Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pane na Internet em SP: Negligência x Contingência

“O caso apagão da Internet em SP ocorrido nesta quinta-feira fez com que a luz de alerta acedensse e abrisse nossa mente para alguns questionamentos:

- Será que estamos tão dependendes da tecnologia que esquecemos que existe vida sem ela?
- Instituições financeiras e governamentais confiam tanto que esqueceram de fazer o dever de casa?
- Enquanto estamos sem internet devemos cruzar os braços e proclamar um feriado?

O que vi nos noticiários me deixou estarrecido pricipalmente por que todas estas instituições sejam elas governamentais ou privadas possuem CIOs, CSOs, Analistas e outras pessoas responsáveis por manter a TI em funcionamento e me estranha nenhum deles resolverem a questão da Contingência.

O plano de continuidade de negócios faz parte de qualquer framework de boas práticas em TI, acho estranho um banco como o Itaú não possuir este planejamento efetivo para um caso como este. O plano de continuidade de negócios não é nada menos do que qualificar os riscos, pontuá-los e planejar ações que podem ser corretivas ou contigenciais.

Espero que após este desastre os Os da vida pensem bem no prejuizo causado a população pela falta de planejamento, por ter confiado em um único fornecedor, pela falta de redundância… E deixo aqui um questionamento: Será que nós também estamos fazendo o dever de casa?”

Enviado por Alexandro Silva (alexosΘngsecurity·com·br) – referência (penguim.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kayo (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 7:33 pm

    De fato ninguém foi a frente o suficiente para prever um problema assim, pois se fosse ele poderia ter criado um meio para o sistema trabalhar isoladamente, armazenando os dados, enquanto a comunicação não volta ao normal.

    jotaB (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 10:12 pm

    Esse assunto já deu o que tinha de dar. Prá mim, chega, mesmo porque não resido no estado de SP.

    PS – podem tirar o cavalinho da chuva: nada vai mudar, vamos continuar na mão das corporações. Capitalismo é isso, tá pensando o quê? Que democracia resolve isso? Não sejam ingênuos, todos eles são cúmplices uns dos outros.

    O problema é quando você não tem como oferecer redundância devido ao monopólio instituído.

    Lucas Fernando V de A Amorim (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 10:32 pm

    jotaB, não, esse assunto ainda não deu o que tinha que dar. Temos que saber a extensão do problema e planejar medidas para este tipo de situação.

    george (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 10:47 pm

    O buraco é mais embaixo. O Brasil nunca teve planejamento estratégico de médio/longo prazo, a não ser durante o regime militar. Militares, como se sabe, adoram uma estratégia. Já nossos politicozinhos só enxergam os dividendos das suas ações. Se privatiza tal serviço, então é visto como liberal e tem mais verba nas doações na campanha. Serviços estratégicos nunca deveriam ficar em mãos particulares. A não ser se for em outro país e a companhia for nossa. Assim pensam os grandes capitalistas. No final Charles de Gaulle estava certo.

    Frank (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 10:53 pm

    Falou e disse, george.

    Bruno (usuário não registrado) em 5/07/2008 às 11:11 pm

    E que o ministro da cultura rs o Gilberto Gil que ainda cisma que é cantor rs
    se intitula Hacker

    Ele invadiu a rede da Telefonica usando seu mais novo brinquedinho rs
    Um IPhone com varios programas hackers para invasão.
    Com isso ele conseguiu derrubar nos backbones e dar pau nos backbones de backup.
    Mas antes disso colocou um script para rodar e sair limpando as configurações de DNS de varios roteadores.

    Tudo isso em meio a um show em Bangladesh.

    Se dar essa ideia para um produtor ou diretor nos EUA rs isso vai dar um filmão.

    O real motivo do apagão é o Gilberto Gil.

    Agora falando sério , o que o Alexandre disse esta correto e alem do mais como a telefonica que comanda o pessoal vai ficar por conta dela.
    Ou então assinar com outra operadora.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 12:59 am

    Desculpa, George, mas na ditadura, o único planejamento a longo prazo foi matar o maior número de opositores e deixar a população burra e no cabresto.

    Thy (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 1:22 am

    Concordo com o kayo, ainda mais num mundo globalizado… O problema é que poucas operações **com segurança** podem ser feitas sem consultar uma central… Sem contar que a internet foi projetada para continuar funcionando até após ataques nucleares. Só não é aprova de monopolio e brasileiros, pelo menos não os 2 ao mesmo tempo. Tava demorando… xP

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 1:27 am

    Fica dificil defender um “gasto extra” (sabemos que nao é) no orçamento de TI quando o histórico de confiabilidade é positivo.

    Você faria um seguro de seu carro – pagando um premio anual de 7% – SE o indice de roubo fosse 0,05% ?

    Sem contar que a internet foi projetada para continuar funcionando até após ataques nucleares.

    Não bem assim, sempre achei essa informação um tanto exagerado. Então agora a pouco fiz uma pesquisa rápida. E resultou nisso:
    5 It was from the RAND study that the false rumor started claiming that the ARPANET was somehow related to building a network resistant to nuclear war. This was never true of the ARPANET, only the unrelated RAND study on secure voice considered nuclear war. However, the later work on Internetting did emphasize robustness and survivability, including the capability to withstand losses of large portions of the underlying networks.

