Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para ZDNet, openSUSE 11 é o Mercedes Benz e o Ubuntu é o Volkswagen

E o autor não está criticando o Ubuntu! Ele elogia as versões correntes do Ubuntu e do Fedora, mas seu ponto é que o openSUSE é a escolha luxuosa.

Após fazer um histórico da distribuição e do seu envolvimento com ela, Jason Perlow apresenta as novidades do openSUSE 11 que já podem ser percebidas no RC1, incluindo a infra-estrutura e aplicativos que debutam nesta versão. Eu achei interessantes as novidades no gerenciamento de pacotes, o suporte a virtualização e o visual dos desktops defaults.

Saiba mais (blogs.zdnet.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 3:00 pm

    la vem mais uma discussão sobre distros …..

    Rafael (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 3:18 pm

    Microsoft dominando o mundo linux?
    Micro$oft opensuse linux.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 3:21 pm

    Eu já tinha lido. Achei a comparação bem humorada!

    Só fiquei na duvida se a instalação “completa” foi com todos os 16GB em softwares que tem no DVD, ou a seleção padrão de todos os desktops.

    Se for dos 16GB, os resultado é bem melhor que o esperado. Aqui 1,5GB em pacotes foi instalado em 3 minutos via imagens, porém tem muitos aplicativos no DVD que não estão incluidos nas imagens.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 3:30 pm

    PS: 16GB depois de descompactado é claro.

    Scoob (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 4:10 pm

    F-U-D

    testei ambas as distros mes passado e gostei muito de ambas. Pessoalmente não gostei das mensagens de erro do Yast (no suse) que não me diziam nada de útil.

    No suse os drivers proprietários da minha placa de videio naõ se instalaram sozinho como no ubuntu, no entanto, uma vez instalado o driver foi fácil colocar os dois monitores funcionando direito (no ubuntu eu levei uns 2 dias para conseguir de forma satisfatória)

    Renato (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 4:33 pm

    Vamos nos manter nos pós e contras das distros, sem essa de M$ e outras coisas.

    Pierre (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 4:37 pm

    A comparação tem sentido principalmente se olharmos pela ótica do mercado brasileiro. A VOLKSWAGEN quebrou a hegemonia do mercado de caminhões da MERCEDES que já durava 50 anos e passou a vender muito mais caminhões no Brasil.
    O Ubuntu hoje esta crescendo muito no Brasil, então podemos olhar desta forma. ( risos ).

    self_liar (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 4:56 pm

    Cuidado hein daqui a pouco só vai ter ruas pra carros mercedes.Ruas para outros carros os motoristas terão que pagar pedágio para a M$

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:07 pm

    Entendi o sentido que ele quis dizer. O Ubuntu visa facilitar o máximo o trabalho do usuário no desktop. O Suse visa oferecer um enorme número de aplicativos, alguns não totalmente livres, mas exige um pouco mais de trabalho pra configurar.
    Questão de gosto. Não discuto mais esse tipo de coisa. hehehe

    elchevive (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:20 pm

    ao Wallaci:

    “A complete install, with everything, including GNOME, KDE, XFCE and the development and server packages”

    o que provavelmente significa que o carinha selecionou todos os padrões existentes no DVD, desktops, padrões de desenvolvimento e de servidores e não todos os pacotes, mas quase todos….

    ao Marcos Alexandre:

    os aplicativos que vêm com o DVD do openSUSE são todos livres e por essa razão, além de um resguardo legal, não é incluído os drivers da Nvidia, vários codecs (avi, divx, xvid, mp3, etc), o que torna “mais difícil” de instalar em comparação com o Ubuntu que oferece estes codecs/drivers após a instalação. Mas….o openSUSE tem o 1 Click install :-)

    abraços

    manoel b h carvalho (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 7:46 pm

    Windows é um chevette

    Sergio (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:30 pm

    (vou ignorar os idiotas que falam mal do OpenSuse devido a Novell).. Realmente o OpenSuse é uma ótima distribuição, o visual é caprichado e a estabilidade é muito boa, parabéns a todos, e a comparação realmente faz sentido ;)

    Sergio (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:34 pm

    E outra coisa, o “self_liar” ainda não respondeu minha pergunta, sei que ele tem menos de 15 anos, não entendi nada sobre linux, e utiliza o windows, principalmente quando está falando mal do OpenSuse.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:57 pm

    Valeu pelo toque. Confundi o Suse com o OpenSuse.

