Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenOffice.org 3 vai importar PDFs, suportar Wordpress e wikis

O VentureCake publicou um artigo sobre as novidades previstas para o OpenOffice.org 3, baseando-se em uma apresentação de Louis Suárez-Potts na Ooocon 2007.

Entre as novidades mencionadas estão a importação de PDFs para edição no OOo Draw, mantendo o layout original, e a possibilidade de exportar PDFs híbridos, que contêm um bloco adicional de ODF embutido em no seu interior, permitindo a edição a partir deles.

O sistema também vai suportar a edição de blogs (incluindo WordPress e Movable Type) e Wikis. Eu gostei dos gráficos apresentados, das melhorias no suporte a LaTeX e da inclusão de novas rotinas de bancos de dados. Mas não simpatizei tanto assim com a inclusão de recursos de PIM.

Saiba mais (blog.gobanquet.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A essa altura do campeonato eu acho que as pessoas queriam 2 coisas do Ooo:

    1ª que ele se torna-se mais leve, pois de alguns anos pra cá, o nível de desempenho dos computadores estagnou em 2GHz e muita gente não vê necessidade em comprar um máquina mais potente (vide o fracasso do Vista), como eu por exemplo, minha placa mãe tem 6 anos e meu Athlon XP2600 tem 5 anos.

    2ª Que o time do Ooo termina-se de implantar o suporte ao ODF, que pasmem, ainda é incompleto e não obedece completamente a norma ISO do ODF (o Koffice também não).

    Marcelo Cavalcante Rocha (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 11:19 am

    Show de bola…
    OpenOffice.org vem mostrando sua evolução rapidamente bem como performance e estabilidade…
    Estou ancioso para pegar a primeira versão beta para testes. ;]

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 12:31 pm

    Gostei dos recursos, escrever um texto no OO.org e colar no WordPress é a visão do próprio Satã. Tomara que ele também se torne mais light nessa nova versão, conforme já foi dito aí em cima! Se ele incluir esses recursos e ficar ainda mais pesado eu adoto o Symphony definitivamente…

    Seria uma boa a equipe do OO.org se focar durante o desenvolvimento de uma versão na leveza do sistema. O OO.org já chegou a travar minha máquina e ela não é um equipamento de 5 ou 6 anos atrás, um computador HP DC5750 com um Athlon 64 X2 4200+ e 1 GB de RAM não deveria pesar com um programa de office (o mesmo vale para o firefox).

    Muitos podem até dizer que eu posso otimizar uma compilação de um programa ou até do sistema operacional inteiro, mas eu não estou falando do ponto de vista de usuário avançado de informático e sim de um usuário final que quer apenas usar suas ferramentas sem problemas.

    frank_w (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 12:46 pm

    Se ficar mais leve ja esta excelente! Agora esse recurso de editar pdf é simplesmente fantastico, eu achava bom exportar, e agora importar para ediçao. Poderiam mexer na interface tambem…

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 1:50 pm

    tenho que baixar e testar, pois a maior falha da versão que estou usando é a geração de gráficos

    Magnifico… E também espero que ele fique mais leve! Alguém sabe qual a expectativa geral dos desenvolvedores para o OO3 em relação ao consumo de recursos de sistema?

    Marcelo (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 1:59 pm

    Esse recurso de importar PDF, por ser no Draw, dá a impressão que o texto vai ser por OCR e as imagens importadas. Sendo assim, qualquer PDF poderá ser editado, inclusive os que tem senha, ou estou falando uma grande besteira?

    Faz sentido Marcelo. Porém não creio que vai ser assim que vai acontecer, até porque não é intenção do pessoal do OpenOffice.org burlar o sistema de senhas do PDF. É mais provável que seja um sistema de importação nativo originário das especificações, como faz a adobe.

    Andre Martinez (usuário não registrado) em 29/01/2008 às 2:47 pm

    O OpenOffice em minha opnião é perfeito, seguro e estável e está cada vez melhor… Existe apenas uma coisa que ainda me impede de me livrar definitivamente da dependência da plataforma MS Office.. Preciso que o Open Office disponibilize a equação para a linha de tendência em gráficos de resultados estatísticos. Eu sei que se trata de uma particularidade pouco utilizada pela maioria e desta forma os desenvolvedores não se atém a este tópico, que o MS Excell possui e funciona muito, muito bem.. infelizmente.
    Espero que um dia em breve o OpenOffice tenha esta indispensável ferramenta para quem trabalha com dados estatísticos. Assim com certeza não terei mais nenhum motivo para continuar usando a plataforma Windows e terei a tão sonhada liberdade digital.
    ps. Sou membro inscrito da lista de ‘report bugs’ e este ítem possui muito poucos votos de usuários pelo mundo. Vamos ter que fazer uma campanha mais ativa para mudar isto…
    Obrigado!

    BUG no OpenOffice Calc

    Tem um BUG no Calc, testem aí, mais cuidado, a máquina trava:

    1- Copie uma célula ou linha ou coluna ou um texto. Qualquer coisa;
    2- Marque todas as células clicando no canto superior esquerdo da planilha;
    3- Cole o que está na áre de transferência.

    Travou? Testei em várias máquinas com SO’s diferentes, versões do OOo diferentes etc e o HD sempre fica louco, em vários casos não consigo fazer mais nada, nem desligar o micro, tenho que apertar o botão desligar mesmo, não tem outro jeito.

    Alguém aí sabe como/se disponibiliza a relatar esse bug?