    ARPANET era a rede do Departamento de Defesa dos EUA, que foi uma das redes que deu origem a Internet atual.

    Não e só por aqui que a Internet e frágil, lembram dos cabos rompidos no inicio do ano?

    anonymous (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 4:07 am

    Aki no CTO do itaú, quinta feira foi um dia normal,operando nos links de redundância, obviamente. o problema de comunicação referido no artigo deve ter sido a comunicação entre agencias e a central, que é lamentavelmente feita em cima de links da telefonica.

    alexFB (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 6:33 am

    Uma vez eu participei, em uma grande empresa, de uma analise de riscos, pra qqer empresa… Na verdade, era o desenvolvimento de um software de analise de riscos… A outra empresa era Tb uma grande empresa (ñ vou citar nenhum nome aqui), mas valia pra qqer situação… Eu imagino q, qdo uma empresa determina os riscos, dificilmente o fato de uma provedora de internet seja classificada como um grande risco o fato de indisponibilizar totalmente o acesso à grande rede (por meio de contrato e multas através desse, imagina-se o cumprimento ao acesso, mesmo q por um plano B ou C, dado o montante do contrato e da multa envolvida no contrato). Logo, a confiança numa rede passa a ser base do funcionamento da própria rede (por algum motivo, a rede B da Telefonica falhou também, e ela não possui, talvez, uma rede C). Porém, qdo analisados as possibilidades de riscos (podem analisar, no mundo, qdo ocorre algum caso de ilhamento – sem possibilidade de conexão com a rede – é um caso raro e de acidente, portanto algo caro de se tratar e com possibilidade mto baixa de ocorrer, talvez até de um acidente ou algo provocado – dado o motivo das empresas e, talvez, da própria Telefonica, ñ tratar de acordo a possibilidade). Eu sei, dada uma rede de suma importância, a antecipação aos riscos pode parecer primordial, mas qdo se trata de possibilidade de ocorrer versus custo, talvez ñ seja tão primordial assim (pra telefonica, compensa ter uma rede C, ou seja, além da B, pras empresas – e bancos também – compensa ter uma conexão a mais, com custos milionários de contratos a mais?). Tem erros q talvez passem simplesmente pq a possibilidade de ocorrer sejam tão pequenas e o custo disso tão alto (o que torna, comercialmente, talvez, inviável, uma solução)

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 9:40 am

    Vou repetir o comentário que já havia feito:

    1. Não existe sistema perfeito.
    2. Não podemos ter dependencias tão grandes de um único sistema.
    3. REDUNDÂNCIA não é só uma responsabilidade da telefonica. Qualquer sistema importante tem que prever seus pontos de falha.
    4. Até onde vai a responsabilidade de uma empresa por uma mera prestação de serviços?
    5. Onde começa a responsabilidade dos projetistas de sistemas que não previram que a ponte poderia quebrar?

    Ainda bem que aqui no Brasil não temos armas nucleares controladas pela Prodesp, como poderia ser na antiga união soviética. Se uma pane dessa estirpe provocasse um lançamento, a culpada por genocídio seria a telefonica.

    Gabriel (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 11:43 am

    Emerson,

    Concordo com você. Apesar de podermos cobrar um plano de contingência da Telefonica, acho que as empresas que ficaram sem acesso estão aproveitando para jogar toda a responsabilidade para eles. Afinal, cadê o plano de contingência dessas empresas que dependem unicamente da Telefonica? Por acaso a única empresa que temos no Brasil são eles? No momento do problema nenhum dos meus servidores ficaram fora do ar.

    Bruno (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 12:02 pm

    E que o ministro da cultura rs o Gilberto Gil que ainda cisma que é cantor rs
    se intitula Hacker

    Ele invadiu a rede da Telefonica usando seu mais novo brinquedinho rs
    Um IPhone com varios programas hackers para invasão.
    Com isso ele conseguiu derrubar nos backbones e dar pau nos backbones de backup.
    Mas antes disso colocou um script para rodar e sair limpando as configurações de DNS de varios roteadores.

    Tudo isso em meio a um show em Bangladesh.

    Se dar essa ideia para um produtor ou diretor nos EUA rs isso vai dar um filmão.

    Já que moderou , linuxista não tem humor?
    eu achei a zuação boa

    Elvis Pfutzenreuter (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 12:42 pm

    A mim surpreendeu que serviços tão importantes como os do governo de SP não têm um link secundário com outra telecom, como a Embratel.

    Até eu tenho meu Plano B aqui, usaria GPRS/EDGE se a DSL caísse, e quero ter 3G assim que a antena local suportar.

    Na época que eu tinha empresa, boa parte dos servidores Linux que eu instalava, visava implementar redundância de Internet, usando dois provedores completamente diferentes (DSL e Wifi, DSL de um e link dedicado de outro, e assim por diante).

    Bruno (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 1:01 pm

    Eu fico me perguntando aqui.
    Quando fiz SI na disciplina de Auditoria e segurança o meu professor sempre dizia que quando se faz um plano de contigência , devemos testar para ver se está ok.