    Mário RPG (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 9:10 pm

    “Windows é um chevette”

    neste caso Gentoo seria uma ferrari?

    Cadu (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 9:28 pm

    “neste caso Gentoo seria uma ferrari?”

    Gentoo uma Ferrari e Slack um Porsche… :)

    Mário RPG (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 10:12 pm

    O Debian seria uma F-1000 SSS

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 10:40 pm

    Meu nome é Wallacy, com “y”.

    Eu pensei nisso, porém quando é feito a seleção no Yast de TODOS os padrões praticamente todos os pacotes são selecionados, por isso fiquei com essa duvida.

    E uma correção: No CD todos os aplicativos são OSS, entretanto o DVD também possui aplicativos non-oss, como o flashplayer, java, real player, opera, etc.

    A diferença é que o suse/openSUSE possuem acordos de incentivo com essas empresas, que empacotam os pacotes para a distro (A nvidia tem um repositorio exclusivo para o openSUSE), esses pacotes podem ser distribuidos normalmente pela distro (tanto que na EULA diz que é um pacote feito para ser distribuido com o openSUSE) e precisam do tradicional clique no “eu aceito” da EULA de cada pacote.

    Para malucos de plantão, adianto que esses acordos são muito anteriores ao acordo com a MS, e alguns são da era pré-novell.

    Considerando o tamanho de um DVD, essa iniciativa faz até muito sentido: Nada melhor que incluir o maximo possivel de softwares uteis, proprietarios ou não (como o opera). Tem até o blender no DVD de instalação do openSUSE (que é um aplicativo bem especifico) e claro ta na parte OSS hehe.

    Ah sim. O openSUSE também tem aquela telinha de deteção de drivers proprietarios, ou codecs, etc… Só não sei porque na ultima versão (10.3) e agora na v11 ela está desabilitada, porém também oferece facil instalação desses componentes após a instalação. Até o YOU indica como recomendado os codecs e o drive de video e até a instalação de fontes proprietarias. Muita gente não vê porque usa o modo terminal para instalar aplicativos, e esses componentes estão disponiveis somente para o modo grafico. Na verdade grande parte ignora o YOU (yast > Atualização Online) e vai direto na opção “Gerenciamento de Software”. Assim como muita gente ignora o SaX2 (Configurador grafico do X11) e vai direto para o terminal.

    A distro também conta com um suporte nativo ao MP3, através de um acordo de incentivo com a Real.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 11:29 pm

    Grande Augusto, ultimamente a grande malha de comentários esta sendo dos posts com o openSUSE de assunto, seja pro bem ou pro mal!

    O mais interessante é que esses malucos que gostam de falar mal do openSUSE serão os primeiros a instalá-lo quando o release final sair!!!!

    Será que o pessoal não cansa de escutar que o acordo da Novell com a MicroLixo não influi nada no desenvolvimento do openSUSE, e que a distro é totalmente voltada para a comunidade open-source. E não é desenvolvida por uma empresa gerida por um louco milionário que gosta de gastar dinheiro, e que não se importa nada com o restante da comunidade open-source, se importando apenas pelo se EGO!!!

    Não vejo nenhuma desses loucos de plantão que gostam de julgar, principalmente se tratando do openSUSE, em um de seus fóruns oficiais como o http://www.susebr.org/forum/index.php ou http://susept.com/forum/ (no qual sou Moderador) pra debater assuntos sobre a distro. Estejam convidados a fazer parte da comunidade desde já, pra qualquer tipo de debates…

    Templario (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 1:30 am

    E o Arch é um Bugatti Veyron…

    Marcos (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 1:49 am

    É isso aí Rodrigo! Porém o melhor é ignorar as pessoas que falam mal do OpenSuse devido ao seu patrocínio, pois com certeza não passam de crianças que não entendem nada.

    Manoel Aleksandre (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 5:30 am

    O openSUSE realmente é uma distro muito bem trabalhada, tem um bom suporte no fórum americano (o mesmo não se pode dizer do fórum brasileiro!), mas seu calcanhar-de-aquiles ainda continua sendo o gerenciamente de software. É simplismente irritante a lentidão desse sistema sem contar que não é muito eficaz e ocorrem erros grosseiros.
    Usei essa distro por um bom tempo, mas por conta desse gerenciamento de software e pelo namoro da Novell com a M$ resolvi retornar o DEBIAN.