    Um abraço.

    Laurocesar,

    Isso NÃO É BUG!
    O que você está tentando fazer é copiar um conteúdo em TODAS as células do Calc!

    Sabe quantas células existem?
    Aproximadamente 115.273.770.333.632.000

    Sua máquina não está travada… Ela apenas está colando o conteúdo em QUADRILHÕES de células…
    Isso demora um certo tempo :-)

    Quanto a edição de PDF. Na minha opinião isso é ridículo. Quem deve editar o PDF é só quem criou ele. O objetivo do PDF é para NÃO ser editado!

    Att,
    Renato

    laurocesar,
    Interessante que aqui ele não travou…. Só está fazendo minha Swap almentar segundo por segundo… (Já tam em 532MB)
    To escrevendo nesse momento, com ele tentando colar o conteudo em todas as celulas… Eu sabia que não era bug, só queria travar…. E não deu certo.
    (Distro: OpenSUSE 10.3 – OpenOffice 2.3 – Novell edition)

    yamane,

    Eu já acho um recurso muito legal, quando a pessoa não deseja que realmente o conteúdo do PDF não seja editado geralmente coloca senha ou coisas do genero, mais na maioria dos casos as pessoas usam PDF só para facilitar a leitura, ou para evitar perder formatação na hora de imprimir em diferentes sistemas etc… O PDF é utilizado para muitas coisas, nem sempre para não ser editado. Basta olhar em sites de download que as ferramentas para editar PDF são muito procuradas, pois nem sempre selecionar todo o texto copiar e colar é efetivo.

    Pessoalmente iria me ajudar muito, gosto de fazer um resumo das matérias que recebo da faculdade, porem meus professores liberam tudo em pdf (sem senha), e é meio “chato” ter que copiar > colar, depois arrumar formatação, etc.. etc…

    Em fim, cada caso é um caso. Não deixando gravar PDF’s bloqueados, é sim um recurso muito útil.

    PS: Não da para editar, mais além dos acentos coloquei um “L” no lugar de um “U”… foi mal.

    Mais um ponto em que o koffice está na frente: edição de PDFs. O Kword já faz isso há tempos, além da exportação para PDF do KDE criar documentos muito mais compactos q no OO.
    O fato é que, de uns tempos para cá o OO tem ficado cada vez mais pesado a cada adição de um novo recurso. Acredito que seria uma boa os desenvolvedores do OO e StarOffice reescreverem e otimizarem boa parte do código – que acredito que ainda haja resto do antigo StarOffice ou OO-1.0 lá no meio, mas sei que, na prática, não é tão simples assim… ;-). O pessoal do KDE fez isso, e deu certo, mesmo demorando alguns anos e desagradando uns chatos de plantão…
    Memória RAM está barato, ma não precisam exagerar!
    O OO é atualmente a mais completa suíte de escritório “alternativa”, mas ainda deixa muito a desejar, principalmente se comparado ao MS Office. Não sei se é culpa do Java ou sei lá o que, mas ele consome muito para o que faz.
    Talvez o que falte nele seja uma “identidade” própria. Acho que enquanto as pessoas conhecerem o OpenOffice como somente um clone do MS Office, andará sempre na sombra deste.
    Embora reconheça a qualidade e quantidade de recursos do OpenOffice, procuro utilizar quando possível o Kword, que é muito mais leve e objetivo em alguns pontos.
    Um exemplo é o suporte à SVG nos documentos, como se fossem “cliparts”. Os programas do Koffice (além do Abiword) já suportam este recurso, enquanto que o OpenOffice ainda não. Outra coisa é a melhoria do sistema multimídia, para suportar vídeos e áudio em formatos comuns, como ogg e mpeg, nas apresentações, por exemplo. E quem sabe exportar apresentações para filmes, de forma nativa, assim como faz com flash?
    Lógico q o koffice não é assim tão completo, mas se vocês utilizarem o editor de planilha, por exemplo, nas tarefas mais simples, verão que ele é o suficiente para a maioria das tarefas. Afinal, quem precisa de um joguinho de nave na linha 97?
    Espero realmente que o OpenOffice melhore, e quando isso acontecer, o utilizarei com gosto. Mas por enquanto utilizo só por necessidade e compatibilidade mesmo.

    Quanto ao consumo de memória não precisa nem falar mais.
    Sinceramente, antes de implementar recursos novos, que estabilizassem os recursos avançados. Subtotais, filtros avançados, acesso a banco de dados, OLAP, formulários… dão muito crash e são muito limitados, o que dificulta a adesão do OO no mercado corporativo, deixando ele com pena da “suite gratuita”.

    @Andre Martinez: Para o uso em estatística, já experimentou o Gnumeric? Ouvi dizer que ele é bem completo nessa área, além de ser bem mais leve do que o OOCalc.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Gnumeric
    http://www.gnome.org/projects/gnumeric/features.shtml

    BUG
    Ah, não é bug? Tudo bem, pode não ser, eu sei que ao fazer o que eu disse ele tenta colar em todas as células, isso não importa, o importante é que no excell, por exemplo, este problema não ocorre. O programa (planilha) pode até travar, mas levar o sistema todo junto acho que é problema sim.

    Um abraço.

    laurocesar, aqui não travou, não na minha distro, então é algo relacionado a distribuição e poder de hardware das maquinas que você testou aliado ao alto consumo de memória do OO.

Este post é antigo (2008-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.