Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenOffice.org 3.0 nesta segunda-feira – download já está disponível

“O lançamento da versão 3.0 do OpenOffice.org está marcado para amanhã, com seu novo Start Center, controle de zoom na barra de status, e suporte para o formato “.docx”.

A versão 3.0 final já está disponível para download nos mirrors oficiais – se for curioso, procure pelo diretório stable/3.0.0/ – mas eu vou esperar pelo anúncio oficial.”

Enviado por J. Pádua – referência (pcmag.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/10/2008 às 5:52 pm

    É impressão minha ou toda a galera do SL tá lançando novas versões de seus softwares em abril e outubro?

    Olhem, uso aqui o BrO 3.0rc3 (ou 2) (que acredito que não diferencie muito da versão “original”), e acgei realmente interessante as inovações (como poder ter várias páginas lado-a-lado no modo de edição, mas sinto em dizer – embora eu não possa exigir nada – que ele está muito parecido com a versão 2.x da suíte.

    Coisas que acreditava que os desenvolvedores dariam mais atenção: diálogos salvar/abrir/imprimir no Linux, que são hossíveis, a questão do suporte á multimídia (que até hoje não consegui fazer o jmf funcionar com o oo), que deveria vir integrado, e não como algo extra. Algum suporte à “cliparts”, no caso o opencliparts, talvez com um sistema que integre o site openclipart.org ao programa, suporte à “cliparts” em SVG (gráficos vetoriais, de muito maior qualidade e amplamente suportado em outras suítes como OpenOffice e Abiword).

    Também esperava uma mudança na aparência (pois é algo comum a se esperar numa mudança brusca de “número” como de um 2.x para um 3.x), e não reclamaria que o programa continua um tanto “gordo” para o padrão “suíte de escritório”, pois sei que minha máquina é lenta mesmo… :-) Mas ainda sim acho que o OpenOffice não ajuda muito naquela história da utilização de softwares livres no reaproveitamento de máquinas já defasadas (Linux e o FreeBSD são bons nisso, bem como boa parte dos softwares que os acompanham).

    Ah, e outra coisa que notei é que – ao menos no broffice – não há dicionário instalado, embora os “instaladores” estejam na pasta de dados do programa, sendo facilmente instaláveis.

    Em resumo, gostei, mas esperava mais.

    (Viajando um pouco) Ah, e vamos ver se as espectativas em torno do koffice 2.0 serão atendidas. Espero que sim, pois tem se mostrado uma suíte à altura da maioria do que precisamos numa boa suíte de escritório, com alguns “extras”, como um editor de imagens vetoriais e de “pintura”, além do ampliado suporte à ODF.

    Um bug que foi relatado no primeiro beta e ainda persiste é na referência cruzada. Finalmente essa versão do OO permite referência cruzada de itens numerados (um recurso relativamente usado), só que ele não consegue atualizar o número de referência quando os números são alterados. Pra ele conseguir, é preciso inserir outra referência cruzada em algum ponto do documento e depois apagá-la.

    Também esperava mais melhorias nessa versão em relação à 2.4, mas mesmo assim, as que vieram são bem vindas. Acho que eles só alteraram a série pra 3.x, por causa do suporte nativo à interface do Mac OS, única mudança realmente complexa.

Este post é antigo (2008-10-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.