    Aldoir (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 8:43 am

    Manoel Aleksandre

    Concordo sobre o ger. de pacotes no 10.3.
    Mas o gerenciamento de pacotes mudou no OpenSuSE 11.
    Está extremamente rápido.
    Boa notícia não??

    O Navegante (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 8:52 am

    Rodrigo,

    Você acha que os colegas falam mal do OPENSUSE mas você também fica falando que o UBUNTU é financiado por um milionário que adora gastar dinheiro. Você esta falando sem base nenhuma. Voce conhece as convicções do financiador do UBUNTU? O que ele pensa? O que ele quer? Ele financia e faz o que quer, o dinheiro é dele, se a NOVELL não financia com vigor a distribuição que é sua preferida não fique com esta inveja do UBUNTU.
    Acho o OpenSuse uma baita distribuição e não gosto que falem mal, mas fico irado com estes comentários sem cabimentos, como este seu, de louco milionario que gosta de gastar dinheiro. Se o UBUNTU não tem valor para você, tem para milhões de pessoas ao redor do mundo e cada um gosta do que quer, usa o que quer. Se você não gosta que falem do OPENSUSE também não fale da distribuição que os outros usem.
    Cada um tem o que merece.

    E usando o seu remédio vá na comunidade do UBUNTU e participe antes de colocar seu achismo em um forum público onde existem pessoas que tem outras posições diferentes da sua.
    Respeitado é quem respeita os outros.

    Víctor (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 9:06 am

    Cada semana o pessoal critica uma distro, desta maneira não há distro que sobreviva, a Microsoft agradece….

    Marcos (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 9:58 am

    O Victor disse tudo, dessa forma vamos nos “auto-destruir”.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 10:48 am

    já usei as duas distros, no meu caso prefiro Suse Linux, tudo é questão de gosto, minha placa de video, geforce FX 5200, foi melhor configurada com o suse, além de que o Yast é uma mão na roda, o sistema é mais polido, só deixou um pouco a desejar no desempenho, mas isso é para mim irrelevante, não vejo mal esperar algum tempo para usar o micro. Concordo com o autor, realmente o Suse está mais polido que o Ubuntu pelo menos por enquanto.

    O Opensuse terá opção com KDE da série 3 também, ou apenas com KDE 4?

    laurocesar,

    Só no DVD. E o suporte ao KDE3 vai durar dois anos, na versão 11.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 1:23 am

    Olá “Navegante”, eu realmente não quis falar mal de nenhuma distro, falei apenas de seus proprietários. Se você se informasse sobre a posições deles perante a comunidade open-source entenderia o que quis dizer.

    Mais uma vez, gosto bastante do Ubuntu e nem por isso deixo de instalá-lo porque não gosto da empresa que o desenvolve. Foi isso que eu falei, o pessoal acha que a Novell influi no desenvolvimento(“diretamete”) do openSUSE, mas não pensam que existe toda uma comunidade por trás fazendo isso…

    Nunca precisei de um fórum Ubuntu, pois sempre que precisei encontrei muito material disponível, mas posso dizer e comprovar que participo de diversos fóruns, como o Fedora, Dreamlinux, Mandriva e claro openSUSE…

    laurofrutal (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 9:34 am

    Obrigado Wallacy. É que estou achando o KDE4 muito cru ainda e queria testar o OpenSuse 11 com KDE3… Mas baixar um DVD inteiro pra isso e ainda não ter a opção de testar antes de instalar (LiveCD) tá me desanimando. Quem sabe quando sair a versão final (se ela for realmente muito boa). Por enquanto vou aqui de Fedora 9 com Gnome que tá muito bom!

    Um abraço.

    Wallacy (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 11:21 am

    laurofrutal,

    O antigo SUSE tinha um Live-DVD na versão 10, depois nunca mais produziram.

    Acontece que a distro sempre foi uma distro em DVD. A versão em CD antes só era Live, porém como muita gente pediu adicionaram o suporte a instalação.

    É esse de “testar” antes de instalar é meio “ruim”, a distro nunca se comporta da mesma maneira, e se for para ver “a cara” é melhor ver os screen shots e os reviews. E quando sair a versão final você pode usar uma maquina virtual para testar.

    edempoa (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 12:45 pm

    Esse ônibus foi baita sacanagem do augusto hehehe

    Parabéns ao OpenSUSE, que realmente é muito elegante. O que eu não gostei quando utilizei ele é que precisei de muito software compilado por terceiros e que geralmente eram muito instáveis.

Este post é antigo (2008-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.