    Será que essas empresas e o governo tinham os planos e não testaram e ai quando realmente o problema surgiu o que tinha no plano não funcionou?
    Ou será que realmente eles não implementarão ?

    Eu vi na IdgNow que vai ter varias multas.
    Será que como um outro leitor aqui disse que a Anatel não deixa outras empresas concorrerem com a Telefonica na grande SP.
    Será que agora a Anatel vai abrir para ter concorrencia?

    Fico imaginando o povo lá fora o que deve estar pensando do Brasil , já que muitos acham que estamos em plena selva e que aqui nem tecnologia tem direito.

    Douglas Cordeiro (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 1:32 pm

    Gente, como eu trabalho com isto posso dizer com certeza, a culpa não é do pessoal da TI, por exemplo vamos pegar uma empresa de destribuição de energia em são paulo, esta utiliza links dedicados de várias velocidades e até mesmo dois ou três links para garantir a redundancia da conexão, bom o pessoal da TI realmente faz o que pode.
    investe pessado nisto, o problema é que por exemplo aqui em minas vc tem um equipamento da Cisco ligado a três links(oou três Ciscos tbm pode ser), cada um dos links pertencem a uma empresa, geralmente Telemar(OI) e Embratel + satelite(não conheço quem distribui).

    mas no estado de São Paulo, existe Monopólio com ‘M’ vc não pode ter escolha entre embratel e telemar somente pode usar telefonica.

    infelizmente é isto que aconteçe vc não pode escolher apenas usar mais de um link da mesma empresa e desejar que nada mais aconteçe.

    Ou seja é muito mais facil para pequenas empresas e residencias do que pra médias e grandes empresas que dependem de links dedicados com servidores alocados dentro da telefonica e todo o resto.
    pois apequena empresa ainda pode usar uma adsl + cabo e sobreviver.

    mas os bancos, governo, ensino, energia, todos eles dependem da telefonica. então por favor parem de culpar os pobres Gerentes de TI que não tem escolha!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 2:22 pm

    mas no estado de São Paulo, existe Monopólio com ‘M’ vc não pode ter escolha entre embratel e telemar somente pode usar telefonica.

    Cara, falo isso a anos, achava que a Vesper/Embratel iria realmente entrar no mercado, mas não, vieram com a ideia daquele modelo de telefonia via radio que não deu em nada, agora tá ai, só tem Telecômica em SP.

    Enquanto a ANATELefônica não resolver agir e colocar uma empresa espelho de verdade isso pode ocorrer mais vezes, vamos reclamar e a coisa não vai andar.

    Não falo isso só na questão de serviços de internet, mas no de telecomunicações em geral, vejam, se não tivesse concorrência nos DDD’s estariamos pagando fabulas por minuto em interurbanos, nos locais onde a NET opera vejam como o Speedy chega rápido, oferecendo sempre mais por preço menor.

    Resumindo, sem concorrência não dá.

    Bruno (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 2:28 pm

    Max o problema e que depois que as empresas de telefones foram vendidas.
    Mesmo após as vendas das empresas de telefonia , ainda ficou aquele negocio de “empresa do governo”.

    A Anatel ainda defende as empresas que eram estatais.
    Imagina se chega uma empresa como chegou aqui em Minas , a GVT.

    Tem telefonia e banda larga.

    Mas isso de concorrencia é bom, quando tinha celulares e só tinha uma empresa responsavel era uma coisa.
    Hoje temos um monte de opções nos estados.

    Hoje o pessoal de SP tem e que se mobilizar e colocar pressão para a Anatel abrir realmente espaço e entrar uma concorrente de peso contra a Telefonica.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 3:30 pm

    Eu sei Bruno, tanto é que a razão social dela é Telesp – Telecomunicações do Estado de São Paulo. Lembro de a algum tempo ter lido que quase a totalidade dos conselheiros da ANATEL serem ex-funcionários de carreira das antigas Teles, tinha gente da Telerj, Telesp, TeleBras, ou seja, uma grande confraria.

    Enquanto isso o ministro das telecomunicações dá as costas ao problema (trocadilho incluso), agora ele só se preocupa se a TV digital vai funcionar no celular, como se assistir TV no telefone fosse algo especial, até onde sei TV é para ser vista nas televisões, telefones são para contato telefônico, mas enfim, as coisas mudam.

    Bruno (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 3:36 pm

    Max , concordo contigo.
    Isso da tv digital é bom pra se ver em casa.
    Tv em celular é coisa sem tanta necessidade.

    Claro que alguns vão dizer que é importante pois se não tiver em casa pode ver o jornal ou assistir um jogo.

    Eu acho muito ruim pois as telas dos celulares são pequenas demais.
    Tv é pra tela grande acima de 14 polegadas rs

    Pal (usuário não registrado) em 6/07/2008 às 3:41 pm

    Ainda bem, que estou conectado atraves da NET, nem percebi nada, só viu depois nos jornais o que houve… ;-)
    Mas não existe nenhum sistema perfeita…

Este post é antigo (2008-07-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.