servindo muito bem para eles.

    ###

    Apostilas sobre BrOffice/OpenOffice.org para concursos públicos: http://apostilassobrebroffice.blogspot.com

Este post é antigo (2008-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.