OpenOffice é 5 vezes mais popular que Google Docs, diz pesquisa
O pacote gratuito de aplicativos OpenOffice.org é 5 vezes mais popular que o Google Docs entre os internautas dos Estados Unidos, diz pesquisa conduzida pela ClickStream Technologies.
O Microsoft Office continua dominante no mercado, com participação de 51% entre os usuários norte-americanos acima de 18 anos de idade.
O OpenOffice.org é usado por 5% das pessoas, enquanto 1% usa o Google Docs. Em seis meses (entre maio e novembro de 2008), o OpenOffice.org também foi usado com maior freqüência pelas 2.400 pessoas que responderam ao questionário: 8,7 dias, contra 1,5 dia de uso do pacote do Google. A média de tempo de uso do OpenOffice foi de 9,3 minutos ,contra 3,4 minutos do Google Docs. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Essa pesquisa não parece ser muito confiável…
http://www.practical-tech.com/network/another-day-another-microsoft-lie/
Se a pesquisa é ou não confiável eu não sei, mas a fonte que está no site da IDGNow ao meu ver parece sim ser confiável.
De certa forma o OpenOffice.org é bem mais conhecido que o Google Docs, conheço muitas pessoas que usam o Gmail e não sabiam do Google Docs.
Pessoas que gostam demais do OpenOffice e não sabiam que tinha o Google Docs.
Se acham que é viagem , perguntem a seus amigos e conhecidos sendo eles da área ou não se conhecem o Google Docs e o OpenOffice.
Tem pessoas que não sabem nem da existencia do Google Agenda e Gtalk.
Isso não é piada, tem pessoas que conhecem pouco os recursos do Google com esses aplicativos.
Maioria das pessoas associa o Google somente aos dois serviços mais populares que é Gmail e Orkut.
Mas isso é de certa forma culpa da própria Google que não divulga de forma mais ampla os serviços que tem.
Eu uso tanto o Gmail quanto o Hotmail(Windows Live Hotmail) e vejo mais divulgação por parte deles do que do Google.
A maioria das pessoas que usam o Google Docs são pessoas da área de informática ou pessoas que curtem novas tecnologias e tal.
Por exemplo , eu só fiquei sabendo do Google Docs por causa de uma notícia no site da IdgNow.
Windows Live e Google tem recursos fabulosos , mas são poucos que sabem e usam.
OO é o backend nos servidores Google para o GoogleDocs.
A Sun quando comprou o StarOffice tinha um projeto de versão online, chamava Starportal, se não me engano. Na época não foi pra frente, mas a web evoluiu demais. Ela teve a idéia na hora errada. hehehehe
Pelo que pudemos ver da versão beta do Office pra web, a maior vantagem é a exportação e importação de arquivos. A compatibilidade é muito melhor que a do Google Docs (óbvio, já que o MS Office é deles também). Desvantagem é que achei bem mais pesado.
Tem razão, Bruno. Muita gente não conhece os serviços do Google. Ontem mesmo uma pessoa veio me perguntar se eu conhecia algum site de blog bacana e fácil de usar. Recomendei o Blogger, já que ela tem Gmail. Ela ficou impressionada porque, por ter uma conta no Gmail, tem direito a um blog no próprio Google e não sabia.
Uma coisa que me intrigou nessa pesquisa desde a primeira vez são os números:
51% MS Office
5% OpenOffice
1% Google Docs
_______________
57% TOTAL
Não está faltando muita gente não?
Tá aqui a pesquisa original:
http://www.clickstreamtech.com/11.14.08.html
Vamos ser sinceros: este negócio de ser cinco vezes mais ou cinco vezes menos – com estatísticas na internet – bem, vou ao banheiro fazer c….c…..
@Marcos Alexandre, há um tal de Microsoft Notepad2 com 48%… Alguém já ouviu falar nele?
tenchi em 18/11/2008 às 10:43 pm
@Marcos Alexandre, há um tal de Microsoft Notepad2 com 48%… Alguém já ouviu falar nele?
Se for este daqui, embora não esteja sobre GPL, somado com o OpenOffice e GoogleDocs, os softwares de código aberto estão com 57% do mercado :-P
http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html
> Se for este daqui, embora não esteja sobre GPL
“sob GPL” ou “sob a GPL”.
Tá, mas eu ainda gostaria de saber o que um editor de textos simples (pelo que li é quase que um bloco de notas mesmo) está fazendo com 48% de usuários! Me parece ser mesmo um editor de texto para programadores (colorir sintaxe, etc), então o que ele está fazendo numa pesquisa sobre editores de texto (tipo word, etc) ?
Meio estranho isto. Aqui no Brasil seria 97% com Office, com toda a certeza :-(